Como o café mudou minha vida

Almir m3nd3s
Pausa pro café
Published in
4 min readMay 18, 2016
Eu fazendo um filtrado numa Hario V60

Para que eu possa contar a vocês como o café mudou a minha vida, eu preciso contextualiza-los sobre como era antes do café.

Trabalho na área de tecnologia da informação (TI), mais especificamente em desenvolvimento web, mas também já trabalhei como instrutor e administrador de sistemas (sysadmin).

Como todo bom profissional de TI eu sou fissurado em uma boa xícara – na verdade caneca – de café. Há alguns anos atrás eu tomava café o dia inteiro, sem qualquer regra ou ponderação. Obviamente que isso teria eventualmente algum efeito colateral agregado a outros maus hábitos que eu tinha. O que me levou ao médico gastroenterologo, tive azia, gastrite e úlcera!

Como resultado o médico me proibiu de tomar café, juntamente com outros alimentos que poderiam desencadear os problemas relatados acima.

Iniciei novos hábitos alimentares e até que consegui ficar um bom tempo sem meu cafezinho, ao menos enquanto fazia o tratamento eu não tomava café, ou se tomava era bem pequena. E assim se passaram alguns anos.

Entretanto isso não diminuiu minha paixão por café, diga-se de passagem eu não curto bebidas alcoólicas, não fumo, não tenho outros vícios, o café era de fato a única bebida que eu tinha prazer enorme em tomar, seja em casa ou no trabalho, após o almoço ou nos lanches.

Meu consumo de café aumentou novamente quanto entrei na Giran. Por Deus! Lá tinha uma máquina de espresso! Era impossível não tomar café dessa forma, eram xícaras e mais xícaras de café o dia todo!

Já imaginando que pagaria o pato por voltar a tomar tanto café e qual não foi minha surpresa, percebi que o espresso não desencadeava nenhum dos problemas estomacais (azia, gastrite, dor, etc) que eu havia adquirido há alguns anos. Isso me fez apenas tomar mais gosto e tomar a decisão de subir o nível! Decidi pesquisar sobre cafés e assinar um clube de cafés.

Fiz diversas pesquisas sobre café em grãos e a procurar um clube de café. Nessa mesma época, por coincidência, um grande amigo estava para iniciar uma startup de clube de cafés, a Have a Coffee, não tive dúvidas e pensei comigo: “Vai ser este, vou ajudar um amigo e ainda me deliciar com bons cafés”.

Um dos cafés do Have a Coffee e meu método favorito, Aeropress

Antes de assinar o clube e começar a receber os cafés, esse meu amigo me indicou a fazer um curso de preparo de cafés domésticos, também pode ser chamado de curso de cafés filtrados. É um curso onde um barista ensina, através de demonstrações e degustações, como preparar cafés especiais em casa, da moagem, temperatura da água e os métodos de preparo bem como o resultado esperado de cada método. O curso foi feito na Kaffa cafeteria em parceria com o barista Ton Rodrigues, da True Coffee Brasil.

Foi aqui que tudo começou, eu mal sabia diferenciar café conilon de café arábica, não fazia a menor ideia de que existiam outros tantos métodos de preparo de cafés. Me senti como uma criança que acabara de chegar a um enorme parque de diversões.

No curso aprendi sobre qualidade do café, a cor do café, pontuação de cafés, temperatura da água, sabor e qualidade entre os cafés de vários tipos, o que cada método de preparo destacava nos cafés. Foi para mim um divisor de águas!

Um dos cursos de preparo de café filtrado ministrado na Kaffa

Saí do curso iluminado! Desde então tenho lido muito sobre cafés. Comprei meu próprio moedor doméstico, primeiro um elétrico e depois um manual, comprei uma moka e ganhei meu primeiro método filtrado, uma Hario V60. Comecei a receber os cafés do clube, sempre em grãos e de ótima qualidade. Que diferença amigo! Que diferença!

Depois disso fui me aprofundando cada vez mais nesse universo: comprei vários outros métodos: chemex, french press, aeropress. Comprei uma balança, acessórios para fazer leite cremoso, uma chaleira e muitos, muitos cafés! A grande maioria são cafés do Espírito Santo, estado onde resido, são ótimos cafés de uma qualidade impressionante!

Hoje estou decidido a estudar para ser barista, não por profissão, mas por gosto e satisfação pessoal.

Meu momento do café hoje é praticamente um ritual, um momento para curtir e saborear cada instante, da fervura água, a moagem do café e seu aroma fantástico, ao momento de saborea-lo no método de preparo que eu escolher! Posso te dizer com toda certeza que é o momento mais relaxante do dia!

Sobre os problemas estomacais que eu tinha antes? Digamos que estou mais disciplinado e com moderação eu praticamente não tenho mais problemas com café e meu sistema digestivo, obviamente que qualquer excesso é prejudicial, entretanto também considero que os cafés de qualidade duvidosa, cremados e moídos juntamente detritos junto – podem ter contribuído para tais problemas. A partir do momento que eu comecei a tomar café de qualidade, com moderação, não tive mais problemas \o/.

Hoje tenho o meu momento, minha hora do café. É quase um momento sagrado onde penso na vida, metas, desejos, família, etc. Enquanto aprecio os melhores cafés.

Devo escrever mais sobre tudo que fui aprendendo bem como cada método de preparo que tenho e/ou já provei. Espero que tenham gostado, e você, que cafés tem tomado? Qual seu método preferido de preparo de cafés? Deixa aí seu comentário e ficarei feliz em comentar sobre ;)

Abraços

--

--

Almir m3nd3s
Pausa pro café

Entusiasta de software livre, desenvolvimento web e metodologias ágeis e apaixonado por café!