Black Lives Matter além da tag #1

Aumente seu repertório de entretenimento: aqui vai uma lista de pessoas incríveis para você começar a apoiar e a consumir seus conteúdos ainda hoje.

Raquel Chaves
Pausa Retórica
4 min readJul 4, 2020

--

O post de hoje é o primeiro da nossa nova série de indicações de livros, músicas, filmes, influencers e artistas em geral para você conhecer, apoiar e consumir suas devidas artes e conteúdos. Esse é o momento de irmos além da tag e fazermos a causa impactar na vida de todos, mas principalmente na vida de quem ainda perpetua racismo e intolerância.

Então, vamos lá. O tema de hoje é:

Artistas brasileiros para seguir e apoiar em suas redes sociais

1. Lô, conta uma história? por Lorena Ramos

Lô, conta uma história? foi criado recentemente por Lorena Ramos no Instagram. Lorena é uma mulher ribeirão-pretana, graduanda em Pedagogia pela USP-RP, atriz profissional, contadora de história e ativista. Seu intuito com a página, que você encontra clicando aqui, "tem como foco principal a literatura infantil afro-brasileira, de modo que a diversidade de raça e gênero seja abordada de forma lúdica. O projeto visa a contação de história como fonte de aprendizagem, formação da identidade, empoderamento e emancipação da criança”, diz a atriz. Lorena, em todo seu trabalho artístico, vem nos ensinando pouco a pouco de forma pedagógica o que o mundo precisa.

2. Cia. Quadro Negro

A Cia. Quadro Negro é uma companhia de teatro composta por nove atores, cujo polo é localizado em Ribeirão Preto — SP. Os nove atores e arte educadores tem o intuito de promover conhecimento e discussões acerca da cultura afro-brasileira. A companhia tem como peça piloto Húmus: corpos invisíveis”, a qual já alcançou diversos lugares e pessoas do Brasil, e que, com certeza, ainda vai te alcançar. Clique aqui para segui-los.

Créditos: @joaoftk

3. Ryane Leão

Poeta brasileira e formada em Letras, Ryane é de Cuiabá começou a divulgação de suas poesias há bons anos, até que começou a participar de slams e saraus ao redor do Brasil. Acompanhe a poeta pelo instagram clicando aqui e apoie seus trabalhos: amzn.to/2smnpDJ.

4. Canal Conversas no Vale — Angélica Santos

Letróloga, sapatona convicta e ativista, Angélica Santos é a criadora do Conversas do Vale, seu canal no YouTube no qual ela faz resenhas e críticas relacionadas a livros, séries, documentários e filmes com a temática LGBTQI+. Com um conteúdo excepcional trazido com muito cuidado e de um jeito fluido e acessível, o canal conta com mais de 7 mil visualizações e tem vídeos novos toda semana. Para conferir é só clicar neste link e já aproveite para seguir a conta dela no Instagram.

Créditos: Angélica Santos

Contribuição de: Carolina

5. Bia Ferreira

Cantora de Sergipe, nascida na musica, começou a estudar piano aos 3 anos de idade, hoje toca 16 instrumentos, é ativista, trabalha com musica desde os 15 e defende a importância de usa-la como um meio de educar e passar a informação para aqueles que não a tiveram, define a sua musica, especificamente, como MMP: Musica de Mulher Preta. O clipe de sua participação no Sofar Sessions Latin America, cantando Cota Não É Esmola hoje tem mais de dez milhões de visualizações no YouTube.

REFERÊNCIAS
Cinform On-line: Bia Ferreira: “não posso me dar ao luxo de falar de amor”
Canal no YouTube: Bia Ferreira

Contribuição de: Julia

Se você gostou, siga o Pausa Retórica para acompanhar os próximos posts do #BlackLivesMatter além da tag, que acontecerá quinzenalmente.

--

--