Netflix: vale a pena assinar?

post_netflix

A Netflix (sim, é “a netflix”, no feminino mesmo, eu vivia falando “o netflix”), é uma empresa americana onde é possível assistir filmes, séries e documentários online (streaming). Está no Brasil desde julho de 2011 e possuí mais de 70 milhões de assinantes em 40 países. Uma das grandes vantagens do serviço é poder assistir, pausar e voltar a assistir os conteúdos sem comerciais quando e onde quiser, pelo computador, smartphone, smartv dentre outros dispositivos. Para isso, basta ter uma conexão à internet.

O blogueiro José Moreira Neto, 25, é assinante do serviço há 2 anos e meio. Ele possui um plano com amigos, onde conseguem desfrutar do melhor pacote sem ficar muito caro para cada um. “A ideia de conteúdo sobre demanda sempre me chamou a atenção. Acho pratico e é a melhor opção para mim que detesto ter horários fixos. A vantagem maior para mim é a independência, a facilidade do acesso e o conteúdo exclusivo. A desvantagem maior é quando tiram alguma coisa do catálogo e estou no meio da temporada”, diz. Atualmente, Neto está acompanhando Sherlock, Spartacus, Pokemon e Black Mirror.

Mesmo possuindo um vasto catálogo, os títulos na Netflix podem “expirar” e são removidos sem aviso prévio. (Nem tudo é perfeito, né mores?). Mas garanto: tem muita coisa para assistir. A minha lista de “coisas para assistir” está enorme e não para de crescer.

É possível criar vários “perfis” e isso é muito útil quando se compartilha o serviço com família, amigos ou terceiros. Cada perfil pode escolher o que quer assistir e possuí suas próprias recomendações. Ah, uma coisa legal: tudo que você assiste fica salvo e se resolver sair do que está assistindo, pode retomar onde parou. Legal, não?

Rafael Paes, 34, é professor de história e assina o serviço desde 2013. Para ele, as vantagens são o preço, a comodidade e as séries originais. “Algumas desvantagens são poucos filmes novos no catálogo, poucas animações e alguns vídeos em baixa qualidade”, revela. Suas séries favoritas são Jessica Jones e Daredevil.

Séries Originais

[caption id=”attachment_2055" align=”aligncenter” width=”2000"]

o-OITNB-facebook

Lançada em julho de 2013, Orange is the new Black já ganhou diversos prêmios, dentre eles o Emmy 2015. Em junho desse ano, estreia a 4ª temporada.[/caption]

Diferente dos estúdios tradicionais, a Netflix não interfere no conteúdo de suas séries. Se o roteiro é aprovado, vai direto para a etapa de produção. Os episódios são disponibilizados de uma só vez, diferente do que ocorre nos canais de TV, onde são lançados um episódio por semana e às vezes com pausas no meio das temporadas.

Rafaela Righi, 32, atendente de crédito, começou a assinar o serviço para assistir a série “Orange is the New Black” (que é maravilhosa, inclusive). Rafaela trabalhou por 4 anos em uma locadora de filmes e é apaixonada por cinema. “Uma das grandes vantagens em assinar a Netflix, é que lá posso encontrar a maioria de séries e filmes que não pude acompanhar nos canais fechados. Além disso, tudo está acessível, acho isso maravilhoso. Na época da locadora, um lançamento demorava para chegar nas prateleiras”, conta.

Destaques para: Orange is the new Black (♥), Jessica Jones, Narcos e Sense8.

[caption id=”attachment_2054" align=”aligncenter” width=”1280"]

maxresdefault (1)

Em novembro de 2013, a empresa assinou um contrato com a Disney para produzir quatro séries originais de super-heróis da Marvel. Uma dessas séries, foi Jessica Jones que agradou o público, sendo lançada no final de 2015.[/caption]

Clássicos da TV por assinatura

[caption id=”attachment_2056" align=”aligncenter” width=”2000"]

Friends

As 10 temporadas completas de Friends estão disponíveis na Netflix.[/caption]

Mas não apenas as séries originais que fazem parte do catálogo. Para quem gosta dos clássicos, a Netflix também é um bom lugar. Estão disponíveis as temporadas completas de Friends, Sex and the City (♥), American Horror Story (♥), Um maluco no pedaço, Revenge, Gossip Girl, Grey’s Anatomy, House, Glee entre outras.

Filmes nacionais

[caption id=”attachment_2152" align=”aligncenter” width=”630"]

71

“Bruna Surfistinha”, é um dos filmes nacionais disponíveis no catálogo.[/caption]

O catálogo nacional não é muito vasto (até porque, a maioria das produções nacionais são produzidas pela Globo Filmes, que é dona da Rede Telecine e possuí seu próprio serviço de streaming para seus assinantes). Mesmo assim, alguns filmes da própria Globo Filmes estão disponíveis para serem vistos.

O primeiro mês é grátis!

Se você ficou curioso e com vontade de assinar o serviço (que possuí pacotes à partir de R$19,90 mensais), pode usar por um mês grátis. Para isso, basta acessar o site: www.netflix.com e clicar em “comece o seu mês grátis”. É necessário informar os dados de cobrança, mas quando quiser cancelar é super simples. Resumindo: se você gosta de filmes, séries e quer assistir quando e onde quiser, sim, vale a pena se tornar um assinante Netflix. E você? Tem alguma série ou filme para me indicar?

Até breve.