Planejamento Individual — Três Viagens em 1 ano e sobrevivendo como universitária

Jhanyfer Carvalhos
Revista Passaporte
Published in
4 min readJun 11, 2018

--

Para algumas pessoas é difícil lembrar de todos os compromissos do dia, para mim foi um pouco mais “fácil”. Por ter desenvolvido TOC ainda quando era criança, acabei adotando a agenda como minha melhor amiga e fiel escudeira.

Portanto, além de post it e canetas coloridas para me ajudar a lembrar de todas as atividades que precisava fazer no meu dia-a-dia como afinar meu violino, ir à escola de música, natação, comer, e todas as outras atividades, sinto que foi a partir desse momento que mesmo sem notar comecei a me organizar e a planejar sem me dar conta que estava planejando.

Coisas legais por conta do planejamento individual

Ao longo do tempo fui entendo um pouco mais de como as coisas ao meu redor poderiam ser melhores, se eu conseguisse otimizar meu tempo. Foi então, que com a ajuda da minha agenda eu comecei a entender, que se eu buscasse organizar minha vida com base no meu tempo eu conseguiria realizar mais da metade dos meus objetivos.

O ponto máximo para mim sobre planejamento individual, foi quando em 2017 eu consegui através de planejamento, especialmente financeiro, realizar no segundo semestre três viagens maravilhosas e conhecer quatro lugares diferentes.

Visita ao Dragão do Mar, no Centro de Fortaleza.

#Fortaleza

Em junho e julho de 2017, eu com mais três amigas a Quézia Sousa, Kaene Julie e Gláucia Araújo, conseguimos ir para Fortaleza e ter experiências maravilhosas como ficar em um apartamento na beira do mar com uma vista linda, visitar vários lugares locais, fazer passeios incríveis e comer muito (essa com certeza foi a parte que nos fez gastar muito, pois não conseguíamos resistir. Rsrs). Passamos ao todo 9 dias na cidade, e eu gastei em um total de R$ 1000,00 incluindo passagem, hospedagem, alimentação e tudo.

Para quem conhece Fortaleza sabe que fazer tudo isso, e gastar bem pouco é quase impossível, mas para gente foi possível graças ao santo planejamento nosso de cada dia. Rsrs

Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro.

#São Benedito e Santo Amaro

Para continuar com as aventuras e planejamento, em setembro eu também junto com amigos consegui conhecer alguns novos lugares no Maranhão, entre eles São Benedito e Santo Amaro.

Em São Benedito passamos um total de 5 dias, enquanto em Santo Amaro passamos 1 dia somente, mas foi um dia incrível. Conhecemos os Lenções Maranhense além de outros povoados que nunca tinha nem tínhamos ouvido falar. Nessa viagem realizarmos alguns passeios e ao todo eu gastei cerca de R$ 300,00.

#Alcântara

Para fechar minhas aventuras que só foi possível por eu ter conseguido organizar todos os detalhes através de planejamento, fui finalmente conhecer Alcântara também no Maranhão.

O lugar é lindo, foi uma experiência bem gosta e emocionante, primeiro que fui de barco e bem, barco não é meu forte, mas no final deu tudo certo. Lá eu passei quatro dias pagando alimentação, hospedagem entre outras coisas gastei um total de R$ 200,00.

Após todas essas aventuras eu só conseguia rir, pois para mim nunca seria possível viajar o tanto que viajei gastando tão pouco. Na época eu não tinha uma renda, absolutamente um nada, mas após priorizar o que eu desejava alcança e planejar, consegui arrumar minha mochila e pegar estrada, e ao final ter emoções inesquecíveis.

Aplicativos que me ajudam na organização

Ao longo das minhas aventuras fui utilizando além da agenda física que utilizo em 98% do tempo, alguns app´s que também me ajudam a organizada e planejar detalhadamente meu dia.

1. Trello

2. App do meu banco

3. Instagram

4. Whatsapp

5. Google maps

Esses são os aplicativos principais que uso, e que acabam me ajudando bastante na hora de me aventurar por aí.

Dicas de planejamento

Algumas dicas que me ajuda, e me ajudaram nessa jornada de #TravelWoman a principal de todas foi ter foco e saber me planejar coletivamente, individualmente e financeiramente.

· Não minta para si mesmo, não metalize coisas que você realmente não tenha o interesse de cumprir naquele momento;

· Planeje com datas de realizações;

· Respeite datas e horários;

· Tenha foco;

· Priorize;

· Anote tudo e guarde tudo o que você achar que possa ser importante;

· Desafie-se sempre;

· Crie seus próprios hábitos.

Então é isso, para que as coisas possam sair do papel e você consiga alcançar seus sonhos, tudo depende apenas de você mesmo.

--

--

Jhanyfer Carvalhos
Revista Passaporte

Jornalista & Curiosa sobre Pessoas, Cultura, Música e Comunidades Digitais. 📝🎧🎫