Sites e aplicativos para viagens

Seja no planejamento ou durante a viagem, o celular é hoje o nosso melhor amigo.

Milena Issler @hein.gata
Revista Passaporte
7 min readMar 2, 2018

--

Ter informações na palma da mão é privilégio das novas gerações. No caso de viagens de carro, algumas dúvidas vão surgir principalmente durante o planejamento, e para ajudar a calcular os custos com antecedência existem alguns sites que irão ajudar. Após o planejamento é hora de pegar a estrada, os aplicativos de navegação offline vão te salvar, deixe o GPS em casa e baixe os mapas antes de sair. E se durante a viagem tiver que rachar as despesas com os amigos, sugiro dois aplicativos para não ter mais briga. Veja a seleção abaixo:

Para o planejamento

Mapeia
Calcula qual seu gasto com combustível e pedágios entre trajetos. Basta digitar origem, destino, valor do combustível e média de consumo do seu veículo. Simples, fácil e rápido. Funciona inclusive cruzando fronteiras.
https://www.mapeia.com.br

Global Petrol Prices
Não só informa o preço de combustível pelo mundo como também tem rankings dos países com gasolina ou diesel mais caros do mundo e outras informações interessantes sobre combustíveis.
http://pt.globalpetrolprices.com

Quanto Custa Viajar

Com gráficos e ícones ilustrativos o site trás informações objetivas e rápidas. Na home um mapa mundi trás custos médios das principais capitais do mundo.

O cálculo incluí custos com passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte e atrações que variam de acordo com três perfis de viajantes: o mochileiro (baixo custo), o econômico e o conforto. Você mesmo vai selecionar seu perfil e dizer quantos dias pretende viajar, o site então lhe apresenta uma média de gasto por dia. Para cada um dos ítens você ainda encontra informações mais detalhas como o valor da cada refeição, o tipo de transporte e assim por diante.

A parte de atrações turísticas também é excelente e muito completa, diferencia os preços para adultos e estudantes e para muitas sugestões você encontra um link direto para o local que vai visitar, por isso dá pra acreditar que os preços estão realmente atualizados e são oficiais. Se quiser pode também consultar e contratar tours e passeios diretamente pelo site. A venda destes pacotes é feito por uma empresa parceira chamada Viator, uma compania do grupo TripAdvisor. Esses tours foram avaliados e possuem comentários e fotos de quem já fez, o que facilita bastante na hora de decidir.

Na parte de alimentação você pode conferir os melhores locais para comer, as informações são fornecidas pelo Foursquare. O site também vende pacotes fechados de viagens em parceria com a CVC.

https://quantocustaviajar.com

Google Maps
Não é nenhuma novidade, mas para traçar o roteiro e saber as distâncias não existe ferramenta melhor. Basta adicionar as paradas entre o ponto de partida e chegada e deixar ele fazer o resto. Arraste a linha azul para mudar o roteiro diretamente no mapa. Atenção à topografia e geografia dos locais, subir e descer montanhas com muitas curvas por exemplo, vai influenciar no seu tempo de chegada. Dê sempre uma conferida no modo de visualização de satélite, também é bom para encontrar estradas de terra não identificadas como rotas.

https://www.google.com.br

Navegação offline

Maps-me
É gratuito, apresenta ótimos mapas, bem completos e detalhados, inclusive com visão 3D que ajuda bastante a visualizar a arquitetura e se localizar pela cidade. Os mapas são vetoriais por isso são muito leves e não ocupam muita memória. Você deve baixar os mapas um de cada vez. Muito fácil de usar e de configurar uma rota. O ponto fraco é que não se pode escolher ou alterar a rota que foi traçada, e ela nem sempre é a melhor. Isso te obriga a traçar trechos mais curtos para que ele corrija o caminho no final. Apesar dos problemas é um dos melhores aplicativos que já usei. Também tem indicações de hotéis e pontos de interesse, nem sempre estão atualizados, mas ajuda bastante quando não se conhece nada do local.

Disponível tanto para IOS quanto para Androide.

https://br.maps.me/download/

Here
Tem excelentes mapas, fácil de traçar roteiros e funciona muito bem roteando offline. Costuma apresentar boa opções de rotas. A grande vantagem do Here é a ferramenta de criar coleções de ponto de interesse. Marque no mapa os locais que você pretende visitar, locais para comer e até mesmo o seu hotel, além de ficar super fácil de traçar seu caminho os pontos ficam marcados para viagens futuras.

Pocket Earth
Um dos aplicativos mais usados no mundo, além de mapas offline ele também serve como navegador GPS tanto para traçar rotas por ruas e estradas como também para trilhas a pé.

Após fazer o download do mapa, você pode utilizá-lo online, offline ou wifi only, após a viagem basta deletar o mapa pra liberar espaço no seu aparelho. O GPS também funciona offline e é possível desligar o uso de dados para não pagar roaming. O aplicativo utiliza a base do Wikipedia caso queira consultar mais informações sobre algum local. O OpenStreetMap e WikiVoyage são outras duas fontes open source utilizadas.

O Track Record, é um recurso que grava todo o percurso percorrido. Ele ainda apresenta informações de distância, altitude, velocidade e até um gráfico bem detalhado. Pode ser usado não só para carro/moto, como para passeios de bike ou a pé por exemplo.

Mas atenção, a utilização do aplicativo não é muito intuitiva, pra quem não tem muita prática pode ser um pouco complicado, por isso vale a pena assistir aos vídeos tutorias que estão disponíveis no site pocketearth.com que fica bem mais fácil.

Gratuito. Disponível para iPhone. Versão PRO por R$16,90.

Dividir os gastos entre amigos

Esses dois aplicativos são excelentes para usar em viagens em grupo pois acaba com as intermináveis contas e discussões de quem pagou o que e quanto cada um deve para o outro.

Spent

Com uma interface prática e muito simples de usar você insere quantos amigos estão repartindo as despesas e depois é só digitar quanto cada um gastou que o sistema faz automaticamente a divisão entre todos.

Mesmo casos mais complexos ele resolve de maneira simples. Por exemplo: se alguém do grupo não estava envolvido em uma despesa basta digitar 0 em sua coluna. E se alguém pagou algo a mais ou a menos e deseja descontar do total daquela despesa basta digitar o valor como um número negativo, a diferença será dividido entre todos os outros participantes.

Além disso é possível sincronizar as despesas gastas com todos que estão participando e até mesmo enviar as cobranças por e-mail. Também é ótimo para manter um histórico de gastos pois fica tudo gravado no seu celular.

O aplicativo é gratuito para usar com até 3 participantes, se quiser criar um grupo com mais de 3 para dividir as despesas você paga U$1,99 para usar a versão completa.

Disponível para iPhone.

Splitwise
Com um pouco mais de recursos que o Spent, o Splitwise tem categorias para despesas de viagens, casa, apartamento ou qualquer outro que queira adicionar. Ele usa sua agenda de contatos para convidar amigos para os grupos, o que facilita bastante. Além de inserir os valores das despesas também é possível fotografar recibos ou notas fiscais e fazer anotações sobre o gasto. Um botão junto ao nome da pessoa lhe permite gentilmente lembrar a ela o quanto está devendo. Faz balanço e resumo de todas as contas. O design é clean e elegante.

Grátis. Disponível para iPhone, and Android.

Gostou do texto? Então aperte o botão e bata palmas (várias)! Se quiser também pode deixar sua mensagem, assim vou saber o que você pensa. Pode compartilhar e divulgar, nada melhor do que espalhar boas mensagens e conhecimento!

--

--

Milena Issler @hein.gata
Revista Passaporte

Há mais de 17 anos viajando de carro pela América do Sul, já soma mais de 90 mil km rodados por aí. Instrutora do Land Rover Experience. Criadora do HeinGata.