Porque me mudei para Paris e criei meu blog

Ma Chaves
Revista Passaporte
Published in
3 min readSep 5, 2020

Conhecer, pesquisar e desbravar são minhas paixões. É o que me move na vida. Sou estilista e crio roupas para uma marca de beachwear chamada Vic House. As viagens a trabalho para pesquisar sempre me fascinaram e, um dia, influenciada por elas, resolvi conhecer o mundo. Pedi demissão e me mudei para a França. A partir daí, começava a minha história com as viagens e com esse país.

Mas porque a França? Sempre quis aprender francês, mas a culpa foi de Peter Mayle. Li seu livro Um Ano na Provence e resolvi tirar um ano para estudar francês, andar de bicicleta e conhecer os campos de lavanda. Eu queria ver e viver tudo aquilo que ele descrevia em seu livro. Esse um ano viraram cinco, pois estando no país da moda, a ida para a capital, Paris, foi um caminho natural.

Após morar mais de um ano em Aix en Provence, sul da França, fui fazer uma especialização na área de Pesquisa de Moda, o chamado coolhunting. ( lá vem de novo a pesquisa em minha vida ).

Arrumei um emprego em um bureau de estampa em Paris e me mudei. Lembro que quando cheguei estava muito frio. Era novembro e para mim que vinha do Sul, onde faz muito mais calor, a mudança de temperatura e das cores do céu foram marcantes. Senti bastante a diferença.

Eu ia a pé para o trabalho e todo dia passava em frente a uma praça que em já dezembro estava coberta de neve. Eu adorava aquele caminho frio e cinza, com dias que acabavam as 4 horas da tarde. Naquele momento eu nem sabia, mas já estava apaixonada por Paris. Depois do meu primeiro verão, aí sim veio a certeza.

Desbravar Paris e mostrar o tanto de coisa que essa cidade proporciona, seus contrastes, é um grande prazer. A sensação que sinto quando entro em um lugar diferente, um lugar que eu descobri, é inexplicável. Me dá até uma emoção. É tanta coisa acontecendo na cidade, para todos os gostos, que um post só por dia — a quantidade que eu faço no Instagram — acaba sendo pouco. Fora que Paris me surpreende a cada estação. Sempre se renovando mesmo sendo um destino clássico para todo o mundo.

As tardes nos cafés, no Canal Saint Martin, os piqueniques e o vai e vem das minhas viagens sempre inspiram minhas criações na moda. Até hoje foram 60 países e as cidades já perdi a conta. Vivo atenta aos detalhes. Algo que vejo na arquitetura pode virar um desenho de um decote ou uma combinação em um tapete pode influenciar uma cartela de cor, são infinitas as possibilidades.

Já a vontade de escrever e criar um blog veio de mansinho. O blog nasceu do meu Instagram @machaves_praparis, que veio dos muitos pedidos de dicas sobre Paris e outras cidades e países que visitei pelo mundo. No começo relutei porque não gosto de me expor. Mas com os feedbacks positivos eu me animei e percebi que adorava fazer isso, descobrir mais e mais e espalhar essas informações por aí.

Hoje, ainda posto pouco, mas sigo construindo o meu acervo, meu mundinho, juntando minhas dicas e dividindo meus gostos. Com um olhar de criadora e apaixonado, compartilho a cidade que hoje chamo carinhosamente de a minha Parisinha.

> visite www.praparis.com e conheça mais sobre Paris :)

--

--

Ma Chaves
Revista Passaporte

Estilista, viajante, Paris addicted. Amante das artes em todas suas formas de expressão, vinhos, patins e cafés. https://www.instagram.com/machaves_praparis/?hl