Viagens, Livros e Música — indissociáveis
Desenvolvi ao longo dos anos dois hábitos no que diz respeito a viagens. Quando planejo uma viagem, com antecedência procuro me organizar para levar comigo duas coisas para realmente entender e viver o lugar aonde vou:
Um livro cuja história se passa no local (ou escrito por um autor local).
Um álbum de um grupo musical/artista local.
Por exemplo: Me recordo que, quando fui a Salvador há uns meses e, durante a estadia, li Capitães da Areia de Jorge Amado, era como se eu visse os personagens andando pelas ruas, cruzando comigo pelas esquinas. A leitura e a experiência proporcionada pela proximidade dos cenários descritos permitiu uma experiência muito mais rica e uma compreensão muito mais profunda da obra, não obstante as décadas que separam do presente os fatos narrados na obra.
Para música, o mesmo: faz mais sentido, torna-s mais fácil compreender o que ela, sua letra e melodia querem dizer quando você está pisando no chão onde ela foi concebida.
Sem falar do outro barato, que é quando, daqui há vários anos, você revisitar essas obras (as músicas e livros) você será automaticamente remetido às lembranças da viagem. É uma relação que as unirá para sempre.
Para mim, viagens, livros e música são indissociáveis.
…
Se curtiu o texto, clique nas palminhas ;)