A importância do eletricista em uma obra

Saiba porquê não dá pra improvisar na hora de trabalhar com a eletricidade num projeto

Passarinho Arquitetura
Passarinho Arquitetura
3 min readAug 2, 2018

--

Todo profissional tem seu valor e faz a diferença no conjunto de uma construção ou reforma, seja de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, é a união de capacidade e talentos que faz um projeto se tornar realidade. E como estamos falando de sonhos e expectativas, zelo, dedicação e profissionalismo são palavras-chaves. É por isso que hoje vamos abordar a importância do eletricista, cujo trabalho tem uma relevância enorme — seja por questões de segurança ou de competência para tornar possível todos os detalhes pensados que possam envolver eletricidade.

Reprodução

Antes de qualquer coisa, a hipótese de se fazer uma obra sem o auxílio de um profissional preparado deve ser descartada. Não veja a contratação como um custo, mas como um investimento. O olhar técnico e especializado certamente vai poupá-lo de muitos transtornos e até mesmo de riscos. Por isso, planeje seu orçamento para que consiga ter as pessoas certas para as funções certas. Inclusive, a primeira (e talvez mais importante) dica que podemos dar envolve dinheiro.

Não leve em conta apenas o valor! É claro que economizar sempre é bom. Quem está lidando com obras em geral, normalmente possui um limite de gastos apertado. São muitas despesas e a gente sabe: dinheiro não cai do céu. Mas não é novidade: o barato pode sair caro. Um profissional despreparado pode fazer um verdadeiro estrago no seu sonho e ainda colocar sua vida em risco. Eletricidade não é brincadeira. Por isso, na hora de contratar não leve em conta apenas quanto o eletricista irá cobrar, mas as qualificações dele e as referências. Quer uma dica infalível? Ouça seu arquiteto ou engenheiro! A palavra deles precisa ter um peso diferenciado na hora da sua decisão, afinal eles respiram construção.

O eletricista contratado será responsável por colocar em prática tudo o que está descrito no projeto. No banheiro, por exemplo, ele tomará o cuidado de colocar fiações apropriadas para o chuveiro, de modo que o equipamento não fique vulnerável. Na cozinha, o cuidado será com a fiação para que ela suporte o calor de eletrodomésticos como fogão, forno elétrico e micro-ondas. Em relação ao disjuntor, o profissional saberá escolher as potências adequadas. Enfim, são muitos os detalhes que serão levados em conta e que diretamente estão relacionados com a sua segurança. Isso sem falar no quesito iluminação, em que a experiência do profissional faz toda a diferença para que tudo o que foi pensado consiga ser alcançado.

Foto via TEM Sustentável

O eletricista Daniel Medeiros destaca que o erro mais grave que pode existir é justamente o da tentativa de economizar contratando leigos. “A mão de obra de uma pessoa leiga ou despreparada pode até ser muito mais barata que de um profissional da área. Mas essa pessoa, sem conhecimento técnico, pode tentar resolver as situações com a famosa “gambiarra”, podendo queimar aparelhos e o que é pior, colocando a vida das pessoas em risco”, destaca Daniel.

Já deu pra entender um pouquinho da importância de contratar as pessoas certas para os serviços certos, não é mesmo? Pois saiba que no vasto universo dos fornecedores, você pode contar com o seu arquiteto, como adiantamos ali em cima. Afinal, nós temos contatos e experiências com vários profissionais, podendo direcionar as pessoas corretas para fazerem o nosso projeto se tornar real da melhor maneira possível!

Entre em contato conosco e saiba mais. Nossos contatos são: (45) 9 9910–5088 e (44) 9 9859–4414. Além disso, também estamos disponíveis na nossa página no facebook (clique aqui) e no instagram @passarinho_arquitetura.

--

--