O que você precisa saber antes de viajar sozinha para os países muçulmanos

Tatiana Bartolomeu
Revista Passaporte
Published in
4 min readApr 4, 2021
Photo by Raghu Nayyar on Unsplash

Caros leitores, como adiantei no post anterior, fiz uma separação importante sobre o tema “viajar sozinha”. Achei prudente fazer essa separação pq algumas dicas que valem para todo o resto do mundo, definitivamente, não funcionam no mundo árabe.

Eu tenho verdadeira paixão pela cultura árabe. Adoro a música, a comida, a arquitetura… essa pegada exótica/misteriosa sempre me fascinou. Esses países sempre “habitaram” a minha listinha de lugares que eu queria visitar.

Meu primeiro país muçulmano foi o Egito, lá em 2015. Depois vieram Turquia, Marrocos e Argélia (e contando rsrs). Tenho “causos” pra contar de todos esses lugares: entrei em furadas, passei uns apertos, mas em nenhum momento me arrependi de ter ido.

E este é meu objetivo aqui: fui na frente e vou te contar TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER antes de viajar para um país muçulmano.
A maioria das dicas são para mulheres que estão indo sozinha, mas algumas observações serão úteis para todo mundo.

Cabelo solto só pra foto!
  1. Vá de cabeça aberta para aceitar a cultura Islâmica:
    Sim, eles são absolutamente machistas e querer brigar contra isso, estando lá, só vai te trazer problemas. Aceite que culturas são diferentes (nem melhores, nem piores). Pensando assim, a sua raiva da misoginia árabe vai ficar sob controle.
  2. Cuidado com as roupas:
    Eu sei, é horrível ter que pensar nisso, mas será necessário. Eu costumo dizer que quanto mais você puder “esconder”, sem morrer de calor, melhor . Joelhos e ombros não devem aparecer (muito provocativo rsrsrs). Evite shorts, saias curtas, camisetas, calças justas. Eu apostei em calças de algodão e camisas de malha. Um lenço ou pashimina também é item de primeira necessidade. Você vai usar para tampar a cabeça e a nuca.
  3. Baton, esmalte e cabelo:
    Eu nunca vou me esquecer do dia que cheguei na imigração do Cairo, e um grupo de homens olhava fixamente para garota do meu lado. Ela usava batom vermelho e cabelo solto. Na cultura árabe, o batom vermelho é muito associado a prostituição.
    Mantenha o cabelo preso e evite batom e esmalte “coloridos”.
  4. Fones de ouvido:
    Os mercados são uma das melhores atrações desses países, contudo passear por lá é uma corrida de obstáculos. Você será abordada por um zilhão de vendedores. Eles gritam, chamam, fazem “psiu”… e é aqui que entra o truque do fone: estando de fone você pode fingir que não está escutando nada daquilo e continuar seu passeio com um pouquinho mais de tranquilidade (bem pouco, mas já ajuda).
  5. Não aceite ajuda de estranhos:
    É muito comum alguém notar que você está perdida e oferecer ajuda. E este é o golpe, eles vão rodando com você dentro do souk e no final, quando você está mais perdida do que antes, eles cobram uma grana pra te levar até a saída.

Aqui vou fazer uma observação sobre um souk: Imagina o coração de uma favela, cheia de becos, ruelas, passagens, casinhas iguais, traçado caótico. Aquele lugar que só quem está MUITO habituado consegue se orientar. Então, essa é a configuração de um souk. Não vá achando que a senhora é a Dona Google Maps, e que se localizará com facilidade. Nem o próprio Google Maps funciona lá dentro.

Depois de me perder e rodar hooooras num souk em Marrakesh
  1. Cara de poucos amigos:
    Sabe aquela carinha feliz e tranquila que normalmente temos quando viajamos para um lugar muito desejado? Eu te aconselho a guardar para outro destino. Os muçulmanos são comerciantes natos, se eles não estão vendendo algo, eles estão tentando te levar pra loja de quem está vendendo. Uma cara mais séria e um “non, shukran” firme, logo ao primeiro sinal de aproximação costuma resolver as INÚMERAS abordagens.
  2. Não contrate passeios na rua:
    Gente, essa é muito séria, nunca contrate passeios/excursões com os ambulantes. Sempre contrate com o pessoal do hostel ou agência verificada pelo trip advisor. Essa furada eu entrei, e acho q só não ficou pior pq o Universo resolveu intervir.
  3. Não entre em lojas muito escondidas:
    É muito comum o comerciante ter um “barraquinha” no mercado e depois querer te levar para a “loja” alegando que lá ele tem mais produtos. Uma vez na “loja”, vc é quase coagida a comprar algo, e como está sozinha em um lugar fechado e de difícil acesso, é quase impossível não efetuar a compra.
  4. Nunca, jamais, em hipótese nenhuma saia a noite sozinha:
    Leitores, na cultura árabe, uma mulher só sai a noite sozinha se está “querendo” ser assediada. É quase um “oi, olha eu sozinha aqui, pode fazer o que você quiser comigo pq eu quero…” É triste, mas é real.
Mesquita Azul (Turquia)

Caras leitorAs, vamos tentar nos concentrar no primeiro ítem dessa lista. Por mais que seja difícil, vamos deixar o juízo de valor de lado e só aproveitar a explosão cultural que é uma viagem à um país muçulmano.
Eu tenho certeza que, mantendo esse pensamento aberto e tomando esses cuidados, essa viagem é totalmente segura e prazerosa.
Tive grandes momentos no mundo islâmico, não deixe que o medo ou a indignação com certos costumes te impeçam de vivenciar essas experiências.

Fico aqui à disposição para continuar esse papo! Tem alguma dúvida ou curiosidade? Manda aqui que eu respondo todas!!!
E se gostou das dicas, deixe suas palmas (sério, elas são super importantes!)

--

--

Tatiana Bartolomeu
Revista Passaporte

Mudei de vida 3 vezes e amei todas as versões. Fisioterapeuta, Economista e agora viajante profissional! A vida é muito curta pra sermos uma só versão!