Como escolher a cor da parede?

Dentre as milhares de opções das mais diversas paletas, saiba como escolher a cor ideal para as paredes

Passarinho Arquitetura
Passarinho Arquitetura
3 min readOct 22, 2018

--

Reprodução

A cor da parede é fundamental para criação de uma atmosfera agradável na sua casa. Não é apenas um detalhe. Essa escolha vai ter grande impacto no conjunto da obra e no resultado. Há estudos científicos, inclusive, que apontam que a cor afeta mente e corpo. Então, não dá pra vacilar! Antes de adquirir as latas de tintas, veja algumas informações e dicas que poderão lhe ajudar.

1. Analise o espaço

O primeiro passo é olhar, observar e analisar o ambiente que você deseja pintar a parede. Verifique tonalidade dos móveis, detalhes da decoração. Tudo isso vai ajudar você a compreender melhor o estilo do local e como fazer as combinações adequadas.

Via Giphy

2. Priorize as cores favoritas

É importante levar em consideração os gostos pessoais de quem vive na casa. Cada um reage de um jeito aos tons e intensidades. Então, essa priorização vai permitir mais sucesso na hora de escolher.

3. Adeque os efeitos das cores aos ambientes

Quando for escolher a cor, muito importante pensar sobre a influência dela no ambiente. Por exemplo, se você adora vermelho e gostaria que o quarto tivesse uma parede nessa cor é importante ter em mente que a escolha vai influenciar seu sono. Cores mais quentes geralmente são estimulantes. Cores mais frias acalmam e ajudam a descansar. Em caso de não querer abrir mão da tonalidade, uma alternativa pode ser colocá-la na sala ou escritório.

4. Verifique a iluminação

O comportamento das cores se altera conforme a iluminação do ambiente. Lâmpadas brancas, por exemplo, clareiam tonalidades, enquanto as amarelas tendem a intensificar a esquentar as cores. As coloridas, por sua vez, podem mudar totalmente a matiz na parede.

Via Giphy

5. Tenha em mãos o círculo cromático

O círculo cromático ajuda a identificar a melhor combinação de cores. Sua versão mais simples é composta por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias. Aplicativos como o Colour Wheel (Android) e Poket Color Wheel (iOS) ajudam a entendê-lo melhor.

6. Localização do imóvel em consideração

O imóvel fica na cidade ou no campo? A escolha das cores pode ser influenciada pelo contexto da morada e pela — falta de — natureza ao redor. Pense nisso!

7. Atenção ao acabamento

Com diversas opções no mercado, as tintas variam em textura e acabamento. É importante estar atento à isso!

Via Giphy

8. Simule a pintura

Há sites gratuitos e pagos para testar a cor antes de pintar e também opções de testes de cor. Se informe e tente usar esses recursos. Podem fazer a diferença!

9. Defina a área a ser pintada

O cômodo todo ou apenas uma parede? Reflita, analise e tome a decisão. A segunda opção pode ser melhor, mas isso vai depender do conjunto da obra.

10. Busque inspirações

Antes de arriscar, reúna fotos de ambientes com as cores que você tem em mente. As referências da vida real vão te dar uma dimensão do que você deseja e pistas se a combinação de cores será certeira.

11. Procure um especialista

Contrate um arquiteto ou designer de interiores. Ele poderá te ajudar em todo esse processo, com técnica e um entendimento global. Muitas vezes, a tentativa de fazer por conta, pode fazer com que o resultado alcançado não seja tão positivo.

Gostou das dicas do dia? Entre em contato conosco para que possamos juntos escolher as melhores cores para as paredes que andam precisando de mais cor por aí. ;) Acesse o nosso Facebook e curta a nossa página. Não esqueça de curtir também o nosso instagram, pois lá sempre temos stories em tempo real dos acompanhamentos de obras, além de dicas que só publicamos lá.

--

--