#BoycottByron: a hamburgueria em Londres que entregou trabalhadores ao departamento de imigração

Pelo menos 35 pessoas do Brasil, Nepal, Egito e Albania foram detidas depois de uma fiscalização do Home Office, o departamento que trata da imigração no Reino Unido, em hamburguerias da rede Byron, em Londres.
O caso ganhou repercussão depois que um funcionário denunciou ao jornal El Iberico o que aconteceu: os trabalhadores foram chamados às lojas para um suposto treinamento. Pouco depois de chegarem aos locais, foram detidos pelos policiais do Home Office por estarem em situação irregular.
A rede Byron confirmou ao jornal The Guardian que recebeu e cooperou com a fiscalização, mas não respondeu se teria enganado os funcionários com o chamado para o treinamento. Depois da denúncia, os consumidores começaram uma campanha de boicote à rede, a #BoycottByron. A suspeita é de que a Byron tenha entregado os trabalhadores para evitar pagar multa por empregar imigrantes com documentação irregular.
Consequência do Brexit?
Muitos britânicos que votaram pela saída do Reino Unido da União Européia alegaram que a imigração precisava ser controlada. A nova premiê, Theresa May, já atuou forte contra os imigrantes nos últimos anos, enquanto esteve no cargo de ministra do Interior.
Na reportagem abaixo, do jornalista Sergio Utsch, dá pra entender um pouco mais o cenário atual no Reino Unido, que é de medo pros imigrantes ilegais.