Facebook Ads são maravilhosos, mas não te esquece do Google

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Published in
3 min readJan 31, 2018

Todo mundo só fala em propaganda no Facebook, e realmente a rede é uma ótima plataforma para anúncios, mas não vamos nos esquecer do bom e velho AdSense. Ao longo dos anos o Google construiu uma rede de sites e apps onde teu anúncio pode aparecer que não pode ser descartada.

Todo mundo busca no Google

O que o Google está chamando agora de display network é a parte da internet onde os anúncios do AdSense são mostrados. São mais de 2 milhões de websites e 650 mil aplicativos onde teus anúncios podem aparecer.

É claro que é sempre importante manter em mente a importância de uma plataforma para o teu público. Tu não vais anunciar em todos os sites em que o AdSense tem um espaço, apenas onde teus clientes vão.

Conforme as pessoas valorizam mais e mais o Facebook como plataforma para propagandas o custo dos anúncios do Google vem caindo. Essa queda de preços gera uma oportunidade muito interessante para quem souber escolher as palavras-chave certas para suas campanhas. Outro benefício é que a cobrança é sempre feita por clique, enquanto o Facebook as vezes cobra por impressão.

Tem que cuidar teu site

Um dos problemas mais comuns em campanhas do AdSense é que a página para onde as pessoas são redirecionadas não está preparada para converter as leads. Diferente do Facebook, tu tens que fazer teu próprio site ou landing page para receber os interessados e a qualidade aqui é de uma importância muito alta.

Uma página da web que não entrega valor para quem acessa logo de cara terá um índice de rejeição muito alto e isso além de gerar custo a toa nos cliques ainda pode baixar o posicionamento no Google. O Bounce rate é a métrica de quantas pessoas acessam um site e saem sem interagir, ela vai definir se o site tem qualidade suficiente para, pelo menos, receber os clientes em potencial.

Além de cuidar para que as pessoas não só entrem e saiam, os objetivos da campanha precisão ser atendidos pela página onde elas chegam. Por exemplo, campanhas para venda de um produto devem levar as pessoas direto para a página do produto específico, não a home do site, porque ninguém vai procurar o produto no site.

O Facebook ainda pode ser uma melhor opção

A capacidade do Facebook de usar uma lista de emails para criar públicos semelhantes e definir esse novo público como alvo da campanha é algo sem semelhantes no Google. Essa é uma ferramenta poderosíssima na mão das marcas que tem uma lista de emails de interessados.

91% dos usuários de internet no Brasil usam o Facebook, por isso o dinheiro investido na rede pode gerar muito resultado. Além de ter a atenção das pessoas as páginas do Facebook já dão as ferramentas para a pessoa entrar em contato, facilitando o ciclo de vendas. Esse contato via Facebook gera um resultado muito bom, a qualificação de leads é bem facilitada dessa maneira.

Resumindo

Os anúncios no Facebook são vistos por muitas pessoas e geram muito resultados, mas as campanhas no AdSense também são bem boas. Com um custo mais baixo o Google pode ser uma plataforma mais interessante para tua marca.

Em ultima instância tudo depende de quem é o teu público e da tua capacidade de converter em cada ponto de contato. Se tu tem um site bem feito, que converte, o AdSense pode gerar mais resultados do que o Facebook.

Tu estas usando o AdSense nas tuas campanhas? Quer começar a usar? Comenta aí em baixo.

Publicado primeiro em nosso blog :D

--

--

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Sou dev Full Stack, e não poderia ser diferente disso. Adoro explorar novas tecnologias da tomada ao css