Viajando sozinha

Luanna Benfica
Revista Passaporte
Published in
3 min readDec 16, 2018

--

A primeira vez que eu viajei sozinha foi em 2016, não foi nada planejando. Eu estava migrando de um emprego para outro e como ainda tinha uns dias antes de começar no novo, pensei, porque não fazer uma viagem?
Claro que em cima da hora eu não iria achar uma companhia pra embarca nessa comigo, mesmo assim eu tentei. Não queria viajar sozinha, não sentia nenhuma segurança nisso e achava que seria bem chato ir para um lugar onde eu não conhecia nada nem ninguém, achava que não daria para aproveitar. Mas eu queria viajar e minha mãe falou para eu ir sozinha e disse que eu não iria me arrepender. No calor do momento fechei um pacote de sete dias para Fortaleza e lá estava eu, indo com medo guardado na bolsa.

É hora de embarcar

Quando minha mala já estava pronta veio aquele frio na barriga e eu só conseguia pensar que tudo daria certo ou que não daria, mas eu só iria descobrir se eu fosse. Era minha primeira viagem sozinha e minha primeira viagem de avião também. Foi engraçado porque eu estava na janela e tinha um casal com uma cara muito fechada do meu lado, e eu com medo não podia nem puxar assunto para distrair.
No fim deu tudo certo, o por do sol da janela do avião parecia uma pintura de tão lindo e acalmou bem meu coração. Durante o vôo eu pensei muito sobre o quanto estava aberta para aproveitar o máximo essa viagem, já que eu tinha escolhido ir, eu não queria ficar pensando que não seria legal, eu queria era aproveitar.

Viajar sozinha é como aprender a voar.

Turma de Fortaleza

Cheguei lá no sábado a noite, tomei um banho e fui descansar. No domingo teria um passeio que estava incluso no meu pacote e eu estava muito animada, primeiro porque eu amo praia, segundo porque seria uma ótima oportunidade de conhecer pessoas.
Eu estava certa, foi uma oportunidade excelente. Nas praias tem uns passeio de bugs e geralmente são quatro pessoas, lembro como se fosse hoje, a moça que trabalhava com o bugs gritou que estava faltando uma pessoa para completar um passeio e eu toda animada nem pensei duas vezes e já gritei — Eu aqui, to sozinha. Claro que todos olharam para mim e eu fiquei morrendo de vergonha, mas tudo bem, porque eu fui lá e ai conheci a turminha da bagunça. A mesma que seguiu junta durante os sete dias que ficaria por lá.

Eu conheci tantas pessoas, algumas também estavam lá sozinhas, outra com amigos, todos parecíamos uma grande família. Viajar sozinha não tem segredo, você só tem que está aberta a conhecer pessoas, não ter vergonha de tentar se enturmar. Eu pensava sim que era um bicho de sete cabeças, que eu me sentiria sozinha e que seria estranho. No fim não tem nada disso!
Foi uma das melhores experiências da minha vida, acho que nunca aproveitei tanto um viagem e conheci tantas pessoas.

Mudando de pensamento

Eu sempre fiquei muito presa a fazer coisas apenas quando tivesse companhia e com isso eu sempre ficava sem fazer um monte de coisa. Fazer essa viagem sozinha foi um grande passo, eu percebi que sou uma ótima companhia para eu mesmo e que basta você estar aberto a conhecer pessoas que elas simplesmente vão surgindo. Eu fico feliz por ter tido coragem de arriscar, acho que todos temos que ter esse tempo para nós, viajar sozinha, ser sua própria companhia e aproveitar o máximo essa experiência.
Agora eu sempre incentivo as pessoas que conheço a viajarem sozinhas, muitas tem o mesmo pensamento que eu tinha, outras embarcam sem pensar duas vezes. Vai muito de pessoa para pessoa. Mas pode apostar que vale a pena.

É uma bagagem que se leva para sempre.

Dicas

Quando você viaja sozinho o cuidado tem que ser em dobro.Conhecer pessoas novas é muito bom, mas tem sempre que ter os dois pés atrás, o mundo hoje esta muito perigoso! Cuide bem da sua mochila ou bolsa, mantenha sempre por perto. Não fique falando para os quatro ventos que esta sozinha. Pesquise bem sobre o hotel ou hostel que escolheu ficar, veja a se a localização é boa, leia os comentários de quem já ficou lá para não cair em uma furada. Aproveite muito essa experiência, ela é única!

--

--

Luanna Benfica
Revista Passaporte

Aquariana, apaixonada por fotografia, viagens e culinária local. 🤝