Férias sustentáveis: 10 dicas para qualquer viagem

Coma como uma garota
Revista Passaporte
Published in
5 min readMar 14, 2018

Com o verão no auge e muita gente saindo de férias, juntamos 10 dicas básicas para incorporar na rotina e ser um viajante mais consciente e sustentável. Além delas, use sempre do bom senso, essa é a maior dica de todas.

#1 Evite o desperdício

As férias são um momento de relaxar, mas não é por isso que devemos chutar o balde. Fique ligado nessas pequenas ações para evitar o desperdício:

  • Tire o carregador da tomada quando o celular já estiver carregado;
  • Desligue o ar-condicionado quando sair;
  • Apague as luzes quando não estiver usando;
  • Não tome banhos muito demorados;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes.

Isso vale em casa também, viu?

#2 Reutilize roupas de cama e toalhas

Ao se hospedar em hotéis, é comum que ofereçam serviço de limpeza diário com troca de lençóis e toalhas. Que tal deixar o aviso de “não perturbe” pendurado na porta? A não ser que seja realmente necessário, não precisamos de faxina no quarto, e muito menos trocar os lençóis, todos os dias. A faxina pode parecer inofensiva, mas ela demanda o uso de produtos de limpeza químicos que acabam sendo descartados nos sistemas de esgoto, contaminando as águas. Já a lavagem da roupa de cama e banho, além de também utilizar produtos poluentes, despende grandes quantidades de água.

Se sua estadia for longa, o que acha de experimentar o serviço somente uma vez por semana?

#3 Caminhe e use o transporte público

S-bahn em Berlim

Caminhar pode ser uma ótima maneira de conhecer um novo lugar. Além de fazermos um pouco de exercício, assim é possível ver a vida local: comércio, pessoas, rotina. Se as distâncias forem um pouco mais longas, que tal alugar uma bicicleta? A magrela te levará mais longe e você também poderá experimentar a vida do local de perto. Mas se as distâncias forem realmente longas, procure utilizar o transporte público, se possível. Andar de ônibus e metrô também é uma excelente forma de experienciar uma cidade, além de ser um meio de transporte mais econômica.

#4 Consuma localmente

Qual é a graça de comer naquela rede de sanduíches que tem no mundo todo ou naquela cafeteria famosa que você já conhece? Conhecer os estabelecimentos locais também é uma forma de viajar e imergir na cultura local. Procure os bares, cafés, padarias e restaurantes que os moradores locais frequentam e evite grandes redes mundialmente conhecidas. Assim você aproveita mais o seu destino, conhece melhor a gastronomia do lugar, além de fomentar a economia da cidade.

Quando em Roma, faça como os romanos!

#5 Prefira passagens e ingressos no celular

Passagens e ingressos de papel é tão século passado! Use a tecnologia para evitar impressões desnecessárias. Hoje grande parte dos museus oferece e-tickets que podem ser comprados online e baixados no seu celular. As companhias aéreas também oferecem check-in online e seu cartão de embarque pode ser apresentado diretamente na telinha (algumas companhias até oferecem desconto para clientes que fazem o check-in pelo aplicativo).

Procure saber se as atrações que você frequentará oferecem bilhetes digitais. Dessa forma, no final da viagem você terá evitado muitos papeizinhos que iriam direto para o lixo.

#6 Baixe mapas no celular e evite guias de papel

Claro que os guias e mapas de papel têm sua utilidade, mas hoje em dia é muito fácil planejar uma viagem exclusivamente online. Pesquise seus destinos antes de ir e baixe os mapas para utilizar em versão mobile. O aplicativo City Maps 2 Go é uma ótima opção para mapas offline — você pode escolher os mapas que deseja obter e baixá-los no celular para usá-los mesmo sem acesso à internet.

#7 Viaje na baixa temporada

Viajar fora da alta temporada é muito vantajoso. Além de acomodações, restaurantes e atrações serem mais em conta, você evitará grandes aglomerações nos pontos turísticos, o que ajuda a diminuir o trânsito e, consequentemente, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa. Isso também evita o sobrecarregamento da infra-estrutura local.

Para proteger o meio-ambiente, o comércio e os cidadãos locais, em Amsterdam já foram tomadas medidas para restringir o número de visitantes. Outras cidades da Europa, como Barcelona e Veneza, também já instituíram regras para evitar o volume excessivo de turistas.

#8 Leve uma garrafa d’água

De preferência sem BPA!

Leve de casa uma garrafa reutilizável para enchê-la sempre que necessário. Em muitos destinos da Europa, por exemplo, é seguro consumir água direto da torneira, assim, você pode sempre sair de casa com sua garrafinha cheia e reabastecê-la na rua.

Outra dica para evitar o consumo desnecessário de plástico é pedir a água “da pia” (tap water) ou “da casa” nos estabelecimentos (onde isso for seguro!). Em muitos países é comum já oferecerem uma garrafa de água da casa assim que você se senta à mesa, mas caso isso não ocorra, basta pedir.

Com essa atitude, você economizará muito dinheiro e muito plástico.

#9 Evite compras excessivas

Para muitos, viajar é sinônimo de comprar enlouquecidamente. É compreensível ficarmos eufóricos com as novidades, principalmente em países estrangeiros onde tudo é diferente para nós. Porém, essa regra vale para a vida: você precisa mesmo de tanta coisa?

Pense bem antes de comprar, reflita se não está adquirindo algo sem motivo e se realmente precisa do que está desejando, pois frequentemente os cacarecos que compramos em viagens acabam esquecidos em algum canto meses depois. Se depois de refletir você concluir que precisa daquilo, vá em frente, mas sem excessos, tá? Além disso, aqui vale o mesmo da dica 4: evite as grandes cadeias e procure comprar de produtores locais e lojas e feiras de segunda mão. Assim você certamente vai adquirir produtos mais autênticos e ainda ajudará a fomentar a economia local.

#10 Leve uma sacola reutilizável

Sempre vale refletir sobre as bolsinhas plásticas: para que tantas?! Uma sacolinha de pano que não pesa nada na mala nem na bolsa pode ser muito útil para evitá-las. Carregue-a sempre com você e recuse sacolas plásticas no mercado, nas feiras e nas lojas.

Em muitos países os supermercados não oferecem bolsas de plástico para levar as compras, e a alternativa é carregar suas compras em recipientes que você mesmo leva ou comprar uma ecobag lá mesmo. Para evitar compras e plásticos desnecessários, sua sacolinha reutilizável será mais do que bem-vinda!

***

Muitas dessas dicas podem ser utilizadas não só em viagens, mas em nosso dia a dia. De pouquinho em pouquinho, nós podemos fazer muito para uma vida mais consciente e um futuro mais sustentável.

Este texto foi originalmente publicado no blog da Arara Garimpo.

--

--

Revista Passaporte
Revista Passaporte

Published in Revista Passaporte

Uma revista colaborativa brasileira para todos que amam ler e escrever sobre viagens.

Coma como uma garota
Coma como uma garota

Written by Coma como uma garota

Carolina Lacerda — content creator, cozinheira e food hunter no www.instagram.com/comacomoumagarota.