Exercício 2 — Ferramenta Debug
Link para código no GitHub: https://github.com/paulocardosob/MAMI---2017.2/tree/master/tarefa2
Ferramentas de Debug são de extrema importância na hora de desenvolver qualquer aplicação através de código. Boa parte do processo de desenvolvimento se resume em achar erros de sintaxe ou erros de lógicos. E a ferramenta de Debug se mostra importante principalmente neste segundo caso.
Numa aplicação que apresenta imagens distribuídas dentro de um Canvas, o debug pode ser usado para visualizar quantas imagens irão caber dentro do canvas. No caso do exercício, presumi que, além de 320px de largura, o canvas também deveria ter os mesmos 320px de altura. Sabendo a altura e a largura de cada imagem, é fácil saber quantas caberão na vertical e horizontal, dividindo o tamanho do canvas em cada dimensão pela altura e largura das imagens, respectivamente, e guardar tais valores em variáveis. Então, para saber quantas imagens poderão ser desenhadas dentro deste canvas, basta abrir a ferramenta de debug que tais valores serão mostrados para cada interação do seu código.
No caso da minha aplicação, poderão ser desenhadas 4 imagens na horizontal(320px/80px = 4) e 5 imagens na vertical(320px/60px = 5). Para fins demonstrativos, criei estruturas de controle utilizando as variáveis para comprovar tais resultados.
Como pode-se notar, todo o espaço horizontal foi preenchido pois 320 é divisível por 80. Já na vertical, sobrou um espaço de 20px pois 320 não é divisível por 60, tendo tal divisão 20 como resto. O código para tal exercício pode ser encontrado no GitHub através deste link.