Guia de brechós em Paris

Coma como uma garota
Revista Passaporte
Published in
4 min readMar 14, 2018

Paris é um paraíso para quem curte comprar de segunda mão. Dos brechós de luxo a mercados de pulga, são várias as opções.

Estive lá em fevereiro deste ano e fiquei contente em ver como a cultura do brechó é disseminada na cidade. Há brechós para todos os gostos e bolsos, e os mais bacanas encontramos na região do Marais, bairro super descolado localizado no 3º e 4º arrondissement.

Visitei várias lojas e aqui reuni os 6 lugares de que mais gostei para você também garimpar quando estiver em Paris.

Kiloshop

A Kiloshop é uma rede de brechós onde tudo, com exceção de acessórios e alguns outros itens, é vendido por quilo. Conhecemos duas lojas da rede, e a que mais gostamos é a da 79 Rue de la Verrerie. Nessa rua também há outras lojas de segunda mão.

A loja é imensa e bem arrumada, com uma excelente curadoria vintage e contemporânea. São dois andares com muitas opções, principalmente jeans, jaquetas e casacos. Dá para passar horas garimpando.

Lá o serviço funciona assim: você escolhe as peças que quer, pesa e paga. Uma calça Levi’s, por exemplo, sai por mais ou menos 15 euros; uma camiseta sai por 5 euros.

Preço das peças na Kiloshop Paris

Marché d’Aligre

Esta grande feira ao ar livre, além de contar com barracas de frutas, queijos e verduras, também abriga um mercado de pulgas.

Lá é possível encontrar todo tipo de objeto de segunda mão: livros, móveis, roupas e quinquilharias em geral. A feira tem vários expositores com mercadoria diferente, mas encontramos muitos sapatos e casacos. Procurando bem, você certamente encontrará bons achados — nós vimos vários sobretudos da Burberry por ótimos preços, além de jaquetas de couro lindíssimas.

O mercado abre diariamente até às 13h e fica na Place d’Aligre, facilmente acessada de metrô.

Tilt Vintage

Tilt Vintage na Rue de Rivoli

A Tilt Vintage é uma loja super cool com acervo anos 80–90, além de peças novas com pegada vintage, como aquelas mochilas suecas que são o desejo do momento.

Lá encontramos jaquetas de ski anos 80, dezenas de pochetes diferentes e muitas jaquetas de couro bacanas. É um must go se estiver pelo Marais.

Emmaüs

A Emmaüs é um movimento filantrópico fundado em Paris em 1949 com atuação em vários países. Uma de suas frentes são as lojas solidárias cujo lucro é revertido para a caridade. As lojas dependem de doações e são várias unidades pela cidade.

Conhecemos a da 35 Rue Quincampoix, próxima ao Marais. A loja é super organizada e arrumada, com peças cuidadosamente selecionadas. Tudo é vendido por quilo, com exceção dos acessórios.

É um bom lugar para garimpar peças contemporâneas.

Free P Star

Peças a 1 euro na Free P Star

O Free P Star é um brechó popular entre os parisienses, principalmente os que gostam de garimpar. São três lojas na cidade, das quais conhecemos duas, a da Rue Rivoli e a da Rue Verrerie. Gostamos mais da última, mas as duas unidades são semelhantes.

O acervo é bem bagunçado e a loja apertadinha, mas se tiver paciência, encontrará ótimos achados. As lojas também contam com uma caixa enorme de peças a 1 euro encostadas na vitrine.

Hippy Market Paris

Hippy Market na 71 Rue Rambuteau

Presente em 14 países, a rede tem duas lojas em Paris, uma no bairro Marais e outra próxima ao Centre Pompidou. Conhecemos a da Rue Rambuteau, numa esquina super descolada e movimentada.

A curadoria da loja é focada no vintage, mas também se encontram muitas peças atuais. O ambiente é jovem, colorido, com mobiliário espalhafatoso, e definitivamente vale a visita.

Este texto foi originalmente publicado no blog da Arara Garimpo.

--

--