Trabalho voluntário na Irlanda, você deveria fazer!

Como o voluntário ajudou nos meus primeiros meses por aqui

Eduardo Franco
Revista Passaporte
3 min readApr 25, 2018

--

Após resolver a saga da acomodação aqui em Galway não pense que fiquei “numa relax, numa tranquila, numa boa”. Estava na hora de procurar um trabalho, mas para isto precisava esperar alguns documentos ficarem prontos.

Certo dia estava eu navegando nas ondas do Facebook quando me deparei com uma loja procurando por pessoas para trabalhar de forma voluntária, como eu não estava fazendo nada durante as tardes fui até lá falar com o responsável.

Mike, um dos gerentes, me explicou um pouco sobre como a loja funciona e fez algumas perguntas básicas sobre mim como disponibilidade, quanto tempo estava aqui, minhas pretensões na Irlanda, etc…

Aggie(gerente da loja) e eu

A loja em questão é a Vincent’s charity shop (site: https://goo.gl/48EVrv), são diversas lojas espalhadas por toda a Irlanda e toda a grana arrecadada é destinada à projetos sociais, tipo: albergues para mendigos, creches, casas de caridade, etc…

frente da loja

O mecanismo da loja é simples: as doações chegam e são levados para uma sala onde os voluntários lavam/limpam e colocam o preço, depois são colocados à venda. A variedade de produtos é bem grande, vai de óculos de sol até móveis para casa.

na parte da frente ficam roupas e acessórios

Praticando o inglês

Como moro só com brasileiros eu acabava praticando o inglês apenas na escola e percebi que precisava mais do que isso, o voluntário surgiu como uma oportunidade de melhorar minhas técnicas, principalmente a compreensão.

Como eu geralmente trabalho no caixa, fico o tempo todo conversando com os clientes, tirando dúvidas, etc…

operando a danada

Conhecendo pessoas

Lá conheci várias pessoas legais de diferentes lugares do mundo como Zimbabwe, Polônia, Espanha, Bélgica, entre outros. Geralmente quem faz trabalho voluntário são pessoas de bom coração, então a chance de você fazer bons amigos são bem grandes.

Uma das coisas que me faz querer viajar cada vez mais é ter contato com pessoas de outras culturas e costumes, no voluntário isto acontece de forma natural. Como tem pessoas de vários lugares sempre estamos falando sobre nossos países, nossa cultura, comida e os mais variados assuntos.

Ajudando

Como citei acima, fazendo trabalho voluntário você é beneficiado de várias formas, mas para isto você também precisa ajudar de alguma maneira. As vezes você pode achar que sua ajuda não tem tanto impacto mas no fundo pode ser muito significativa para alguém que realmente precise. Na imagem abaixo você pode ver em números quantas pessoas e instituições são ajudadas:

serviços prestados pela associação toda (print do site)

Se você tiver a oportunidade de fazer um voluntário, faça que será uma baita experiência.

Trabalho fixo

No último mês comecei trabalhar em um restaurante, então obviamente meu tempo livre já não é mais o mesmo. Continuo indo no voluntário mas agora com menos frequência pois dependo dos meus dias de folga.

Obrigado pela leitura!

--

--

Eduardo Franco
Revista Passaporte

Desenvolvedor web lavando pratos para sobreviver na Irlanda. Relatos sobre viagens e boas experiências.