AUTOCONHECIMENTO

Desligar o piloto automático

Você sabe qual é a importância de desligarmos o piloto automático de vez em quando?

Erica Isomura
Pence.ai
Published in
3 min readApr 5, 2022

--

Você conhece a música da Banda Supercombo, Piloto Automático? Se ainda não, o link está aqui. Essa música convida a quem escuta a refletir sobre:

O que estou fazendo aqui? Tenho dado atenção às pessoas que importam? Tenho sorrido? Como estou lidando com o meu cotidiano? Tenho dormido?

São questões importantes para trazer à consciência sobre como você tem vivido a sua vida.

Lembro-me de uma pergunta que o Humberto Maturana fez em uma de suas aulas e que me gerou reflexões por meses:

“Eu quero o querer que digo que quero querer?”

Sair do piloto automático é refletir!

Sair do piloto automático é refletir de forma consciente sobre como estamos vivendo, como estamos nos sentindo e qual o sentido que estamos dando ao que estamos vivendo.

Não quero dizer que a automatização de alguns hábitos que se transformam em uma rotina saudável seja algo ruim, mesmo porque o nosso cérebro trabalha para economizar energia e atividades realizadas de forma rotineira assim o fazem, é inerente a condição humana.

O convite é para desligar o piloto automático em alguns momentos do dia, porque ao desligá-lo você desperta para diversas informações, sensações, reflexões que poderão gerar insights para o seu autoconhecimento e autodesenvolvimento.

E como desligar o piloto automático?

Um passo importante é reservar um momento do seu dia dedicado à refletir sobre como você está, criar esse hábito.

Por exemplo, todos os dias às 19h você para e verifica:

Como estou me sentindo, como está o meu humor?

O que aconteceu hoje para que eu me sentisse desta forma?

Neste primeiro momento, o importante é trazer a sua atenção para o momento presente, mente e corpo no mesmo lugar, trabalhando juntos para trazer o dado que você precisa. Segundo Charles Duhhig no livro Poder do hábito precisamos de 21 dias para adquirir um novo hábito, portanto, incentivamos que você faça o mapeamento do seu estado de humor por 21 dias, desligando o Piloto Automático e passando a perceber como você está se sentindo.

Desta forma, você se tornará cientista de você mesmo, passando a coletar dados que com o passar do tempo, poderão se transformar em informações relevantes que te ajudarão a cuidar da sua saúde mental e buscar ajuda profissional quando perceber que sozinho não está conseguindo evoluir no seu autodesenvolvimento e autocuidado.

Conheça o Diário de humor da Pence e saia do piloto automático

A Pence.ai tem uma solução de mapeamento de humor no #slack, se você quiser saber mais, avise-nos. Pessoas, times e organizações podem se beneficiar desta funcionalidade :)

Conheça mais sobre a Pence nas nossas outras redes!

Site || Instagram || Facebook || LinkedIn

--

--