terminei meu relacionamento tóxico…com São Paulo

Luís de Magalhães
Revista Passaporte
Published in
5 min readJun 14, 2022

Assim como todo relacionamento tóxico, não tive coragem de terminar antes. SP é abusiva, não faz concessões e te faz se sentir um lixo.

São Paulo é uma cidade ruim e essa verdade é muito difícil de engolir para algumas pessoas. Não é porque “eu gosto mais de natureza” ou “eu não tenho o perfil”, como já me falaram. Simplesmente ninguém é feliz por aqui. E não tem nada a ver com dinheiro. Quer dizer, tem a ver, mas não somente.

Eu morei em SP por mais de 6 anos e todo ano eu dava uma segunda chance, por mais abusiva que a cidade fosse. Por mais agressiva e violenta a maneira que ela me tratava, eu sempre usava alguns argumentos para me manter nesse relacionamento.

A minha bagagem cultural de ter viajado o mundo não era o suficiente para romper com SP. Porém, o trabalho remoto veio e aí o jogo mudou.

Abaixo, trago os argumentos que o Luís do passado fazia para si, com os contra-argumentos que o Luís do presente faz hoje.

“A Nova Iorque brasileira”

Primeiro de tudo, SP não é a NY brasileira. Não é a Londres brasileira. Ser grande e ter muita gente não coloca a cidade nos patamares altos das cidades acima. Quem já passou uma noite em NY e Londres sabe melhor. Se fosse comparar a alguma cidade, talvez Nova Delhi, na Índia, seria mais adequado.

Isso por um grande simples problema: distribuição de renda.

Toda esquina de São Paulo tem alguém revirando lixo em busca de comida.

É impossível andar por 5 minutos em SP sem que te peçam dinheiro.

A grande maioria dos semáforos de SP tem crianças pedindo.

A população de rua está crescendo exponencialmente.

O que eu descrevo é perceptível em todos os bairros. Nos mais nobres, nos de classe média e nos com menos poder aquisitivo.

E sabe porque SP não parece com Londres ou NY? Por um simples motivo: NINGUÉM SE IMPORTA.

Desde 2016 quando mudei pra cá. Ninguém se importa com a cracolândia, contato que fique lá. Ninguém se importa com o morador de rua dormindo na calçada. Ninguém tem tempo pra isso. É só mais um.

São Paulo tira a humanidade das pessoas sem que elas percebam.

“A cidade que funciona”

“Mas pelo menos aqui as coisas funcionam” — é o que sempre argumentava. Mas vamos lá, o que funciona em SP?

Transporte público: quando chove por mais de 10 minutos, trens da CPTM param. Apenas isso leva o todo o sistema ao colapso, uma vez que as pessoas vão, para não perder hora, encher os ônibus ou aumentar o número de Uber ou táxi na região, aumentando o trânsito.

E isso é a perspectiva de quem não tem hora pra chegar e mora em um bairro de classe média alta.

Imagina quem mora na periferia ou precisa entrar no horário certo todos os dias?

E aqui uma novidade: isso não acontece somente quando chove. Quando eu pegava metrô e trem todos os dias, toda semana acontecia algum problema. TODA SEMANA.

O transporte é um recorte. Posso falar da limpeza da cidade, da segurança pública, do sistema de saúde, mas isso daria um livro.

“Comer comida japonesa às 4h da manhã”

Algo muito comum em pessoas que argumentam a favor de São Paulo é a frase acima. Na teoria, só aqui podemos ter isso. Ok, talvez seja verdade. Mas e daí?

Você prefere viver em uma cidade funcional ou comer comidas exóticas à noite? Além do que, todo mundo que conheço na cidade, e não é pouca gente, não costuma ir em restaurantes diferentes muitas vezes. Vão apenas uma para conhecer e depois é isso.

Sendo realista, morando em SP você tem mais chance de ser assaltado do que ir num restaurante às 4h da manhã.

“É aqui que se faz dinheiro”

Isso é muito verdade. Eu nunca ganhei tanto dinheiro na minha vida como aqui. E isso de maneira exponencial, a cada ano. É um lugar muito bom para fazer carreira, sem sombras de dúvidas. Só que o custo da vida em SP é muito alto. Mais alto do que se ganha.

Não precisa ser um matemático para saber que quanto se gasta mais do que recebe tem algo de errado.

O que mais me irrita de SP é que as coisas básicas são caras. E de novo: ninguém se importa. Uma pizza, em média, custa R$ 120. É uma pizza boa? Não, é uma pizza média. Burguers costumam cobrar R$50 pela mediocridade de seus sabores. Kitnets de 20 m² com aluguel de R$1500 por mês.

Ou seja, as coisas básicas aqui são absurdamente caras. Não tem salário alto que cubra.

“As muitas tribos de São Paulo”

Em São Paulo tem de tudo e não dá pra questionar isso. Entretanto, a abordagem da cidade é mais exclusiva do que inclusiva. Se você é da tribo hipster, por exemplo, você só vai andar com essa bolha, ir nos mesmos lugares, com as mesmas pessoas.

Isso simplesmente cria uma visão de Nós Vs. Eles, o que deixa a cidade divididas em milhares de bolhas. Uma cidade só é multicultural quando essas culturas interagem entre si, o que não ocorre por aqui.

Pra terminar…

Não quero terminar esse texto fazendo um contraponto de que SP tem suas coisas boas. Ela não tem. Se você está por aqui e tem a possibilidade de sair, saia. Não perca tempo.

A vida é curta demais para estarmos em um relacionamento tóxico.

--

--