Feito é Melhor que Perfeito

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Published in
3 min readMar 7, 2018
O negócio é alongar e começar a fazer

Outro dia eu estava conversando com um amigo no WhatsApp e ele me contava que queria começar a fazer lives no Facebook. Lives são uma maneira ótima de gerar engajamento e ter mais pessoas olhando teu conteúdo, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Perguntei para ele o que estava faltando para começar e ele disse que estava se preparando para comprar uma GoPro por R$2.000,00. Minha resposta foi: “Tu tá bebendo!? Como tu vai pagar 2 mil em uma câmera para fazer lives que tu ainda nem sabe são vão dar resultados de verdade?”

O que ele queria era fazer uma live com “qualidade profissional”, atingir um padrão arbitrário que ele mesmo definiu com o equipamento que ele acha que precisa. O pior é que como ele não pode comprar a GoPro agora, o projeto vai ficar engavetado e talvez nunca saia do papel.

Vai lá e Faz!

Me incomoda muito esse tipo de pensamento porque muita gente esbarra nesses padrões de qualidade e acabam nunca fazendo nada. Não faz sentido ficar buscando a perfeição em um mundo em que as coisas duram no máximo 24h.

Tu está fazendo um post não um filme de milhões de dólares!

Imagina a quantidade de boas ideias que não são executadas porque as pessoas ficam esperando o momento ideal, a maneira ideal, que tudo esteja perfeito para colocar em prática.

Não estou dizendo que é tudo bem fazer de qualquer jeito. A qualidade do conteúdo ainda é importante.

Fazer uma live com o celular funciona perfeitamente, mas o que tu vai dizer nessa live tem que valer a pena. As pessoas não assistem porque foi bem filmado, mas porque tem conteúdo.

O Conteúdo é rei

O que vai ser dito ou mostrado tem que ser importante para tua audiência. É o conteúdo que vai manter as pessoas engajadas e consumindo o que tu produz.

Essa parece ser a parte mais difícil, pensar no que vai falar, mas na verdade não é. Tu ja conheces teu negócio, sabe como as coisas funcionam porque tu estás fazendo. Se tu é corretor de imóveis, por exemplo, já conhece o mercado e alguns imóveis, então pode falar com facilidade a respeito.

Mesmo quem está começando, essa é a oportunidade de estudar um pouco mais o mercado em que está iniciando e conhecer mais os detalhes para poder passar adiante. Inclusive mostrar que está começando e convidar a audiência para aprender junto pode ser uma coisa poderosa.

Conclusão

Tu não precisa ir atrás do equipamento perfeito para fazer teus vídeos, tirar fotos, etc… O que importa é ter conteúdo que valha a pena ser consumido. Pensa nos teus clientes e pensa no que eles gostariam de ouvir, depois vai lá e enrtega isso para eles.

Sempre mantém a tua própria voz, tem que ser autentico. Pensa na audiência, eles que precisam gostar. O resto é dale!

Meu amigo da história acabou desistindo da GoPro e comprou uma webcam full HD por R$100 para começar com as lives. Ele ainda não colocou em prática, mas com certeza está bem mais perto que antes.

Este artigo saiu primeiro em nosso site, dá uma conferida lá para ver outras públicações :)

--

--

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Sou dev Full Stack, e não poderia ser diferente disso. Adoro explorar novas tecnologias da tomada ao css