Votar, gritar e viajar — dia 6

Café das sete
Revista Passaporte
Published in
4 min readNov 19, 2022

--

HOLAMBRA, cidade das flores! Em cada parada dessa viagem, eu crie um pequeno roteiro cinematagráfico na minha cabeça. Em Santos, passando pelos portos eu inventei uma narrativa de ficção científica, cyberpunk, uma vibe meio Blade Runner, tudo destruído, porém brasileiro. Já em Holambra toda aquela plásticidade de cidade turística, contruída pro olhar, pro lucro, me trouxe na hora a sensação de Mulheres Perfeitas, filme dirigido por Frank Oz e estrelado por Nicole Kidman.

Não me entendam mal, eu amo as plantas, eu amo o turísmo, mas eu sou uma mulher que constrõe minhas percepções pela narrativa, já falamos disso por aqui, e isso significa que eu vou engolir o mundo, engolir o que meus olhos veêm, o cheiro que sinto, o silêncio que escuto, e em algum momento transformar em ideia. Vc também faz isso, observe. O resultado é que vivi em mim uma mente questionadora. Passear e fruir por aquelas ruas extremamente bonitas e civilizadas me conectou com uma sensação de perfeição contruída muito forte. Assistam o filme e entendam o que sinto, tudo dentro dos conformes, bonito demais, romantico demais, meu eu inteior grita: cadê o caos?

Coloquei Beethovem pra tocar e embalar minhas noias e segui pelas mil e uma fotos de planta. Apesar dessa crítica, que é completamente pessoal, eu recomendo a visita. Lá é tudo muito legal e bonito mesmo, porque foi constuído pra ser. Toda cidade é invadida pela influencia holandesa, tem um lado histórico de como eles foram parar lá. Visitei um campo de flores e ele era explendido realmente. Acho que aqui nesse registro as fotos se tornam parte importante, mas caso eu não tivesse tirado nenhuma eu resumiria minha sensação em: cores que o cérebro parece nunca ter visto antes.

FICA A DICA: Visitei o Bloemen Park, pelo que li ele é um dos poucos que não precisa de guia. A entreda é 30 reais e você segue seu rumo como quiser. Eu pesquisei por um dia em Holambra e fiz o seguinte rolê. Comecei pelo moinho dos povos unidos (12 paus); saindo de lá você passa na famosa rua com os guarda chuvas (Alameda Maurício Nassau) pra tirar suas fotinhas; mas, quando eu estava no Bloemen eles estavam construíndo céu de guarda chuvas por lá tbm; parque Van Gogh, no meu caso estava fechado; dá um rolê perto do lago e da praça vitória régia, por lá estão os famosos cadeados dos apaixonados, presos no cabo de aço no deck do amor.

Almocei no The old Dutch, gostei muito, comida típica holandesa, e sobremesa na Zoet en Zout, também de doces tradicionais. E segui pro Bloemen. Por fim, sai da cidade pelo portal que também é um ponto turístico.

Segura aqui na minha mão e seguimos para o dia 7 que já muda o roteiro, quer dizer, a cidade.

--

--

Café das sete
Revista Passaporte

Por Helena Merlo. MUITOS erros de digitação pq eu escrevo na fritação do sentimento! CATARSE. "A arte é uma confissão de que a vida não basta" F.Pessoa