Palavras que eu diria a ela

minha menina,

Bruna Próspero Dani
uma-maleta-de-mão
4 min readOct 12, 2018

--

hoje é dia de nossa Senhora Aparecida e você deve estar feliz da vida comemorando seu dia das crianças, mas liga para a vovó Laura e pede pra ela te ensinar a benzer.

eu ainda não entendi porque só pode ser no dia 12 de outubro, mas não espere até o ano que vêm, aprende logo!

ah! aproveita e aprenda a fazer a torta de sorvete que só ela sabe fazer. acredite em mim, você também consegue.

continue dançando bastante É o Tchan e Backstreet Boys, mas para de dançar "boquinha da garrafa" na frente da bisa.

algumas coisas chocam os adultos, mas continue dizendo suas verdades, o mundo precisa delas.

não desiste do ballet, do jazz e do volêi só por achar que não é tão boa assim. você não precisa ser a melhor em tudo que faz e, acredite, mexer o corpo te faz muito bem.

aliás, você não precisa ser a melhor em nada. você só precisa fazer as coisas que te dão prazer.

mas se, mesmo assim, você estiver enjoada e não quiser mais fazer essas atividades, procure outras… têm uma infinidade por aí.

continue tentando dar estrelinhas no gramado da vovó Neuza, tomando seus banhos de chuva de verão e diga sempre o quanto a ama.

convença o vovô de tirar mais férias e ir para a praia com vocês no Natal. ele vai gostar de ouvir sua teoria sobre como as comidas natalinas são erradas.

não tenha medo de falar eu te amo. de abraça-los e de se abraçar também.

mas divida seus medos. não guarde suas angústias para si, a mamãe sempre vai te entender.

e não guarde todo esse amor ai dentro pra você. não tenha vergonha.

para de colecionar os tatu-bolas que acha no jardim. o pote de sorvetes não é o melhor lugar para eles.

convença o papai de comprar um telescópio. e continue olhando para o céu. as estrelas cadentes vão aparecer.

pare de olhar o horóscopo do jornal. você vai entender que astrologia vai muito além do signo. e se falarem que seu ascendente é Virgem, procure melhor a sua certidão de nascimento, na verdade é Libra.

ixi.. to jogando muita informação, né? mas eu sei que você entende.

não sofra muito com as decepções amorosas na adolescência, elas vão acontecer e continuar acontecendo. perdoe o quanto antes você conseguir. não é culpa deles, nem sua culpa.

não tenha medo de se afastar.

você vai conhecer muita gente legal pelo caminho.

o amor não é nada disso que você está achando.

pra falar a verdade eu ainda não sei bem o que é.

e eu não sei bem o que é tanta coisa… tenho menos certezas que você.

mamãe continua falando que têm coisas que a gente só vai entender quando fomos mãe.

mas eu já não sei mais se quero ter a Stefanie e o Matheus. (Ah! Agora eles são Flor, Tom e Luana).

não sei se quero… o mundo anda meio maluco, sabe? Mas fica tranquila, têm outras formas de entender as coisas, mesmo sem ser mãe.

e se for mesmo pra ser… ah! se for pra ser vai ser.

não tire sua sobrancelha, não tire cutícula e não faça progressiva. e pare de pensar nessas dietas malucas, mas também não coma uma caixa de Bis inteira só porque está ansiosa.

pinta seu cabelo de rosa e não ache que está gorda.

não se preocupe em se afastar dos seus amigos, muitos deles continuarão com você, não importa o quanto vocês estejam longes.

isso vai te chocar, mas preciso dizer que você vai conhecer muita gente nova e que vai fazer muitos novos amigos, tão amigos que vai parecer que você já conhecia desde garota.

continue escrevendo seus diários, eles te ajudarão a entender algumas coisas.

e continue desenhando muito.

você vai conhecer todos esses lugares coloridos que você tanto desenha. eu não sei como, mas você vai.

então continue pintando. e coloca muitos detalhes e muita cor.

e faça o favor de guardá-los! (Pode guardar dentro da caixa que você anda guardando suas cartinhas e ingressos de cinema).

eu to guardando essa carta dentro da gaveta do criado-mudo com pedras. sabe essas pedras que você anda colecionando? mais pra frente você vai entender sobre elas.

antes de ir, acho que devo dizer para você esquecer metade do que falei aqui. você tem mais a me ensinar do que eu a você.

só não se esquece que você é importante. e do amor. e da coragem.

vê se me escreve algum dia desses…

segue dançando, se sujando e fazendo suas cicatrizes.

eu não vou soltar da sua mão.

imagem retirada da internet

--

--