Olá Noronha!

Fernando Cavalcanti
9 min readFeb 23, 2018

Fernando de Noronha é sem sombra de dúvida um dos lugares mais bonitos no Brasil

07/07 – Chegada e por do sol no Mergulhão

Chegamos às 16h30 e pegamos um transfer da Costa Azul. Fizemos uma reserva no Restaurante Mergulhão para apreciar o por do sol, mas tardamos mais de 1h no transfer colocando nossos planos de por do sol por agua abaixo. O que eu não gostei foi que o ônibus do transfer serve para várias pessoas que chegam no mesmo voo e tivemos a ma sorte de sermos os últimos do itinerário. Fica a dica: se você agendar alguma programação com horário próximo ao de sua chegada, evite transfer ou se informe com o motorista sobre a rota que ele vai fazer.

Mesmo assim seguimos nossa programação, ligamos dizendo que vamos atrasar e o pessoal foi muito simpático em segurar nossa reserva, mas o sol já tinha baixado demais e o tempo estava nublado. O mergulhão é um bar descolado, com com uma vista maravilhosa para o porto.

Pedimos de entrada uma isca de peixe frito e um prato principal (peixe crocante), tudo estava maravilhoso. Trouxemos nossa própria garrafa de vinho e pagamos R$ 50,00 de taxa de rolha, o que ainda valeu a pena, pois os vinhos da casa vão de 80 a 320.

Quase pôr do sol no Mergulhão

Retornamos a nossa pousada de ônibus, o que super vale a pena se você estiver em alguma pousada no centro da cidade, ou em algum lugar nas margens da BR, o ticket é de apenas 3,00, se fossemos optar por um taxi teríamos que pagar no mínimo R$ 20,00 (taxa mínima de deslocamento)

08/07 – Ilhatur e jantar no Varanda

O ilhartur (fizemos com a empresa NA ONDA) é um passeio que super recomendado para assim como nós, aos que estão vindo pela primeira vez para a Ilha.

Passeio do Ilhatur

Infelizmente o tempo não foi muito amigo nosso, o dia amanheceu chuvoso, mas nada que tirasse o encanto e beleza deste paraíso, conseguimos fazer quase todo percurso mesmo com a chuva forte e inconstante.

Praia Cacimba do Padre

Primeira parada foi a praia Cacimba do Padre, e para nossa felicidade o tempo abriu logo que chegamos, nossa primeira impressão foi muita positiva, o sol conseguiu retratar os diversos tons de verdes da paisagem e milhares de tons de azul do mar, de uma forma que nunca tínhamos visto anteriormente nem mesmo em fotos. Bem Vindo a Noronha!

Foto panorâmica da Baia dos Porcos

A partir daí seguimos caminhando até a Baia dos Porcos, subindo degraus de pedra e passando por algumas pedras vulcânicas, essa é a única forma terrestre de acesso a baia, o que a torna exclusiva e intimista. Lá pudemos fazer um mergulho livre em apneia usando o snorkel, nadadeiras de coletes no qual alugamos no centro Tamar antes de começar o passeio. (o preço de cada peça é de R$ 10,00) . Visual show de bola!

Tivemos que ser praticamente rebocados pelo guia para sair da água e seguir para o próximo destino, almoço!

Nossa próxima parada foi na praia mais famosa, bonita e esperada de todas, a praia do sancho.

Para acessa-la é necessário ter a carteirinha do parque nacional.

Todas as praias que fazem parte da reserva marinha, possuem uma estrutura de chuveiros, banheiros, lojinhas e lanchonete, o que é muito cômodo para o turista.

Mirante na Praia do Sancho

Até o acesso da praia do sancho, passamos por outros dois mirantes que dá vista para o próprio sancho e outro para a baia dos porcos.

A única forma de acessar a praia do sancho por terra é através de uma descida por uma escada bem apertada não apropriada para pessoas com claustrofobia ou problemas de mobilidade, crianças e idosos, porém todo esforço vale a pena.

Mais uma vez fizemos mergulho livre e desta vez conseguimos avistar uma linda tartaruga, além de peixes de todos os tamanhos.

ALMOÇO XICA DA SILVA
Comemos um bolinho de tubarão (mais conhecido como tubalhau) e um peixe com abóbora e queijo, estava tão gostoso que não conseguimos tirar nenhuma foto tamanho foi o desespero para come-los. A entrada + prato principal + suco deu em torno de R$ 180,00

bolinho de tubarão (mais conhecido como tubalhau)

PRAIA DO SUESTE
A praia do sueste estava um pouco mexida devido as chuvas, não tivemos a oportunidade de tomar um belo de um banho devido ao cronograma do passeio e o mau tempo, mas molhamos as canelinhas na água e foi possível ver diversos tubarões bebezinhos

Praia do Sueste

É na Praia do Sueste onde você pode ver diversos filhotes de tubarões bem no rasinho

PRAIA DO LEÃO
Através do Mirante, conhecemos a praia do Leão e o buraco da Raquel. O guia nos informou que a praia do Leao é uma das mais perigosas de Noronha. Existem alguns dias específicos que a equipe do projeto Tamar faz uma busca de tartarugas para acompanhamento do desenvolvimento delas. O que é um programa legal a se fazer principalmente se você estiver com crianças.

Praia do Leão

JANTAR NO RESTAURANTE VARANDA

Descobrimos que o restaurante que é muito bem falado no TripAdvisor fica justamente atrás da nossa pousada, fomos andando, mas no percurso que tem menos de 100m tinha MUITA LAMA devido as fortes chuvas. As melhores mesas são justamente na varanda do restaurante, porem todas estavam ocupadas ( dica: cheguem cedo e traga um casaquinho pois venta bastante) e terminamos sentando em uma mesa agradável na área interna.

Camarão ao molho de abóbora e queijo

Pedimos um prato de Camarão ao molho de abóbora e queijo com farofa crocante e arroz de cheiro, o prato custou 149,00 e sinceramente serviria tranquilamente 3 pessoas, nós comemos e repetimos o prato… O camarão era enorme e suculento e a farofa… sem palavras, tudo estava uma maravilha, na sobremesa, Nando guloso ainda pediu uma bola de sorvete de abacaxi, estava gostoso, mas nada demais… Na volta do restaurante, voltamos sob uma forte chuva para a nossa pousada.

09/07 — mergulho de cilindro, por do sol no barco e jantar no Tejuaçu

Acordamos super cedo e tomamos um café da manhã reforçado em nossa pousada, em seguida o transfer do mergulho ( Empresa Atlantis) nos pegou e fomos direto ao porto onde embarcamos rapidamente. O local onde mergulhamos fica nas ilhas secundárias de Noronha, como nunca mergulhamos antes, esse primeiro mergulho é chamado de batismo, um instrutor fica 100% do tempo nos acompanhando e é super tranquilo, a profundidade máxima que mergulhamos foi em torno de 8m.

Tomando Coragem para Mergulhar

Lá no fundo a sensação é incrível, nos sentimos completamente envolvidos pela natureza. Natalia pensou em desistir, ficou com medo e nervosa, mas acabou respirando fundo e encarou o desafio. Foi simplesmente fantástico, ela não queria sair mais do fundo do mar.

Mergulho de cilindro é imperdível em Noronha

Após nosso mergulho fomos almoçar no Mundo Verde, o pessoal muito simpático (como todo mundo que tivemos o prazer de conhecer em noronha) comemos uma crepioca, ou sanduíche do dia como eles chamaram e um açaí que por sinal estava delicioso, super refrescante.

Aproveitamos o intervalo do passeio de barco que marcamos para a tarde e fomos descansar um pouco em nossa pousada.

O passeio de barco (através da empresa Costa Azul) tem um atrativo adicional, a prancha sub, ou como outros chamam “prancha a reboque” é um passeio que super vale a pena, o barco reboca algumas pranchas de plástico onde você consegue controlar pela aerodinâmica a direção, junto com uma máscara e um snorkel garantem um passeio muito legal pela praia do porto, é lá que vimos a maior diversidade de animais da ilha, foram tartarugas gigantes, tubarões e muitos peixes

Dando a volta na ilha no passeio de barco

Depois voltamos para o barco e fomos contornado uma parte da ilha pelo mar de dentro, garantindo assim o momento para fotos incríveis passando pela praia do cachorro, praia da conceição, praia do boldró, praia cacimba do padre, onde fizemos a volta até a praia da conceição novamente onde tomamos um banho gostoso no mar, comemos um churrasquinho feito na hora e apreciamos o nosso único por do sol de noronha com golfinhos coroando ao fundo e gaivotas sobrevoando ao nosso redor. Sensação indescritível!

por do sol no mar de Noronha

JANTAMOS NO TEJU-AÇU

Fomos ao tejuaçu e nossa impressão não foi a das melhores. Tínhamos uma grande expectativa por ser um restaurante muito bem recomendado tanto pelo tripadvisor quanto por nossos amigos, o ambiente é muito bonito, charmoso, porém foi um jantar caro e a comida, sinceramente foi a que menos gostamos em noronha. Pedimos uma moqueca de peixe com camarões para duas pessoas. Fomos e voltamos para o restaurante usando o ônibus da ilha, é importante lembrar que a ilha não é tão bem iluminada e por isso ficamos um pouco receosos de não sermos vistos no escuro e de pelo horário, quase 23:00 que o ônibus não fosse passar mais, mas ele passou e dormimos felizes ansiosos pelo nosso último dia.

10/07 — Praia do Porto e do cachorro

Tínhamos até às 14h na ilha e decidimos dedicar nosso tempo em duas praias urbanas, escolhemos a praia do porto por ter uma grande vida marinha ativa e a praia do cachorro por ser uma praia agradável para o banho e com a intenção de conhecer o buraco do galego.

A chuva decidiu nos dar uma trégua e o dia estava lindíssimo com todas as cores brilhantes, deixando o que a gente achava lindo ainda mais incrível. Começamos pela praia do Porto e fomos na companhia de um casal que conhecemos no dia anterior, alugamos coletes e nadadeiras e mergulhamos com nosso snorkel. Vimos tartarugas, tubarões-bebês, polvo e muitos peixes. A empolgação foi tão grande que praticamente gastamos a manhã inteira.

Essa é a cara que Natália ficava em Noronha

Saindo de lá, fomos direto para a praia do cachorro, adoramos o visual incrível e, para aqueles que curtem praia com guarda sol, barracas, cervejinha é a praia perfeita. Havia muita gente tomando banho (em todas as outras praia de Noronha, a sensação era que éramos os únicos na praia). Infelizmente o buraco do galego teve que ficar para a próxima devido a maré cheia dificultando o acesso. Devido ao curto tempo que nos restava, tínhamos 02 opções, ou esperar a maré baixar um pouco mais ou comer o famoso pastel de lagosta do Cacimba Bistrô. Lógico que nós, Nando gordinho e Natália lontra optamos pela 2 opção e não nos arrependemos nem por um momento. Foi o pastel mais incrível que comemos em toda a vida! vale demaaaais!!!

Praia do Cachorro

Enfim, nossa viagem de comemoração de 3 anos de casado não podia ter sido melhor. Para quem ainda não conhece Noronha, corra AGORAAA e planeje sua viagem (mas economize viu gata, porque tudo é bem caro por lá). Super dica: 3 noite como ficamos não é suficiente, recomendo no mínimo 05.

Sem sombra de dúvidas foi o lugar mais paradisíaco e mágico que tivemos a chance de conhecer até hoje. Já estamos sonhando com o dia de voltar…

Lugares e coisas que vão ficar para uma próxima visita a ilha:

1- Piscina do Atalaia
2- Passeio de barco na baia dos golfinhos
3- jantar no festival gastronômico Zé Maria
4- Buraco do galego
5- Curtir cada praia individualmente
6- Refazer tudo que fizemos exceto teju-acu e o passeio de barco que faria com a empresa trovão dos mares.