Como um investimento de 5 reais por dia pode formar jovens padrão NASA

Dentre os mais de 2 mil projetos participantes do NASA Space Apps Challenge, o Juno Radio (peacelabs.co/p/juno-radio) se posicionou como um dos 5 melhores projetos do mundo em sua categoria.

O NASA Space Apps Challenge, é um hackathon de 48 horas que ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo. Programadores, cientistas, designers, empreendedores, tecnólogos, e todos entusiasmados com o espaço se juntam para resolver problemas da Terra ou de fora dela.
Em meio a muitos adultos qualificados, dois jovens de 13 e 14 anos se destacaram. Junto com três profissionais de tecnologia mais velhos, esses jovens criaram o Juno Radio, um sistema de alerta de queimadas para zonas onde o único sinal que chega é de rádio.

Os adolescentes integrantes da equipe do Juno Radio, desenvolveram suas habilidades de criação e desenvolvimento de soluções no Projeto WAAS no CIC, que ofereceu para jovens em situação de risco oficinas de coceitos básicos de eletronica (hardware) e programação de computadores (software) no contra turno escolar, com o objetivo de empodera-los a resolver problemas identificados em sua escola pública. Esses garotos estão agora sob acompanhamento, e passaram a receber aulas de inglês e aulas complementares de Arduíno, para desenvolver suas habilidades de hardware e se preparar para a internacionalização do projeto. O mais legal, é que cada aluno do Projeto WAAS no CIC custou ao seu investidor e co-realizador, o Instituto Robert Bosch, uma média de 5 reais por dia, totalizando um custo de R$900 por aluno o semestre, um recurso baixo para o impacto gerado. Com o investimento estratégico, se expandem os horizontes do projeto e dos jovens investidos. Uma das chaves de crescimento, é o monitoramento constante e atualizado, que é feito pela equipe do projeto WAAS no CIC e seu investidor social por meio da plataforma de monitoramento PeaceLabs.

Entre mais de 25 mil participantes em todo o planeta, o projeto ficou em primeiro lugar no NASA Space Apps Challenge da cidade de Curitiba, se posicionou entre os 25 melhores projetos do mundo e foi um dos 5 finalistas mundiais dentro da categoria Best Mission Concept, por ter um design simples e ser de aplicação viável.

O Juno Radio conta hoje com o apoio de uma rede de voluntários, o Instituto Robert Bosch e a Fundação Boticário, que mantém, pela plataforma PeaceLabs, o monitoramento dos resultados e do impacto do projeto no longo prazo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.