Google “sheep view”: como ovelhas colocaram um pequeno arquipélago no mapa

Caroline Ribeiro
Pastel de Nata
Published in
2 min readJul 20, 2016

A foto acima é de uma paisagem linda? Sim! E tem muito mais pra gente admirar. Tudo graças a ovelhas e a uma jovem apaixonada pelo lugar onde nasceu.

Durita tinha um objetivo simples: conseguir mostrar imagens das Ilhas Faroe, arquipélago dinamarquês, para os amigos mundo afora. O problema: o Google Street View nunca passou por lá.

A jovem pensou numa maneira de resolver a situação. Faroe significa “ovelha”. De fato, é possível que o número de ovelhas no arquipélago seja o dobro da população. Assim, Durita resolveu convocar estas moradoras para o trabalho! Nasceu o Sheep View 360, para botar pra frente o projeto #wewantgooglestreetview.

As ovelhas, com câmeras 360º acopladas, saem livres passeando pelas ilhas e registrando tudo da maravilhosa paisagem.

Durita explica no vídeo que, além da câmera, o sistema acoplado nas ovelhas tem ainda um celular e painéis solares. “Funciona muito bem e as ovelhas nem notam”, diz.

Com as imagens captadas pelas ovelhas, Durita vai abastecendo o Sheep View 360, mas o objetivo da equipe não é substituir o Google Street View. É justamente fazê-lo chegar até lá.

Toda a aventura das ovelhas, e também as espetaculares imagens das Ilhas Faroe, pode ser vista no site. Você também encontra dicas sobre onde ficar, o que ver, fazer, curiosidades sobre as ilhas. O arquipélago fica nesse cantinho no norte do oceano Atlântico, perto da Islândia e da Escócia.

Alguém mais, além de mim, já começou a planejar a visita? ;)

--

--

Caroline Ribeiro
Pastel de Nata

Brazilian freelance journalist living in Lisbon. Fan of simple moments. Little pieces about life and work.