Primeiro mês na Ilha Esmeralda, melhor que a encomenda

Um resumo dos meus primeiros 30 dias em Galway, Irlanda

Eduardo Franco
Revista Passaporte
4 min readMar 7, 2018

--

Quinta-feira dia 18 de janeiro de 2018 eu deixava minha cidade Passo Fundo - RS rumo à Galway. Passados 30 dias desde minha chegada aqui posso afirmar que saiu melhor que a encomenda.

Já li vários textos sobre mudança de cidade e geralmente o pessoal destaca alguns problemas de adaptação, principalmente quando se trata de mudança de país. Pois bem, felizmente não passei por esse problema e cada dia que passa me sinto mais morador desta pequena ilha.

Clima

Planejar uma viagem faz com que você consuma muita informação, tanto boa quanto ruim e algumas vezes isto acaba preocupando um pouco. Sabendo que a Irlanda faz frio, venta e chove muito já vim preparado para passar bastante frio, porém quando cheguei por aqui percebi que é similar ao Rio Grande do Sul naqueles dias frio de “Renguear cusco”.

Diferente do Brasil aqui não chove forte mas, por outro lado, chove praticamente todos os dias. Neste meu pouco tempo na Irlanda percebi que não se pode confiar no clima ou em previsões, por mais que o dia comece ensolarado (coisa rara) em questão de 20 minutos pode mudar completamente. Outro dia cheguei da escola com sol por volta das 13:00 e quando fui sair depois de 5 minutos estava nevando.

Felizmente o tão revoltante clima irlandês não está sendo nenhum problema para mim, por mais frio que seja lá fora, dentro de casa, escola, etc… é sempre quente.

Esta semana(início de março) está sendo um pouco atípica, com uma onda de frio atingindo a Europa o clima por aqui está extremamente frio e nevando bastante.

Frente da minha casa amanheceu coberta de neve

O famigerado boiler

Para quem acha que o problema de tomar banho no inverno é o frio, não conhece o tal do boiler, ô negócio chato viu. Como a energia elétrica não é muito barata aqui na Irlanda geralmente as casas possuem boiler para aquecer a água do banho, e isto as vezes pode ser meio chato. Aqui em casa por exemplo, eu costumo ligar o boiler 30 minutos antes de ir pro chuveiro o que me da um banho de aproximadamente 10 minutos, já quem demora mais deve esperar de 50 à 60 minutos.

Comida

Em casa nunca tive o costume de cozinhar pois chegava e a comida estava pronta, porém agora a realidade é outra. Com o fim da vida boa preciso me virar na cozinha, comer fora todos os dias acaba ficando muito caro. Cozinhar não está sendo tão ruim assim, aqui tem muita opção de congelados e comida pré pronta por um preço bem acessível.

Pilotando o danado

Trânsito e transporte público

Precisei pegar ônibus em Galway apenas uma vez quando fui fazer um passeio em um bairro longe do centro, os ônibus são modernos e alguns tem dois andares tipo aquele clássico londrino.

Ônibus 2 andares

O trânsito é meio caótico, principalmente nas horas de pico. As ruas de Galway parecem de cidade pequena e o trânsito de cidade grande, algumas ruas é possível passar apenas um carro por vez, congestionando ainda mais o trânsito.

Aqui a galera não respeita muito o sentido da rua para estacionar, é comum você ver carros estacionados nos dois sentidos e mais comum ainda é ver carros estacionados nas calçadas devido as ruas serem estreitas.

Carros estacionados na calçada é algo normal por aqui

Festas

Por não estar trabalhando ainda não costumo sair muito já que a bebida aqui não é muito barata. Fui em alguns pubs e já deu pra sentir o clima do negócio, os irlandeses são bem boêmios (bêbados) e ver gente cambaleando nas ruas é algo normal por aqui.

Aos poucos estou criando uma rotina igual sempre tive no Brasil, sinto um pouco de falta da comida de casa, de tocar bateria e claro, saudade da família e amigos.

Em resumo não tive nenhum problema aqui nesse primeiro mês que geralmente é o mais difícil. Já com alguns documentos encaminhados agora preciso correr atrás de um emprego, minha ideia inicial é arrumar um trabalho com TI com qual trabalho desde 2013, porém se por algum motivo não der certo vou pegar qualquer trabalho mais braçal mesmo.

Obrigado pela leitura!

--

--

Eduardo Franco
Revista Passaporte

Desenvolvedor web lavando pratos para sobreviver na Irlanda. Relatos sobre viagens e boas experiências.