O dia que larguei meu emprego para viajar

Eduardo Franco
Revista Passaporte
Published in
3 min readOct 6, 2017

O início de tudo

Era janeiro de 2013 e depois de alguns e-mails enviados consegui meu primeiro trabalho como desenvolvedor web. Na época eu recém tinha concluído um curso técnico em informática e estava já matriculado para cursar Sistemas para Internet em uma universidade da minha cidade.

Meu primeiro ano como desenvolvedor tinha sido incrível, além de aprender muito, deixei de ser o carinha que fazia de tudo um pouco e me tornei o desenvolvedor front-end da empresa.

O ano seguinte foi também muito legal, porém já não tinha todo aquele gás do início, fazer as mesmas coisas todos os dias semana após semana já não me parecia tão interessante como costumava ser no início, no entanto era necessário pois quem aqui não precisa de dinheiro ?

Minha primeira trip

Eu já estava trabalhando há 2 anos quando em janeiro de 2015 peguei 30 dias de férias e fui fazer um mochilão pelo Uruguai junto com um amigo. Retornando da minha primeira incrível viagem comecei a pensar o que viria dali em diante, quais eram meus objetivos como desenvolvedor e como pessoa, será que eu estava disposto a trabalhar 335 dias em um ano e tirar 30 dias de férias ?

Motivação

Eu estava gostando muito de trabalhar como desenvolvedor, no entanto depois da minha primeira viagem eu descobri que viajar também era uma coisa incrível. Nessa época meu irmão estava fazendo um intercâmbio na Irlanda e as histórias contadas por ele me deixavam boquiaberto e fomentavam a ideia de botar o pé na estrada o mais breve possível.

Planejamento

Janeiro de 2016 meu irmão começou uma viagem de 10 meses pelo mundo e cada vez que conversávamos estava em alguma cidade ou país diferente. Eu
acompanhava a viagem através de fotos e textos publicados por ele, achando aquilo incrível. Após algumas conversas começamos alimentar a ideia de
nos encontrarmos no sudeste asiático, porém atravessar o mundo para viajar por 20 ou 30 dias começou me parecer inviável, eu queria algo maior, que pudesse explorar mais e não apenas turistar.

Após muitas contas e pesquisas cheguei a conclusão que era realmente aquilo que eu queria, deixar meu emprego e conhecer 4 países durante 3 meses.

Dia 08/07 de 2016 já com a passagem comprada pedi minhas contas e depois de 30 dias já não estava mais trabalhando, minha viagem estava marcada para dia 13 de setembro e eu tinha pouco mais de 30 dias livre até meu embarque. Esses foram os 30 dias mais demorados da minha vida, muitas expectativas e planos estavam circulando em minha cabeça e eu mal podia esperar para a trip começar.

Depois de 30 dias o tão esperado dia 13 chegou e os próximos 3 meses seriam de muitas experiências novas, alguns perrengues e muito aprendizado.

Próximos meses

Nos meus próximos posts vou contar como foi meus 3 meses pela Tailândia, Vietnã, Laos e Cambodia.

Obrigado pela leitura!

--

--

Eduardo Franco
Revista Passaporte

Desenvolvedor web lavando pratos para sobreviver na Irlanda. Relatos sobre viagens e boas experiências.