Novidade no ar: Paris é a futura cidade dos 15 minutos

Ma Chaves
Revista Passaporte
Published in
6 min readAug 30, 2020

A Paris dos 15 minutos. O que é isto?

Paris e a cidade dos 15 minutos é um programa da nova prefeita reeleita, Anne Hidalgo. O projeto é de transformar Paris em uma “cidade da proximidade”. Onde tudo que você precisa para viver estará no máximo à 15 minutos de sua casa. Uma ideia maravilhosa, um projeto ambicioso de transformação e remanejamento territorial da cidade.

mapa paris dos 15 minutos, Paris du quart heure
Mapa Paris dos 15 minutos ou Paris du Quart H’eure. ( fonte: parisencommun)

Os benefícios de uma Paris em 15 minutos

São vários os benefícios de se viver em uma cidade onde tudo está rapidamente ao seu alcance. Imagine só: Você sai de casa de manhã e pode tomar seu café na padaria antes do trabalho, depois pode caminhar ou ir de bicicleta até o escritório. Pode ir ao supermercado à caminho de casa, cortar o cabelo e ainda passar em um barzinho pra encontrar os amigos. O melhor é que talvez, este barzinho seja bem na sua rua.

desenho de paris dos 15 minutos ou Paris du quart heure
Desenho da Paris dos 15 minutos ou Paris du Quart H’eure. ( fonte: site de prefeitura )

1) A Paris do futuro aproxima as relações

Em uma cidade onde se consegue fazer todas as atividade que se precisa em 15 minutos, vivemos de forma mais próxima. Começamos a frequentar locais que ficam perto de nossas casas, a fazer compras nas mesmas lojas, e com isso, começamos a conhecer as pessoas que trabalham nesses lugares. Isso nos dá uma sensação de proximidade, de aconchego, criando aquele espírito de bairro, onde as pessoas se cumprimentam e fazem amizade.

Um aspecto raro de se encontrar hoje em Paris, principalmente em tempos onde o smart phone é tão importante. Em tempos onde estamos sempre conectados a ele, esquecendo muitas vezes de prestar atenção nas pessoas a nossa volta.

2) A Paris em 15 minutos traz economia

Fazer tudo a pé ou de bicicleta traz uma economia substancial. Economizamos tempo, dinheiro que gastaríamos com transporte ou com a manutenção de um carro. Para se ter uma ideia, um passe Navigo por exemplo, que é o cartão do metro de Paris, pode custar até 75 euros por mês.

Além disso, deixar o stress do metrô de lado e não ter que depender de transporte e dos horários dos trens, não tem preço.

estacao de metro lotada em Paris. Muitas pessoas entrando no trem parado
Estação de metrô na hora do rush em Paris

3) A nova Paris preserva o meio ambiente

Além de trazer conforto aos moradores, o projeto da Paris em 15 minutos ou Paris du quart d’heure, como é chamada na França, tem um propósito ecológico, pois quando se tem tudo perto de casa, não se usa transporte público nem carros, diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Além disso, a prefeitura quer desenvolver a agricultura urbana, aproveitando terrenos vazios e telhados de imóveis. Este tipo de cultura traz um alimento mais fresco, pois diminui as etapas e o número intermediários, fazendo com que o trajeto do que você come se encurte e a comida chegue mais rápido na sua mesa.

Um fornecedor mais próximo de casa facilita o abastecimento, resultando até em uma queda de preços.

Gosta de Moda? Conheça mais sobre a moda em Paris, clique aqui.

feira livre , marche em paris com barracas e pessoas passeando
As famosas feiras ou “marchés” em Paris. O comércio mais perto dos consumidores.

4) Estimula a economia e a segurança

Esse tipo de cidade facilitaria e encorajaria a criação e abertura de comércios que não existem no bairro. Assim, se antes você precisava ir longe para comprar um determinado produto, com a Paris em 15 minutos ele estará ali, bem perto de você.

Em relação a segurança, o projeto vai desenvolver a polícia de bairro. Uma polícia com uma atuação mais próxima do cidadão, que terá equipes cuidando, prestando atenção no funcionamento, na limpeza na organização e no dia a dia da região.

Como seria essa nova versão de Paris?

Nesta Paris, o Parisiense poderá comer, beber, ir ao médico, se divertir, relaxar e trabalhar, tudo à 15 minutos de sua casa. A pé ou de bicicleta, dependendo do lugar, ele será acessível ou andando ou em até 15 minutos pedalando.

Para que tudo fique próximo de todos, serão usados lugares que já existem nos bairros. Esses lugares serão reformados, transformados ou adaptados para serem multifuncionais.

crianças brincando no pátio de uma escola em Paris
Pátio de uma escola em Paris

Na Paris dos 15 minutos os lugares serão multifuncionais

Em Paris, as escolas e os colégios costumam ser o centro dos bairros e os alunos são matriculados de acordo com o lugar em que moram. Tudo para (de novo) facilitar a vida dos pais e evitar o deslocamento. Assim, já existe este hábito de estudar onde se mora, e com esse novo projeto, uma escola passaria a ter mais funções, a ser mais importante, ampliando sua participação na sociedade e na vida do bairro.

Uma escola poderá ser um lugar de lazer, mantendo seus espaços comuns abertos a todos, ou um lugar de estudos e pesquisas, acumulando a função de biblioteca pública ou de um centro de cursos livres nas noites e finais de semana.

praça ensolarada e arborizada em paris com plantas e jardim
Praça de bairro em Paris: Mais lugares verdes serão criados com o projeto Paris du Quart d’heure.

Os pátios e terrenos abandonados serão remanejados e serão como oásis verdes onde as pessoas se encontrarão para jogar, ler e relaxar. Os cruzamentos ou rotatórias poderão ser transformados em espaços verdes, mini praças, um espaço de reencontro.

Já vagas de carros e estacionamentos serão transformados em estações para guardar bicicletas. Uma ideia ótima, pois hoje, se você não possui um espaço comum em seu prédio, tem que subir as escadas com sua bicicleta e leva-la para casa ou deixa-la na rua, o que não é seguro em Paris.

estacionamento de bicicletas velib em paris
Uma estação de bicicletas Velib em Paris.

Quanto ao comércio, a prefeitura vai facilitar e estimular a criação e a abertura de estabelecimentos que não existem no bairro. Além disso, vai instalar quiosques cidadãos, que serão lugares onde poderemos encontrar diversos tipos de serviços reunidos.

Com este projeto haverá também uma reformulação nas ruas, que terão ciclovias, mais árvores e calçadas mais largas, facilitando a vida dos pedestres.

A Paris em 15 minutos muda a relação com o todo

O projeto traz qualidade de vida e muda a relação do cidadão com o todo, de acordo com o professor da Universidade Sorbonne, Carlos Moreno (que colabora com a prefeita no projeto), este remanejamento da cidade diminui o impacto do que vivemos hoje:

“ vivemos em cidades fragmentadas, onde geralmente trabalhamos longe de onde moramos e onde não conhecemos nossos vizinhos, onde somos sós e onde sofremos” explica o pesquisador.

homem atravesando a rua de bicicleta em Paris
Uma Paris mais sustentável e acessível de bicicleta ou a pé.

Esse tipo de mudança cria uma mini cidade dentro da própria cidade, e fortalece a ideia das 6 coisas que fazem um ser humano urbano feliz :

  • Morar dignamente
  • Trabalhar em boas condições (isso inclui perto de casa)
  • Acesso às compras
  • O bem-estar
  • A educação
  • O lazer

A Paris dos 15 minutos tornará o dia a dia mais leve e agradável, criando um sentimento de pertencimento e aproximando as pessoas.Vamos ganhar tempo, qualidade de vida, economizar e preservar o meio ambiente. Tudo isso, com a grande sacada dos tais 15 minutos de deslocamento. Uma ideia maravilhosa que se colocada em prática vai transformar a vida na Parisinha.

#Paris du quart d’heure #Paris la ville du quart d’heure #ville du 1/4 d’heure

--

--

Ma Chaves
Revista Passaporte

Estilista, viajante, Paris addicted. Amante das artes em todas suas formas de expressão, vinhos, patins e cafés. https://www.instagram.com/machaves_praparis/?hl