Os sapatos e a Alemanha

Ariela Maier M. Novaes
Revista Passaporte
Published in
2 min readJun 23, 2020
Uma festa em uma casa na Alemanha (os meus são as botinhas pretas no fundo, entre um par de tênis branco e outro marrom)

Na Alemanha você nunca entra em casa de sapatos. N-U-N-C-A. Eles ficam do lado de fora, ou logo no hall de entrada. Algumas casas já tem uma sapateira ali, em outras, eles ficam no chão mesmo. Existe até um tipo de “porta sapatos” que parece uma tampa plástica, feito para os sapatos ficarem “descansando”. Não sei muito o que originou essa mania, mas acho que é mais por causa da neve no inverno. Imagina entrar em casa depois de caminhar pela neve, e pior ainda, quando ela tá derretendo e se mistura à terra e sujeira da rua? Agora imagina um rastro pela casa com essa meleca? Aí você pensa: vou deixar pra faxineira limpar, só que não…lá praticamente não existe isso. Faça você mesmo é o grande lema, então você aprende a manter tudo em ordem.

O mais engraçado é quando tem festa na casa dos outros. Os sapatinhos ficam todos organizados lado a lado na porta de entrada, que nem nessa foto aí. Não adianta muito se preocupar em combinar roupa com sapato, porque a combinação não vai durar por muito tempo nesses casos.

Acontece que antes de eu ir para a Alemanha, e antes da versão Brasil com Corona vírus, em que a maioria das pessoas passou a tirar os sapatos para entrar, eu já era a estranha que tinha esse hábito. Inclusive, pedia para as visitas tirarem os sapatos também. Claro que geralmente me olhavam com cara de louca, e às vezes eu também ficava sem graça de pedir, mas a casa é minha, oras bolas.

Quando disse ao meu ex-namorado alemão que aqui no Brasil não tiramos os sapatos para entrar em casa, ele achou a coisa mais nojenta do mundo. Engraçado é que, para pra pensar, ele tem razão né? Afinal, quanta sujeira, quantas bactérias você pode trazer de fora pra dentro da sua casa? Sem contar a facilidade de manter o local limpo, e sentar em um tapete em que sujeira externa não existe. Se você ainda não tomou consciência e adquiriu esse hábito, presta atenção e faz o teste.

Obrigada pelo seu tempo! Se gostou, bate palmas ali do lado por favor (1 a 50)

Insta: Ariela Maier | LaVie_escrita

--

--