Calçada do Mercado Velho de Rio Branco, com vista para o Rio Acre.

Como foi facilitar um Startup Weekend pela primeira vez.

Marcos Medeiros
Passos Inquietos
Published in
8 min readNov 26, 2015

--

Uma breve história sobre minha primeira ida ao Acre e primeira facilitação de um Startup Weekend.

ORIGENS

Tudo começou em um fim de semana normal de trabalho. O ano era 2013. Sábado quente. Eu e Tatiana estávamos trabalhando na Terra Verde quando de repente chegou uma mensagem em meu Facebook. Bah, era o guri Guilherme Schwade, que conheci no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia — COBENGE 2011 em Blumenau. Ele pediu para que eu respondesse um questionário sobre a validação de um problema dentro de uma competição de startups, o Startup Weekend Porto Alegre.

Até então de nada eu sabia sobre o Startup Weekend, e dei um google. Nuuuu… Fiquei impressionado com a dimensão da parada. Uma grande rede, mundial, com ainda pouca presença no Brasil. Eita! Quero participar de um! Quando vai ter aqui por perto?

Primeiro Startup Weekend Fortaleza. Nov/2013.

Quando chegou em Fortaleza, decidimos que entraríamos como apoiadores do evento, com a Terra Verde, atuando da área de design e comunicação, e isso foi maravilhoso, experiência única. Nos demos conta de um novo jeito de pensar empreendedorismo, gestão, modos de trabalho. Business Model Canvas e The Lean Startup foram só duas das novas linhas de pensamento e aprendizado que viraram nosso mindset.

Passaram alguns meses, organizei outras edições, entrei como participantes, mentorei e fui me apaixonando cada vez mais por esse movimento e por essa comunidade. Até que fui convidado para o #UpBrasilSummit.

A CHAVE GIROU

Dois anos depois de ouvir falar no Startup Weekend pela primeira vez na vida, foi convidado para participar do primeiro encontro nacional de organizadores do evento.

Belo Horizonte, julho de 2015. Ecossistemas, pessoas, comunidades, mentoria, startups… Temas que discutirmos em dois dias de evento do Ibmec em Minas e trouxeram, sem dúvidas, aprendizados muito significativos. Lá fiz amigos incríveis, conheci pessoas maravilhosas e levei pra casa um carinho maior ainda por toda comunidade Startup Weekend.

Nesse retorno, surge então o convite para que eu me junte ao time de facilitadores do SW no Brasil. :) Felicidades muitas! Ansiedade tremenda!

Alguns treinamento depois, a nova turma de facilitadores estava apta. Éramos eu (CE), Rayanny unes (RN), Rafael Leite (SC), Lucas Lorenzon (ES), e Zenuel Costa (PE).

E ai, qual será o primeiro? Logo foi definido um. Destino: SWRioBranco. Passa o tempo e chega a data da viagem.

#PARTIUACRE

Vista aérea de Fortaleza

Para começar bem, saindo de Fortaleza, o piloto do Boeing da Gol nos dá de presente um vôo panorâmico por Fortaleza, contornando quase todo costa leste e norte da cidade para então tomar rumo de Brasília. Olha que corra marlinda! Uma sensação boa de carinho pela terrinha. Fortaleza, o Recanto dos Suricates do Brasil. :P

Quinta, 19 de novembro de 2015, fim de tarde. O voo segue. Neste momento estou no mesmo vôo, escrevendo este texto, quase chegando em BSB, e enfim pegar a conexão para Rio Branco, capital do Acre! ❤

Rio Branco que tem esse nome em homenagem ao Barão de Rio Branco, diplomata carioca que após a Revolução Acriana, foi responsável pelo Tratado de Petrópolis, documento qual fez com que o Acre deixasse de ser território da Bolívia e passasse a ser pertencente ao Brasil. Você sabe a origem do nome da sua cidade? Se não, dá um google ai e posta nos comentários! :)

BOM DIA, RIO BRANCO!

Depois de uma longa viagem e chegada a noite em Rio Branco, dormir foi necessário. Felicidade foi amanhecer no dia seguinte e descobrir que tinha bike disponível os hóspedes do hotel. Não deu outra. Sobre duas rodas saí cortando a cidade para sentir o cheiro e ver a cara do Acre. Uma hora de bicicleta num calor maluco de 35°C.

Calçada do Mercado Velho com Rio Acre
Palácio Rio Branco (esq.), Passarela ícone da cidade (centro), Umas das principais vias da cidade, Avenida Ceará (dir.) A região do Acre, quando ainda pertencia a Bolívia, sofreu forte imigração cearense no final do século XIX, devido à seca no sertão nordestino e a promessa do El Dorado dos seringais.

Depois disso nos reunimos com os Mentores do #SWRioBranco na sede do Sebrae. Momento de todos se conhecerem, trocar experiências e nivelar sobre o objetivo e espírito do Startup Weekend.

BORA?

Cai a noite, hora de iniciar os trabalhos. Destino: Universidade Federal do Acre. Essa foi a casa do SW entre os dias 20–22 /nov/2015 em Rio Branco. 84 inscritos. Eles foram chegando pouco a pouco, tomando as mesas e cadeiras do salão. Um dos maiores desafios foi deixar a energia de todos bem alta, para que eles pudessem entender bem a filosofia e aproveitar ao máximo a experiência de participar de um SW.

Foram 31 ideias. 14 selecionadas. E eles não queriam ir pra casa.

Às 21h45m o Victor Hugo, cabra bom lá de Uberaba, fundador da Trackage, prendeu a atenção do pessoal com sua palestra sobre Validação e Modelo de Negócios. Naquela animação e gás todos, mais de quase 40 pessoas viraram a primeira noite já iniciando seus trabalhos preparando as validações. ÀS 02h00m resolvi dar um gás na galera falando sobre a escala From Zero to Hero, e eles poderiam melhor aproveitar a estrutura do evento para aprender a avançar ao máximo. Acabei por virar a noite com todos lá… Dormi apenas 50min entre sexta e sábado. A energia tava alta, galera no gás. =) Valeu a pena.

Toda ideia precisa ser validada. Não existe produto que sobreviva ao primeiro contato com o cliente, e no SW sábado é dia de validar. Nenhuma equipe ficou no campus da UFAC! Todas saíram pra validar e voltaram, entre frustrações e motivações, com muito aprendizado diante dos seus projetos. Focaram no problema e criaram MVPs realmente funcionais.

From Zero to Hero ainda em fase crítica..rsrsr (esquerda) e mentorias (centro e direita).

Sábado à noite, como de costume, as equipes tiveram um minuto para o Status Report, momento onde elas falam como estão, como foram as atividades, dificuldades, ganhos, e quais os próximos desafio para o último dia de atividade. Depois disso, o Aluir Dias, outro cabra bom, mineirin de Belzonte, fundador da Techmall, fez palestra sobre Pitch. PITCH! Equipes com olhos vidrados, e tooooome trabalho.

O famoso Tacacá da Dôra. Praça da República. Rio Branco, AC.

Demos uma pausa para conhecer um pouco mais de Rio Branco. Saímos com alguns mentores e organizadores para a Praça da República, comer o famoso Tacacá da Dôra. Mas enfim… Tentei comer ao prato pela segunda vez na vida, e não rolou. Espero gostar das próximas vezes… #KeepEating.

Na madruga de sábado pra domingo também teve atividade pra manter a galera acesa! O Victor Hugo fez o pitch da Trackage para todos ouvirem e se inspirarem. Foi massa, e a galera continuou vidrada nos projetos. Alías… me surpreendi com a força que a galera do Acre tem em virar a noite, se manter no gás e conseguir fazer as entregas.

ÚLTIMO DIA

Domingo de Startup Weekend é corrido. Às 10h iniciamos o Pré-Pitch. Nesse momento as equipes fazem participantes fazem suas apresentações para um pequeno corpo de mentores para receberem feedbacks e melhorarem suas apresentações para a final do evento. A maioria conseguiu performar muito bem depois dos embate com os mentores.

A tarde foi de tensão, como de se esperar, mas a galera da organização estava empenhada e em deixar tudo pronto e acalmar a galera. Servimos picolé pra eles. :)

Pitches finais

O encerramento do evento foi bom para misturar perfis diferentes. De empresário a Secretária de Estado, tivemos jurados que cumpriram muito bem seus papéis e deixaram ali um laço para o pós-evento e fortalecimento da comunidade. E ver isso acontecer é lindo. Sobre a energia das pessoas, acho que já falei demais.

EQUIPES CAMPEÃS

  • 1º lugar // Garçom Fácil: plataforma para conectar garçons a restaurantes e buffets. >>> Eles faturaram R$2.000,00.
  • 2º lugar // Aqui tem Medicamento: plataforma que indica estoque de medicamento em farmácias.
  • 3º lugar // CA.Energy: sistema de detecção de ligação direta em redes de energia elétrica.
  • Menção Honrosa // Hot Pepper: Clube de assinatura de produtos sensuais.
Encerramento do #SWRioBranco

ATÉ LOGO, ACRE.

Saí de Rio Branco com um sensação de aprendizado massa. Facilitar pela primeira vez foi incrível. Como empreendedor voltei empolgado, mais centrado, e ciente dos paralelos loucos mentais que nos tiram do eixo. Como Brasileiro, voltei ainda mais apaixonado pelo meu país ❤. E os resultados disso vão além de insatisfações políticas e econômicas. Admirar e viver as culturas desse país é impagável.

Nada teria acontecido de maneira tão boa e empolgante se não fosse a força do time de organização do SWRioBranco: Thiago Cabral, Fábio Ortiz, Roberto Hortences, Wilza Assef, Alex Lima, Samuel Araújo, Caroline Garcia e Rodney Jr. Eles foram os responsáveis em criar a oportunidade para dar um open mind em todos aqueles que dedicaram um fim de semana para formar equipes e criar um negócio inovador. Sem falar no carinho e atenção com o qual todos nós visitantes fomos tratados. Obrigado por tudo, galera. Vocês são massa. :)

Bandeira Verde e Amarela e homenagem ao Brasil, com a Estrela Altaneira vermelha, representando o sangue dos bravos que lutaram pela a anexação região do Acre ao Brasil.

E ai, curtiu esse história? Clica no ❤ ai de baixo e depois dá um follow para acompanhar as outras que trarei por aqui.

Keep walking…

--

--

Marcos Medeiros
Passos Inquietos

Nordestino, nascido em Teresina, e morando em São Paulo. Apaixonado por viagens, cozinheiro por amor e Community Manager na Ambev.