Product discovery na prática

Maíra Amelia
Passei Direto Product and Engineering
4 min readNov 27, 2019
Photo by Clark Tibbs on Unsplash

Você já passou por uma situação de testar um protótipo e perceber que não há brilho nos olhos de quem está utilizando ele, né? Pois é, muitas vezes, mesmo com um bom trabalho do Product Manager e time, os produtos são feitos de forma desconexa com o usuário e com os próprios valores do produto.

Invenção de um produto é fundamentalmente um processo criativo. Por Marty Cagan.

Nesse artigo do Marty Cagan ele explica em mais detalhes, que, como PM, você precisa entender as motivações e necessidades do usuário, oportunidades do mercado e validar as hipóteses criadas.

Esse processo “criativo” vai depender muito dos objetivos e problemas a serem estudados, e conforme a prática do processo acontece, você vai aprendendo como direcionar o esforço e que técnicas utilizar.

Sou Maíra Amelia, PM no Passei Direto, e depois de ver algumas palestras e artigos sobre o assunto, resolvi contar um pouco do processo de Product Discovery da forma como levamos por aqui ;)

Quando começamos uma nova iniciativa que tem alto impacto no negócio e para os nossos usuários, seguimos um roteiro básico para garantir que iremos desenvolver algo que seja desejável, factível e que tenha boa usabilidade::

  1. Defina o objetivo — Defina um objetivo alinhado com as necessidades do negócio;
  2. Entenda o problema — Reúna todas informações que possivelmente já existem;
  3. Pesquise — Busque as informações que você ainda não tem;
  4. Compartilhe com o time — Envolva o time o quanto antes na cocriação das hipóteses e soluções;
  5. Evolua o processo de discovery — a cada nova oportunidade repense o que você pode melhorar.

Defina o objetivo

O objetivo é muito importante, pois é o direcionamento para você avaliar o sucesso ou não de um novo produto / feature. Pode acontecer do objetivo estar claro e alinhado com as necessidades do negócio, porém tem casos em que definir o objetivo faz parte do processo de discovery. Uma técnica que utilizamos bastante nesse caso é o Design Sprint, onde reunimos stakeholders e, na fase inicial do processo, com o consenso de todos envolvidos definimos o objetivo do projeto.

Entenda o problema

Você precisa conhecer a fundo o problema, e existem várias formas: conversar com pessoas que já trabalharam em questões parecidas e buscar dados qualitativos de pesquisas anteriormente feitas e também dados de uso do seu produto ou de outros produtos do mercado. Aqui no PD as entrevistas e pesquisas com usuários são recorrentes e são um ótimo insumo para início dos projetos.

Pesquise

Nesse momento vamos atrás de novas informações com intuito de direcionar nosso processo de discovery. O UX research do seu time deveria ser seu amigo inseparável neste momento :)

Variamos bastante aqui de acordo com as necessidades e momento do projeto, então usamos muito:

  • Questionário, usamos o Hotjar para apresentação das perguntas de acordo com clusters definidos;
  • Gravação de tela e Heatmaps, para entendimento no contexto de uso;
  • Dados quantitativos, para entender comportamentos comuns dos usuários, analisando informações gravadas em banco e por ferramentas de tracking;
  • Benchmarking, para entender como os problemas são resolvidos por outros produtos;
  • Testes de usabilidade, para entender se hipótese e soluções se aplicam. Dependendo do momento do projeto, pode trazer insights decisivos!

Compartilhe com o time

O PM e sua parceria inseparável, a liderança técnica, devem envolver o time o quanto antes para discutirem juntos hipóteses e ideias de soluções. Desta forma, o time ganha contexto, agilidade e o produto ganha idéias ainda mais inovadoras. Nesta etapa, fazemos brainstormings e reuniões de alinhamento com o time.

https://storage.googleapis.com/designsprintkit/media/01c_hmw_voting.jpg

Evolua o processo de discovery

O processo de descoberta simplesmente não é previsível e, por isso, pode parecer desconfortável e inviável. Porém é partir dos primeiros passos de cada discovery que vamos descobrindo boas práticas para cada caso, e como melhorá-las. Assim como eu, tem um montão de pessoas compartilhando sobre esse assunto por aí, vou colar aqui em baixo alguns links de referência :)

Enfim, se você está pulando esta etapa no desenvolvimento do seu produto, repense seus processos e, se quiser falar um pouquinho mais sobre isso, estamos aqui pra conversar ;)

--

--