Pessoas, comunidades e experiências: um ensaio sobre o #TSBrasilSummit 2016

Marcos Medeiros
Passos Inquietos
Published in
8 min readJul 16, 2016

--

Lembranças e fatos não planejados sobre a conferência que reuniu os Community Leaders e organizadores do Startup Weekend no Brasil em São Paulo.

07 de julho de 2016, tarde de quinta-feira, estava eu pedindo carona para o aeroporto no sinal da Av. Alberto Craveiro em Fortaleza. 50min pra decolar e eu batendo na porta dos carros com medo de perder o voo. Deu certo, e esse foi o termômetro para minha última ida a São Paulo.

Dessa vez foi por causa do Techstars Brasil Summit, evento que reuniu no Campus São Paulo, mais de 100 Community Leaders (CL’s) envolvidos na organização do Startup Weekend pelo Brasil. Foram 20 estados, capitais e interior, muito mais mulheres que no ano passado. Estamos evoluindo.

O objetivo de juntar esse monte de gente boa e diferente foi um só: discutir melhorias e trocar experiências sobre as comunidades de startups. Foi assim ano passado em Belo Horizonte, quando houve pela primeira vez esse encontro em nível nacional. Depois de lá, tanto eu como vários outros CL’s voltaram pra casa inspirados a continuar movimentando sua região. Seja com mais eventos, mais meetups, mais colaboração entre diferentes atores, ou simplesmente fazendo suas empresas decolarem.

Tonico Celestino e Andrezito Hotta

::: ABERTURA :::

Tudo começou quando o André Hotta sugeriu que eu e Preta bolássemos algo pra abrir o Summit. Dentre alguns planejamentos que deram e não deram certo, falamos pra todo mundo e abrimos os trabalhos. Pra mim, a melhor parte foi poder recitar um cordel com essa grande amiga, desmetrificado claro, que escrevi já no voo para SP. Essa foi a melhor forma que consegui mostrar meu carinho por essa comunidade.

Cordel Atravessado para o #TSBrasilSummit 2016

Vamo lá, deixa eu me aquietá
Sim, eu tava ansioso
Mas por que não deveria estar?
Esse é um momento fervoroso
Onde as cabeças estão se encontrando
E as bocas estão compartilhando
Muitas histórias e experiências
De várias cidades, um povo massa
Que eu tô ligado que curte uma cachaça
E também outras essências =P

Daqui eu vejo um povo engraçado
Metade nem conheço
E espero que ao voltar pro seu estado
Virem sua cidade do avesso
Façam o povo agir
Empreender, se divertir
Pois acho que foi pra isso que você veio
Aprender, conectar
Interagir e inspirar
Você e seu próprio meio

Da programação não vou nem falar nada
Vai ter hora certa pra isso
A gente gosta é de uma zuera danada
E #VaiTerAndante pra ajudar nisso!
Agora vá devagar com esse mel
Pra não ficar dando cambalhota no hall do hotel.
Aprecie a pinga com moderação
Porque por mais que você queira
Perder as estribeiras
Amanhã ainda tem programação

Aos que tão no summit pela primeira vez
Dou minha sincera boa vinda
Espero que seja foda pra vocês
Tá só começando ainda
E prum cara metido a holandês lá de Pernambuco
Deixo um aviso lean, enxuto:
Floraaa, manda um recado pra Luiiiiz!
Avisa que esse ano vai ser massa
Pois ano passado ele perdeu essa bagaça
Mas chegou o Summit que ele tanto quis

Olha, tem gente de Santa Maria à Manaus
20 estados, 35 cidades
Reunidos aqui em SP
Nesse friozinho de 12 graus.

Meu tempo tá acabando
Tá na hora de encerrar esse cordel
E uma última ideia vou deixando,
Espero que vocês tirem ela do papel
Vamos pintar esse Google Campus
Com a tinta das nossas vivências
Enfeitar nossa alma de alegria,
Aprendizado e boas experiências
Pois nesse labirinto místico onde os grafites gritam
Tem conteúdo, comida, e espaços que não se limitam
Tudo disponível pra mim e pra vocês
Gente boa à granel
que vai do ‘A’ de Aline ao ‘Z’ de Zenuel
Tudo começando hoje, no Summit 2016.

::: STARTUP WEEKEND WOMEN :::

Dentre muitos outros conteúdos debatidos, fiquei muito feliz com o do Starup Weekend Women. Iniciativa que foi fruto do encontro das meninas no #UpBrasilSummit ano passado em Beagá. Elas apresentaram a evolução da presença feminina no Startup Weekend, os planos para este ano e o quanto iniciativas como essa tem sido essenciais para aumentar a diversidade, ressaltar o protagonismo feminino e fortalecer o ambiente de empreendedorismo.

Da esq. pra dir. — Victoria Mutran (Mestranda em Eng, de Produção — USP), Preta Emmeline (Coordenadora de Projetos da ABStartups), Rayanny Nunes (Fundadora da Klipbox) e Monique Fernandes (CEO da Tagarela)

::: ECOSSISTEMA DE STARTUPS :::

Mais uma vez lembrado, conversamos sobre o White Paper redigido pela em 2014 pela UP Global e Techstars, que reúne pesquisas que fornecem conselhos para empreendedores e destaca alguns ingredientes comuns que ajudam a promover ecossistemas bem-sucedidos. Ele é baseado nos 5 pontos que estão listados na imagem abaixo. Se quiser mais, vá aqui: Clica, e lê o white-paper, macho véi e macha véa!

5 Ingredients For Fostering A Thriving Startup Ecosystem

::: COMUNIDADES :::

Foi bom ver que cada vez mais temos cidades espalhadas no Brasil com empresas e líderes que estão fazendo a diferença localmente. Dessa vez o Summit conseguiu reunir mais pessoas nesse perfil, uma galera que tá se doando bastante por ai, assim como as que estão nos grandes centros, e que querem e merecem ser vistas, reconhecidas, ter espaço e voz. Próximo ano o Brasil estará ainda melhor representado, natural e diverso, como ele é.

Da esquerda pra direita: Thiago Diniz (CTO do Chef’sClub), Dudu Rocha (VC na Triaxis Capital) e Luiz Gomes (CPO da Lotebox — O home dos containers)
Da esquerda pra direita: Cody Simms (Diretor Executivo da Techstars), David Brown (Fundador da Techstars) e André Hotta Simms Brown (Regional Manager da Techstars no Brasil)
Dudu Sexy Rocha ❤

::: SÃO PAULO :::

Meu, dessa cidade doida não vou nem falar nada. Quer dizer, eu vou. A gente chega nela e pouco a pouco ela vai revirando a gente do avesso do avesso do avesso e do avesso. A gente sai perturbadim, e ainda com a catota preta! Confesse! Amo demais essa cidade, que acolhe tanta gente boa e vive num ritmo frenético maluco que pela 4ª vez tenho a chance de sentir. Voltarei sempre que puder.

::: ALEATORIEDADES :::

  • Cantamos e dançamos Anitta na abertura. Preta passou batom em mim.
  • Tive aula de frevo em frente ao MASP com o Braguinha (André Braga, fundador do Eventick). Um cara que tive o prazer de conhecer e é super sangue bom.
  • Dançamos, eu e Dudu Rocha, “A minha mãe deixa” na Avenida Paulista, e é claro que não há fotos disso. =P
  • Voltei mais Pernambucano depois de conviver tanto tempo com esse povo amado. Por um momento achei que o Campus estava encravado em algum lugar imaginário entre a Rua do Apolo e a Praça do Arsenal. ❤
  • Maldita hora que o Safadão gravou “Vou dar virote”.
  • Dormir com 8ºC e acordar com 28ºC vai acabar com sua saúde sim, amiguinho! Eu e mais um monte de gente voltamos constipados e sinusitados depois dessa história de põe o casaco, tira o casaco, põe o casaco, tira o casado. Sol, vento frio, calor da peste, tudo ao mesmo tempo entrando pelo seu nariz! Enfim…
  • Comer cachorro quente com purê é bom sim!
  • Pela primeira vez ninguém me disse que eu pareço o Emicida! Estamos virando a chave. =)
  • Aprendi novas expressões e comprovei que tava todo mundo virado no mói de coentro!
  • Não é sari, lenço, ou écharpe, é pashmina! E era quase o objeto mais cobiçado do Summit.
  • Imitar a risada dos outros pode ser um ciclo vicioso.
A pashmina mais desejada
Amigos
Todos por Malala

TCHAU.

Pra terminar deixo aqui meu agradecimento ao Hotta, que segundo o Gerson Ribeiro é um “herói silencioso que é diretamente responsável por dezenas de milhares de transformações na vida de pessoas que estão aprendendo a criar negócios e crescerem como pessoas. […]. André Hotta você nunca será capaz de medir o impacto colossal que seu apoio trará para a transformação desse país. Sou seu fã e te admiro muito, principalmente pela sua sincera modéstia e simplicidade”. Parabéns também ao time da Techstars no Brasil que tocaram esse encontro!

Somos seres que, muitas vezes (ou quase sempre) nos sentimos sozinhos, e encontrar gente como as que estavam ali, que compartilham das mesmas dores e anseios, é uma dose de ânimo para de seguir na jornada empreendedora. Amigos e parceiros que ouvem e trocam uma ideia pra te ensinar, e te jogar pra cima. Com gente assim em volta, aquela história de que “um passo dado e você não está mais no mesmo lugar” tem muito mais valor.

Time de Facilitadores do Startup Weekend Weekend no Brasil

P.S.1: Quase todas as fotos desse post são da Flora Lins. O resto são minhas.

P.S.2: Presentes que ganhei, com licença, por favor, obrigado. =P

Material do #TSBrasilSummit (à esq.) e Livro fotográfico sobre o Sertão Nordestino e lembrancinhas de São José de Ribamar — MA. (à dir.) Obrigado pelo carinho cujo qual não sei nem agradecer, Laíza, João e Karol! Adorei os livros e tudo mais. Vocês sabem do carinho e respeito que tenho pela cultura do MA e da admiração pelo que vocês fazem em SLZ. Continuarei cantando boi pelos corredores e calçadas onde estivermos. Adoro vocês.

Gostou? Clica no ❤ ai! =)

--

--

Marcos Medeiros
Passos Inquietos

Nordestino, nascido em Teresina, e morando em São Paulo. Apaixonado por viagens, cozinheiro por amor e Community Manager na Ambev.