Aeropress: meu método predileto de preparo de cafés

Almir m3nd3s
Pausa pro café
Published in
3 min readOct 11, 2016
Aeropress e um colombiano Juan Valdez que ganhei

Todas as manhãs, por volta de 5h:00 a minha mãe acorda, coloca a água para ferver, mede algumas colheres de café e coloca no coador. Assim que a água entra em fervura ela começa a jogar sobre o café que está no coador. Enquanto a água escorre ela mexe algumas vezes com a colher até passar todo café. Pronto, agora é só encher o copo (geralmente de extrato de tomate) e apreciar o café.

Esse é o ritual que minha mãe segue para fazer seu café e, até bem pouco tempo, era a única forma que eu conhecia de fazer café em casa.

Entretanto esse conhecimento que foi ampliado em 2015 quando fiz um curso de preparo de cafés em casa, na Kaffa Cafeteria. Neste curso tive a oportunidade de conhecer e provar cafés preparados em diversos métodos, eram cerca de 5 ou 6 métodos diferentes. Nesse curso aprendi que cada método de preparo tem como finalidade uma extração que realça determinadas características do café, umas geram uma bebida mais suave, outras tem como destaque valorizar os óleos naturais do café.

Esse curso foi um divisor de águas pra mim, foi nele que eu me apaixonei mais ainda por cafés e a partir deles fui adquirindo alguns métodos de preparo de café para eu mesmo fazer em casa. Um deles foi o Aeropress, que se tornou o meu método preferido de preparo.

https://www.aerobie.com/product/aeropress/

O que me fez querer uma Aeropress foi descobrir a diversidade de combinações que esse método possibilita no preparo, a diversidade é tamanha que existe até um campeonato mundial de Aeropress, além de apps para mobile com inúmeras receitas utilizadas ao redor do mundo.

Segundo o site do fabricante, a Aerobie, o método Aeropress resulta em uma surpreendente e deliciosa bebida com uma vasta gama de sabores, mas sem amargura e com baixa acidez.

A Aeropress utiliza-se da pressão do ar para extrair o a bebida, utilizando-se de um filtro próprio.

Soma-se a toda essa engenharia a granulometria (o tamanho da partícula do grão moído) do café, temperatura da água, tempo de infusão, extração e você logo percebe o motivo de tantas receitas disponíveis na internet.

A título de curiosidade, a Aerobie é a mesma fabricante do frisbee, aquele brinquedo que se assemelha a um disco/prato e é arremessado no ar.

Depois de várias execuções eu cheguei a uma receita que me agrada. Eu utilizo o método invertido com uma razão de extração de 8g de café para cada 100ml de água. Aqui vale lembrar que 1g de água é equivalente a 1ml. Eventualmente eu altero essa receita conforme o café, mas todos os preparos que faço são muito próximos dessa receita.

Para o preparo na aeropress eu utilizo uma granulometria que se aproxima do sal de cozinha, é um "pó" que fica meio arenoso, dá pra ver as partículas do grão. Vou reservar um outro post pra falar sobre granulometria, é um assunto bem interessante.

O restante da receita eu sigo o que todos recomendam, sempre utilizando o método invertido (acho mais prático). Você pode ver ótimas receitas nos links abaixo:

Caso tenha interesse em conhecer a receita ganhadora do campeonato mundial de aeropress 2016, você pode ver a versão pt/br dela aqui no ICKFD. Também recomendo que veja a receita do Hugo Rocco, campeão brasileiro do mesmo campeonato, ele ficou em terceiro lugar no mundial, o World AeroPress Championship.

O fato de eu ter a aeropress como método preferido não quer dizer que eu não goste dos demais, é apenas o método que eu mais curto fazer café atualmente ;).

Além de tudo isso, o aeropress é pratico, fácil de transportar e não é fácil de quebrar.

--

--

Almir m3nd3s
Pausa pro café

Entusiasta de software livre, desenvolvimento web e metodologias ágeis e apaixonado por café!