Google Sheep View: ovelhas conseguem levar o Street View para ilha dinamarquesa

O Google respondeu, hoje, ao pedido mais que original dos moradores das Ilhas Faroe, arquipélago dinamarquês pequenino e (por enquanto) desconhecido: vai ter Street View por lá!

Contei essa história aqui. Os moradores das Ilhas Faroe lançaram, há cerca de três meses, o projeto #wewantgooglestreetview. Basicamente, queriam chamar a atenção do Google para mapear as ilhas. E conseguiram, com muita criatividade. Instalaram câmeras de 360º em… ovelhas! O arquipélago tem 18 ilhas, onde moram 50 mil humanos e 70 mil ovelhas! Nada melhor, então, do que convocar as peludas para o trabalho. As “cinegrafistas” saiam livremente andando pelas ilhas, captando tudo.

O Sheep View registrou imagens belíssimas das Ilhas Faroe, que ganharam o mundo através do site criado especialmente para o projeto.

No tweet, o Google brinca: “vocês ‘baliram’, nós ouvimos”, em resposta ao pedido das ovelhas!

Agora, Sheep View e Street View trabalham em parceria. O Google disse que considerou a iniciativa brilhante e resolveu ajudar. Emprestou todo o equipamento necessário para alimentar o Street View, incluindo mais câmeras, e enviou uma equipe de treinamento para ensinar a comunidade a trabalhar com os aparelhos.

A Durita, jovem idealizadora do projeto, explica no vídeo acima como tudo vai funcionar. A ideia é que qualquer pessoa possa ajudar na missão. Moradores, turistas.. As câmeras vão estar disponíveis para todos. Ah! E as ovelhas continuam em serviço, claro.