O misticismo da Chapada dos Veadeiros

Amanda Santos
Revista Passaporte
Published in
2 min readJul 22, 2019
Arquivo pessoal. Vista da Cachoeira dos Cristais, 2018.

Mundo afora, a Chapada dos Veadeiros é conhecida por seu misticismo e, é claro, pelas paisagens exuberantes.

Localizada no nordeste goiano, a microrregião é cortada pelo Paralelo 14, o mesmo que atravessa o Machu Picchu, e engloba as cidades de São João D’Aliança, Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Campos Belos, Monte Alegre de Goiás e Nova Roma.

No subsolo, há uma enorme placa geológica, com milhões de toneladas de cristal de quartzo, de forma que muitos acreditam que a Chapada emana uma vibração positiva e foi, inclusive, escolhida para receber seres iluminados.

Conta também com uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O lado místico é, sem dúvidas, muito forte e extremamente plural. Encontramos estátuas de alienígenas, estacionamentos para naves espaciais, rituais holísticos e bastante esoterismo.

Quem é vegano ou vegetariano pode viajar com tranquilidade, pois o que não falta são opções para esse público.

Em geral, é o destino perfeito para aventureiros e amantes da natureza.

A minha experiência na Chapada dos Veadeiros

Como fui criada em Alto Paraíso de Goiás, até hoje conheço a região como se fosse a minha própria casa.

Sempre que possível, viajo para a cidade e aproveito para renovar minhas energias. Pode parecer bobeira, mas a vivência não se compara a nada com as cidades grandes.

Àqueles que pretendem visitar a região pela primeira vez ou vão retornar, recomendo a Cachoeira Anjos e Arcanjos, o Vale da Lua, a Loquinhas, a Almécegas, o Raizama, a Cachoeira dos Cristais, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e, ao menos um dia, ver o pôr do sol no Jardim de Maytrea.

E você? Já conhece a Chapada dos Veadeiros?

--

--