Se não tá no Facebook, já tá errado

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Published in
3 min readDec 21, 2017

Vendas são importantes para qualquer negócio, mesmo organizações sem fins lucrativos precisam vender o que fazem. O primeiro passo para uma venda é chamar a atenção do possível cliente, porque afinal se ele não estiver olhando para ti não adianta fazer mais nada.

A disputa por atenção é grande

Pense na atenção do público como uma commodity, as pessoas distribuem sua atenção em diferentes coisas o dia todo e o que tu precisa é de um pouco dessa atenção. Quando uma pessoa para e olha para o que tu estás fazendo é que ela vai ser impactada pelas tuas estratégias de marketing e vai ser conduzida ao longo do funil de vendas. Até alguém parar e olhar não existe funil de vendas.

Mas onde está a atenção das pessoas ao longo do dia?

As estratégias para cada fatia do público podem ser muito diferentes, mas todas vão acabar passando pelo smartphone. O uso do aparelho é unânime em todas as idades, classes sociais, gêneros, não importa a forma de dividir as pessoas o celular vai estar lá, na mão delas.

O grande segredo para um marketing de sucesso é saber identificar o que esse povo que tem interesse no que tu oferece faz no celular. Cada faixa etária usa redes sociais diferentes, assiste vídeos diferentes no YouTube, se relaciona de maneira diferente no WhatsApp e usa outras ferramentas da sua maneira.

Muitas empresas pequenas, como brechós e tele-entregas, conseguem ficar só com uma página no Facebook e se manter com as receitas das pessoas que conhecem a marca através dessa página. Outras empresas precisam estar em mais de uma rede, um site e algumas usam até bots para automatizar o contato com o cliente. O Instagram e o Pinterest já permitem que tu marque um produto em uma foto e coloque um link na foto que leva a pessoa direto para o teu ecommerce.

As redes sociais estão tentando cada vez mais encurtar o caminho entre o usuário e o objetivo final, para que ele não precise sair da rede para nada. As redes sociais querem, e estão conseguindo, se tornar a internet. Por isso que tu tem Facebook de graça no celular, para se acostumar a fazer tudo lá dentro.

Esse movimento das redes para manter o controle sobre os usuário pode ser usado para melhorar as vendas da tua empresa. Um bom perfil nas redes que os teus clientes usam gera um relacionamento com a marca, esse relacionamento mantém o cliente comprando os teus produtos por mais tempo. Esse relacionamento também leva ao Santo Graal do marketing social que é transformar consumidores em evangelistas da marca.

A vantagem para empresas menores é a redução do custo com plataformas online, afinal um perfil em qualquer rede é gratuito. E para empresas de qualquer tamanho os custos com propaganda paga nas redes sociais é bem baixo se compara a mídia tradicional e essa propaganda é melhor direcionada para o teu público.

Resumindo

O primeiro passo para uma venda é atrair a atenção do consumidor. O consumidor coloca atenção nas redes sociais, que são usadas de acordo com a demografia. O teu negócio estando bem nessas redes atrai consumidores novos e fideliza consumidores antigos.

Só não se perde com métricas que não fazem sentido, o foco é a venda e não necessariamente um número grande de seguidores implica em mais vendas. A grosso modo as métricas que importam são o número de engajamentos por post, porque quem reage a tuas postagens é que vai agir em relação a marca, e o número de vendas feitas através daquela plataforma.

Como anda a cara da tua empresa nas redes? Se precisa de um empurrãozinho, vem falar comigo!

--

--

Pedro Henrique
Pedro Henrique

Sou dev Full Stack, e não poderia ser diferente disso. Adoro explorar novas tecnologias da tomada ao css