O que levar num mochilão?

feitos para voar
Revista Passaporte
Published in
3 min readMar 29, 2018

Algo que sempre surgia como um bloqueio para mim quando eu vislumbrava fazer viagens longas era o que eu precisaria levar para conseguir viver meses sem ficar na mão e ao mesmo tempo manter uma mochila leve o suficiente para carregar nas costas por longos períodos.

Logo, depois de algumas reflexões, algumas leituras e pouco mais de um mês viajando, alguns pontos chave se revelaram pra mim.

Não é somente sobre o que você leva

Se você pretende viajar longos períodos com uma mochila relativamente leve, é necessário também mudar alguns hábitos, assumir novas perspectivas e se desapegar de muita coisa.

Hábitos e perspectivas

Antigamente, quando eu viajava de férias, eu levava um número de itens correspondente ao número de dias que a viagem iria durar — sempre levando em conta os hábitos que eu já tinha no meu dia-a-dia. Dependendo da época do ano, viajar sempre significava levar 1 cueca e talvez até 1 camiseta por dia de viagem. Portanto, numa típica viagem de 1 semana, minhas roupas ocupavam ao menos uma mala grande, daquelas que são chatas de se carregar.

Hoje, tudo o que eu tenho está dentro de uma mochila de 44 litros e ela só contém 3 cuecas — raramente uso a terceira — e 3 camisetas. Eu nunca imaginei que isso seria possível, porque na minha vida sempre foi normal ter mais de 10 peças de cada no guarda-roupas.

Mas isso só é possível porque assumi o hábito de lavá-las quase todos os dias e ser menos seletivo e exigente tratando-se de como me visto.

Pode parecer chato usar a mesma roupa sempre, mas dificilmente isto realmente fará alguma diferença na sua vida ou na vida das pessoas que você encontra.

Talvez seja mais divertido poder ter uma maior liberdade para escolher qual roupa vestir, mas ter poucas opções de roupas te economizará tempo e energia de decisão. Não precisar escolher qual roupa vestir todos os dias irá te manter focado no que realmente importa.

Desapego e minimalismo

É surpreendente o quão pouco nós realmente precisamos para viver. O minimalismo é uma mensagem que eu já vinha integrando através dos podcasts e artigos dos The Minimalists, mas que só consegui aplicar profundamente ao me preparar para a viagem.

Eu sempre achei que tinha poucos pertences. Todas as minhas coisas sempre couberam dentro do meu quarto, em uma arara de roupas comum e em algumas caixas pequenas. Foi quando decidi largar minha casa para viajar e ter tudo o que possuo dentro de uma mochila que me surpreendi com a quantidade de itens que eu possuía. Ao separar o que iria vender, doar ou descartar, comecei a me perguntar de onde veio tanta coisa.

Neste processo, tive que me desfazer de vários pertences para que tudo coubesse na mochila, e isso envolveu várias escolhas em que tive que praticar o desapego, que pode ser um pouco doloroso a princípio, mas que depois se mostra libertador e que traz leveza.

Hoje nem lembro da maioria das coisas que deixei pra trás, e a falta delas não subtraiu nada na minha vida.

Somente você pode avaliar o que realmente importa na sua viagem

A resposta para a pergunta no início deste artigo parte de dentro e provavelmente mudará constantemente à medida que você viaja. Antes de viajar, encontrei algumas listas do que levar que me deram referências e ideias, mas a verdadeira lista é a que eu mesmo fiz.

Saiba quanto você pode e pretende investir para comprar certos itens. Em alguns casos, pagar o dobro te poupará a metade do peso. Ter em mente o estilo de viagem que você quer fazer também ajuda, pode ser que você nunca precise de uma barraca para acampar, por exemplo. O seu roteiro e as estações do ano também farão grande diferença nos tipos de roupa que irá levar.

Por fim, confie em você e na sua intuição que vai dar tudo certo 😉

--

--