O desenvolvimento do Programa de Mentoria em Dados

Bianca Nassif
Passei Direto Product and Engineering
4 min readMay 14, 2021

Em 2019, nós avançamos bastante com o acesso aos Dados aqui na Passei Direto: entregamos o Data Lake e construímos nossas primeiras tabelas de BI.

Em 2020, como contamos aqui nesse artigo, avançamos na frente de ferramentas de dados: disponibilizamos o Athena e o Quicksight para que todos da Passei Direto pudessem realizar consultas, dashboards e análises de forma autônoma.

Nesse contexto de maior acesso aos dados e ferramentas de dados, começamos a identificar as dificuldades das pessoas ao aprender a utilizar as novas ferramentas.

Foi então que surgiu a ideia de testar a execução de um Programa de Mentoria para apoiar o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, extrairmos o máximo de valor dos dados e ferramentas que disponibilizamos.

O piloto inicial e os aprendizados

O programa piloto iniciou em Outubro de 2020 com a entrada de 3 novos Analistas de Dados.

Pareamos cada Analista com um Cientista de Dados de referência — que já estava aqui há mais tempo e tinha o conhecimento sobre nossas tabelas, processos e ferramentas.

Fizemos uma rápida reunião de kickoff para passar diretrizes básicas. Em apenas 1 semana após ter surgido a ideia, o piloto já estava rodando.

Após 1 mês, reunimos as 3 duplas do piloto para um checkpoint e avaliação dos resultados.

Descobrimos que programa piloto não foi muito bem sucedido: apenas 1 das 3 duplas conseguiram de fato manter uma rotina de sessões de forma consistente.

Por outro lado, os feedbacks desse piloto foram a chave pra estruturarmos melhor o programa.

Aprendemos que:

1- É essencial definir um objetivo para tornar as sessões da mentoria mais produtivas

2- Seria necessário trazer um pouco mais de estrutura e diretrizes para o programa

O Programa de Mentoria com os ajustes incorporados

Com base nos feedbacks do programa piloto, adaptamos a proposta inicial..

Além dos 3 analistas, convidamos mais 3 pessoas fora da área de Dados para participarem do Programa.

Dessa vez, todos definiram o seu objetivo de aprendizado.

Definimos os pares, fizemos o kickoff e incentivamos as duplas a marcarem suas sessões recorrentes semanais.

Após 2 meses, fizemos um novo checkpoint. Descobrimos que definir um objetivo inicial e trazer diretrizes para frequência das sessões realmente funcionou muito bem!

  • 2 pessoas cumpriram 100% do seu objetivo inicial e 4 pessoas o cumpriram parcialmente através do programa.
  • Diferentemente do piloto, todos mantiveram as sessões semanais recorrentes e ficaram muito satisfeitos com as reuniões!

Além disso, aprendemos também nessa fase que:

3- Funciona muito bem conectar a mentoria a um desafio prático

Aqueles que definiram objetivos muito amplos, como por exemplo: “aprender Python” ou “aprender SQL” não conseguiram alcançar 100% do seu objetivo. E, como consequência, não ficaram tão satisfeitos ao final do programa.

Por outro lado, quem definia um objetivo mais específico e conectado a um desafio prático, como, por exemplo, a “construção de um job em Python para automação de uma rotina” ou a “construção do meu primeiro dashboard”, conseguiram alcançar 100% do objetivo e ficaram mais satisfeitos.

Ao conectar a mentoria a um desafio prático, além do aprendizado, a dupla também tinha um resultado tangível e que trazia valor para o negócio ao final do programa.

4- Utilizar cursos online de forma complementar funciona muito bem

Os mentores indicaram cursos e compartilharam materiais de referência para apoiar no objetivo dos mentorados.

Foi excelente porque, dessa forma, os cursos apresentavam uma visão geral e teórica sobre o tema, enquanto as mentorias eram mais focadas em dúvidas específicas e nos desafios práticos.

A ampliação do Programa

Por fim, após muitos ajustes e aprendizados, chegamos na nossa estrutura atual:

Etapas da mentoria

Lançamos oficialmente o Programa de Mentoria internamente em Fevereiro de 2020 e, até hoje, mais de 15 pessoas da Passei Direto já foram diretamente impactadas pela iniciativa.

Para escalar a iniciativa, convidamos pessoas de referência de outras áreas para serem mentores também. Dado que eles participaram como mentorados, naturalmente eles tinham essa vontade de retribuir o suporte.

O reconhecimento ao final do programa

Aproveitamos o canal do slack #pd-dados para reconhecer aqueles que cumpriram o seu objetivo de aprendizado com a mentoria,

Reconhecimento ao final do programa no #pd-dados

Além disso, nós também enviamos para cada mentor um certificado individual com a mensagem de agradecimento do seu mentorado:

Certificado ao final do programa

Os resultados alcançados

Resultados

Nós estamos conseguindo cumprir o objetivo de acelerar o desenvolvimento das pessoas na Passei Direto em relação a Dados e ficamos muito felizes por ver que, cada vez mais, nos aproximamos da nossa missão de extrair o máximo de valor dos dados para direcionar melhores decisões!

Ainda temos muito a evoluir, mas espero que os aprendizados ao longo dessa nossa jornada possam também apoiar outras empresas que, como nós, buscam democratizar o acesso aos dados e consolidar uma cultura cada vez mais Data Driven.

Não desistam de uma ideia muito legal só porque a primeira tentativa não deu certo. Construa as soluções em conjunto com os participantes escutando todos os feedbacks com muito atenção e adaptando a proposta até chegar num formato ideal.

--

--