6 erros que toda startup deve evitar cometer

Marcell Almeida
ProductRocks
Published in
2 min readOct 4, 2014

Dentro da Manufatura Enxuta existem os famosos 7 desperdícios de produção que você deve evitar de qualquer maneira. Já no meio digital, principalmente em Startups, também é necessário evitar alguns desperdícios. Nesse caso são os 6 desperdícios que normalmente são cometidos por inúmeras Startups.

Infelizmente muitas Startups cometem um ou mais desses erros e acabam quebrando. Foi o que aconteceu comigo duas vezes seguidas e só assim aprendi a lição. Seria muito bom ter tido alguém pra me falar tudo isso alguns anos atrás, então aproveite a chance que você tem de aprender esses erros normais.

Erros que toda Startup deve evitar cometer

Erros que toda startup comete e você deve evitar

Superprodução — Você pode criar um produto pronto e só depois disso descobrir que ninguém quer ele. Primeiro desperdício.

Má Qualidade — Sem testar apropriadamente o seu produto, você pode entregar uma versão final cheia de bugs ou com recursos que ninguém realmente vai usar. Isso vai afastar os seus cliente. Segundo desperdício.

Movimento nas operações — Alguns exemplos comuns são a procura por equipamentos, peças, documentos, tecnologia e etc. Não faça nada disso. Não procure a linguagem perfeita, o banco de dados perfeito e nem nada parecido. Apenas crie o seu MVP e entre no ciclo de feedback Criar-Medir-Aprender para não perder tempo.

Espera — Geralmente ocorre quando uma equipe precisa aguardar por alguma pessoa terminar de desenvolver algo ou qualquer coisa semelhante. A espera é considerada um gargalo e um grande desperdício, ou seja, acrescenta tempo desnecessário à todo o processo do negócio. Quarto desperdício.

Processamento — Esse desperdício é crucial para qualquer tipo de negócio. Você precisa evitar processos desnecessários ou incorretos, afinal, eles aumentam os custos independente do seu negócio ser digital ou físico. De modo geral esse tipo de desperdício é apenas percebido no momento da mensuração da produtividade, mas agora você já pode pensar nele de antemão.

Estoque — Se o seu negócio for inteiramente digital, essa regra não se aplica. A não ser que você esteja trabalhando com algo que envolva hardware. Nesse caso, você não precisa fazer um estoque de produtos acabados ou semiacabados maior que o mínimo necessário. Isso gera o sexto desperdício, o que acaba ocupando grandes áreas.

Ao visualizar essas perdas a sua Startup pode reduzir significativamente as chances de não dar certo. Lembrando que cada desperdício varia de Startup pra Startup e você vai encontrar eles em diferentes estágios da sua Startup.

Originalmente publicado no meu blog no dia 4 de outubro de 2014. Estou transferindo os artigos para o Medium.

http://www.marcell.com.br/6-erros-que-toda-startup-deve-evitar-cometer

--

--