Pedagogia Urbana

PLATAFORMA URBANA
pedagogiaurbana
Published in
3 min readMay 25, 2020

O processo educativo vai além da promoção de um desenvolvimento do cognitivo e da aquisição de conhecimentos. Habilidades socioemocionais como empatia, comunicação e interação são essenciais num mundo em transformação. No qual a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a construção de redes (networking) fazem parte da vida cotidiana de todos, independente, da idade, classe social ou estilo de vida.

No panorama internacional, temos assistido a mudanças de paradigmas que envolvem a educação e a formação do cidadão do século XXI, com um perfil específico, que dê respostas aos desafios da Economia do Conhecimento e da Sociedade da Informação. São muitos os documentos orientadores e os estudos científicos que apontam “listas” de competências, tais como: aprender a aprender, espírito de iniciativa, resolução colaborativa de problemas, pensar de forma crítica e reflexiva, desenvolver processos criativos na resolução de desafios e contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social de modo colaborativo.

Todas essas competências não são possíveis de serem trabalhadas em sala de aula, ou pelo menos, na sala de aula/oficinas convencionais. Intervenções curriculares convencionais e não convencionais são necessárias, assim como novas abordagens que ultrapassem os muros da escola e da universidade. Diante desses desafios, a cidade apresenta-se como um território educador e transformador; é “na cidade” que os indivíduos encontram desafios que os ensinam a desenvolver competências e habilidades que, numa relação simultânea, são transformadores dos indivíduos e da cidade.

Nesse sentido, criamos o projeto Pedagogia Urbana. Trata-se de um projeto de extensão da UFPB, cuja proposta educativa busca preparar o cidadão para cumprir seu potencial na transformação da cidade que deseja. Pois, em um mundo cada vez mais interconectado e interdependente, é preciso uma pedagogia transformadora que ressalta a necessidade de colaboração, cooperação, aprendizagem compartilhada e coletiva. E a cidade é o lugar para um esforço dessa natureza! Acreditamos que ao compartilhar de problemas e situações comuns que ocorrem na cidade, os indivíduos estão mais propensos a se relacionar e agir para tomar decisões importantes que afetam sua vida cotidiana.

Por termos como pressuposto que a educação não deve ser pensada de forma individual, nosso projeto agrega ativistas, representantes de movimentos sociais, artistas, estudantes professores e cientistas de diversas áreas do conhecimento que contribuem com o cultivo da justiça social e da emergência ambiental em João Pessoa com ações! As organizações em rede parecem estar associadas: i) ao sucesso de medidas implementadas por diferentes redes através de micro-redes de colaboração; ii) à adesão voluntária às redes (e não imposta); iii) à definição de objetivos comuns e iv) a princípios inspirados nos valores defendidos por organizações supranacionais. O projeto que aqui se apresenta tem desenvolvido uma rede sólida, conectado outras redes que também fomentam soluções justas, coerentes, eficientes e eficazes para o desenvolvimento da cidade “justa e sustentável”.

Nosso projeto está na terceira edição. Porém, só agora com maturidade e ousadia estamos ampliando nosso alcance ao utilizar as redes sociais e mídias diversas para divulgar nosso trabalho. Mas, principalmente, para buscar a cooperação de quem deseja contribuir com seu tempo, habilidade e conhecimento com intervenções horizontais que baseadas em questões concretas criem caminhos reflexivos para combater a desigualdade e aprofundar o processo democrático na nossa cidade.

Há dois, o tema do nosso projeto é a Mobilidade Urbana. Pois, está em curso a elaboração do I (primeiro) Plano Diretor de Mobilidade Urbana de João Pessoa. Esse plano irá conter projetos urbanísticos e políticas públicas que irão definir como iremos nos deslocar na cidade de hoje até os próximos quinze anos. Em breve, o plano irá para votação na Câmara Municipal. E você sabe o que isso significa? E qual o impacto que isso terá na sua vida? E na estrutura da nossa cidade? você participou do processo? Acompanha a gente, iremos te informar sobre tudo.

--

--

PLATAFORMA URBANA
pedagogiaurbana

Nossa missão é cultivar a preocupação com a justiça social e a emergência ambiental nas cidades.