Como escolher indicadores de impacto para seu projeto social

PeaceLabs Team
PeaceLabs
Published in
4 min readSep 13, 2017

Se planejar, medir, e comunicar seu impacto é algo que você busca incorporar na sua estratégia de empresa, você já deve ter ouvido falar da Teoria da Mudança. Essa metodologia surgiu de debates promovidos pelo Aspen Institute, e hoje é utilizada por centenas de organizações para analisar a eficácia e viabilidade de seu projetos sociais. O objetivo desse framework é articular resultados em uma cadeia causal de metas e condições necessárias para atingi-las.

Realizar esse tipo de estudo é transformador da estratégia de uma organização. A Teoria da Mudança permite identificar qual é a “razão de ser” de suas atividades, e quais ações estão por trás dos resultados que está obtendo. Mas afinal, será que as organizações sociais estão aptas a aplicar, elas mesmas, essa metodologia complexa? Aqui no PeaceLabs, nós acreditamos que sim. Toda organização é capaz de mapear uma estratégia de impacto transformadora — mas é preciso que a linguagem de como escolher esses indicadores estratégicos esteja desmitificada e acessível.

Muita metodologia, difícil de aplicar?

Por maior que seja o auxílio que esses frameworks possam nos oferecer, nós acreditamos que é preciso tomar cuidado para não se apegar demais a metodologias e deixar de lado a parte prática e executável do processo. Ou seja, a “Teoria” é importante, mas a “Mudança” é a ainda mais. Quando se trata de monitoramento de impacto, mais valem poucos e bons indicadores na mão - sendo medidos e avaliados -, do que todo um planejamento estratégico que não sai do papel, ou que ninguém lê.

E foi pensando nisso que nossa equipe estudou como tornar essas metodologias de impacto tão simples e acessíveis quanto preencher uma planilha. Pense no seu projeto social por dois ângulos: onde você quer chegar, e como planeja chegar lá. “Onde” você quer chegar tornam-se os seus indicadores de impacto. E “como” pretende chegar lá tornam-se seus indicadores de resultado. Está começando a fazer sentido? Nós explicamos cada um deles aqui, detalhadamente, para que você mesmo possa começar a implementar estratégia de impacto na sua organização:

Indicadores de Impacto

Os indicadores de impacto do projeto ajudam a mensurar o sucesso do projeto na conquista de seus objetivos finais. A análise desses dados permitirá comunicar o verdadeiro valor do projeto para o mundo e manter a equipe alinhada em qual deverá ser o foco de suas atividades.

Por exemplo, se o seu projeto tem foco em educação, seus indicadores de impacto poderão ser qualitativos (como “nível de auto estima dos alunos”, “nível de participação familiar na vida acadêmica”, “nível de interesse em continuar os estudos”) ou quantitativos (como “quantidade de alunos que conseguiu emprego após o curso profissionalizante”). O importante é que esses indicadores mensurem o que aconteceu como consequência positiva do seu projeto (indiretamente) a partir dos seus esforços (esses sim, diretos).

Indicadores de resultado

Os indicadores de resultado são coletados durante toda a etapa de execução do projeto para mensurar a qualidade da organização do mesmo do ponto de vista operacional. A análise desses indicadores permitirá tomar decisões estratégicas que visam otimizar resultados.

Estes sim, são indicadores que mensuram a dimensão dos seus esforços diretos: quantas horas de trabalho, recursos físicos e financeiros, parcerias e/ou outros fatores foram necessários para que o projeto fosse bem sucedido? Monitorar esse perfil de indicadores ao longo do projeto permite otimizar resultados em tempo hábil. A partir deles, fica mais fácil para o investidor identificar falhas operacionais e até mesmo comparar o desempenho de um projeto com outro, para tomar decisões estratégicas.

Sugestões de o que monitorar?

Mesmo com tudo isso em mente, sabemos que às vezes é difícil escolher o que monitorar no seu projeto específico. É por isso que o PeaceLabs reuniu sua expertise de monitoramento em uma lista de 260 sugestões de indicadores mais frequentes, e viáveis de serem monitoramos, para projetos sociais de cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais sobre nossas sugestões de indicadores, entre em contato com nosso suporte@peacelabs.co.

Teste na prática

Agora que monitoramento de impacto não parece mais um bicho de sete cabeças, que tal fazer um teste para sentir como essa prática se adapta ao dia a dia dos seus projetos? Experimente utilizar nossa ferramenta em um teste gratuito de 45 dias, sem compromisso. Nós ficaremos felizes em entender os desafios você encontra em monitorar seu impacto, e te ajudar a superar cada um deles.

Para começar seu piloto gratuito, é só agendar uma conversa com nosso time clicando aqui.

--

--

PeaceLabs Team
PeaceLabs

Empresa de tecnologia que ajuda empresas, institutos ou fundações empresariais a tomarem melhores decisões de onde, quando e quanto investir num projeto social.