O que largar meu emprego e viajar pelo mundo sendo voluntário me ensinou

Rafiki
Revista Passaporte
Published in
4 min readJan 24, 2018

Hoje, faz exatamente 01 ano desde que desembarquei na Índia. Me lembro de sair do aeroporto e dar de cara com uma lufada ar quente e abafado.

Abri o Google Maps e me vi.

Eu era um pontinho vermelho no mapa há milhares de quilômetros de casa. Nunca me senti tão livre e assustado ao mesmo tempo. Me lembro de pensar:

- Caramba, eu fiz isso mesmo. Larguei meu emprego e vim parar aqui. E agora?

03 meses.

Esse era o tempo que eu passaria nas terras de Gandhi.

Tinha praticamente mil reais e dois cartões de crédito que juntos somavam dois mil reais de limite (para emergências). Afinal, eu era um homem desempregado ainda que usasse meus cartões não teria como paga-los tão cedo.

Mas um ano depois aqui estou eu e deu tudo certo. Não abri falência, não morri e de quebra ainda conheci a Tailândia e os Emirados Árabes. Então aqui vai tudo o que eu aprendi:

01. Confie no Universo e que existem forças maiores que você que conspiram ao seu favor.

Quando decidi que viajaria pra Índia, assim que paguei a passagem a Casa da Moeda anunciou que pararia de produzir novos passaportes por uma crise financeira. Por um momento pensei que era um sinal, mas era só uma provação. As circunstâncias muitas vezes vão testar sua vontade. Confie e siga em frente.

02. Sentir medo, é se sentir vivo.

Não o medo dos filmes de terror, mas o mesmo medo que se sente ao saltar de paraquedas ou dirigir muito rápido. Me refiro a sensação de insegurança, de perder o chão e ter suas estruturas abaladas. Situações assim te ensinam mais sobre você mesmo, do que qualquer outra coisa.

Quando estava indo pra Tailândia, percebi que havia esquecido todo meu dinheiro no hotel e meu voo partia em 40 minutos, me senti exatamente assim. Foi apavorante, mas nada na vida me deu tanta adrenalina. Era como se eu estivesse em um filme da franquia Missão Impossível. Experiências como essas sempre rendem boas histórias.

03. Não somos invencíveis

A juventude é arrogante, nos faz pensar que temos peito de ferro. Mas quando se viaja sozinho que se percebe que somos tão reféns do acaso quanto às folhas secas são do vento. Podem te matar, roubar, estuprar, sequestrar, fazer uma infinidade de coisas. E quando alguém finalmente notar sua ausência será tarde demais ou estará longe demais pra ajudar.

O mundo é grande e nele há tanta bondade quanto crueldade. Não seja ingênuo(a).

04. O mundo é o seu lar e seus habitantes são sua familia

Acho que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer o maior número de países possível enquanto jovens.

Descobri que línguas, etnias e costumes são só um detalhe e que amizade, cumplicidade e amor são conceitos universais. Ter a experiência de dividir uma casa com gente da Índia, China, Japão, Egito, Malásia, Bahrein e tantos outros países de culturas tão diferentes da minha me mostrou que tudo é relativo e certo e errado dependem do ponto de vista do observador. Hoje me encontro tão apaixonado por essas pessoas e seus países que é inevitável olhar para o mapa-mundi e sentir um imenso carinho.

05. Fácil não é, mas também não é impossível. E feito é melhor que perfeito.

Talvez você não me conheça bem, mas eu sou absolutamente obcecado por planejar, uma vez antes de um encontro coloquei numa planilha quanto tempo eu passaria em cada lugar, quanto iria gastar e o valor do Uber, tudo devia ser perfeito. Mas a vida é uma bagunça e quase nada sai exatamente como planejado, por isso é importante não se deixar frustrar e saber que é melhor feito do que perfeito. Quando fui pra Índia esperava levar comigo pelo menos 3 mil reais em dinheiro e não consegui nem a metade disso, mas deu tudo certo.

06. Seja voluntário

Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer na sua vida, sério! Ser voluntário faz bem para o mundo e para alma. O mundo precisa de pessoas que se importem.

07. Ouça o seu coração

Acho que essa é a lição mais importante de todas. Acredite que existe um caminho preparado para você e confie que quando o momento chegar saberá trilha-lo.

Se o rio conhece a direção do mar, os girassóis o leste e os pássaros o sul desde o nascimento, porque não nós? Lembre-se, tudo está pronto se a sua mente assim estiver.

Te desejo toda sorte e coragem do mundo na sua jornada.

Que o amor esteja sempre adiante de vós. Amém.

Se quiser saber como tudo isso começou, confere o meu texto: Você não é a droga do seu emprego.

--

--

Rafiki
Revista Passaporte

Explorador da alma que habita este corpo, que sem ela seria vazio, mesmo cheio de pele, nervo, carne e osso.