Cachaça, melhor destilado na coquetelaria

Giuliano Griffante
Pátio 217
Published in
2 min readJul 30, 2020

Se tem um destilado que não falta no meu bar, é a cachaça. Versátil, acessível, complexo em sabor e ainda por cima, produto nacional.

Até bem pouco tempo atrás eu dava mais bola para gins e whiskies, destinando um pedaço pequeno do meu bar para as cachaças. Duas garrafas está ótimo, uma envelhecida e outra prata. Pra que mais?

Assim como o universo dos vinhos, o universo das boas cachaças não tem fim, cada uma é diferente da outra e determinadas regiões do Brasil produzem diferentes tipos de cachaça, sem contar que temos acesso aqui no Brasil a produtores bem pequenos, com uma produção super limitada e lojas especializadas exclusivamente nessa bebida, normalmente encontradas nos mercados municipais das capitais.

Hoje meu bar conta com cerca de 10 rótulos. Acho pouco ainda, tendo em vista que o Brasil conta com mais de 30 mil produtos e 5 mil marcas da bebida, conforme artigo publicado pelas revista online Pesquisa Fapesp, em 2003, mas é o que cabe no meu espaço.

Cachaças de diferentes regiões do país

Eu já falei outras vezes aqui que acho importante comprarmos produtos de qualidade, e isso vale pra cachaça também, não faz sentido pagarmos R$ 150 por uma garrafa de gin inglês e não queremos pagar R$ 60 por uma garrafa de cachaça. Boas cachaças custam alguns bons "dinheiros", mas é possível encontras excelentes opções de cachaças a partir de R$ 40.

Cachaça Sour (à esquerda) e Cachaça Sour finalizada com noz-moscada
Chic Cachaça (à esquerda, autoral) e Rabo-de-Galo

--

--

Giuliano Griffante
Pátio 217

Product Manager, Process Designer. Lover of business, data, finance and food.