Sobre ir e voltar

Fernanda Prestefelippe
Revista Passaporte
Published in
2 min readApr 6, 2018
Itália, 2016

Hoje faz exatamente 1 ano que embarquei no que seria a maior mudança da minha vida. Dia 02 de abril de 2017 minha casa não existia mais. Aquele apartamento lindo com janelas para o verde seria entregue no dia seguinte. Vendi a maioria das minhas coisas: roupas, utensílios domésticos, móveis, carro e tudo que não poderia carregar. Toda minha vida se tornou uma mala e uma mochila. “Larguei tudo”, como sugerem os blogs e matérias do hypeness. Deixei o meu trabalho, meus amigos, minha família e transformei tudo isso em lembranças e promessas de nos vermos em breve.

Lembro como se fosse hoje do momento que o avião decolou e das lágrimas de alegria e expectativa que escorreram pelo meu rosto. Lembro da última noite que passei no meu apartamento, exausta pelo trabalho de organizar toda uma vida, mas feliz com tudo que estava por vir. Lembro de quase perder a conexão em Istambul, do cheiro da estação de trem em Roma e do momento que um duplo arco-íris surgiu no céu a caminho da cidade que se tornaria meu lar pelos próximos meses.

Lembro da rotina na fazenda, da vida na praia, dos amigos que ganhei, dos lugares que conheci e dos sabores que experimentei. Foram dois continentes, cinco países, uma nova cidadania, um novo idioma, um coração partido, muitos sorrisos, muitas lágrimas, muitas saudades, algumas fotos e alguns quilos a mais.

Um ano depois e eu estou bem longe de onde me imaginei quando parti. Por mais que você se esforce nunca consegue prever para onde os caminhos vão te levar. Estou de volta a minha cidade natal, Porto Alegre, mas aquela Fernanda que morava aqui não existe mais. Depois desse ano ela literalmente não cabe mais em mim.

Hoje estou comemorando minha coragem de ir e voltar. Pois acredite, é MUITO desafiador embarcar numa nova vida, mas é MAIS DESAFIADOR AINDA retornar para onde você começou.

--

--

Fernanda Prestefelippe
Revista Passaporte

Actually, the best gift you could have given her was a lifetime of adventures. Instagram @feprestefelippe