Chamada para Publicação: Filosofia e Cinema

Ricardo Gusmão
PET Filosofando
Published in
2 min readNov 30, 2020

Quando pensamos em Filosofia e Cinema é impossível não pensar em Matrix, filme de 1999 dirigido pelas irmãs Wachowski, que reuniu diversas discussões de variadas correntes filosóficas em um filme de ação e ficção científica. A obra acabou influenciando uma onda de análises de diversos elementos do filme, trazendo à luz uma variedade de trabalhos, como é o caso da coletânea Matrix: Bem-vindo ao deserto do real de William Irwin, professor do King’s College, na Pensilvânia. O livro reúne diversos artigos acadêmicos, abordando os problemas filosóficos que podem ser encontrados na obra, traçando relações com pensadores como Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Nietzsche, Sartre, Sellars, entre outros.

A influência da obra no trabalho desses acadêmicos era inevitável pelo próprio filme ter sido propositalmente carregado de conteúdos das obras canônicas da história da filosofia ocidental, no entanto não devemos pensar que as discussões filosóficas acerca de obras cinematográficas estejam limitadas à trilogia Matrix, como muitas vezes parece, ou ainda, que estejam limitadas às referências propositais de seus idealizadores. O cinema é um repositório da cultura, nele vemos refletido os problemas de nossa época, e são os problemas que interessam à filosofia, ou seja, cada filme, por mais simples que seja, carrega um arsenal de temáticas que podem ser explanadas a partir da prática filosófica.

O PET Filosofia vem demonstrando isso em sua atividade de extensão, Ciclo de Cinema, na qual um filme é exibido seguido de discussão, buscando abordar filosoficamente os principais problemas apresentados na obra. No entanto, desta vez o PET resolveu incentivar também essa discussão através da produção de textos, trazendo como tema para publicação: Filosofia e Cinema! Portanto, escreva seu texto aqui no Medium, com as tags “petfilosofia” ou envie o link do seu texto no Medium para o email: petfilosofia@ufba.br. O texto será avaliado e publicado em nosso perfil.

Referências:

IRWIN, William. Matrix: Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Madras, 2003

--

--

Ricardo Gusmão
PET Filosofando

Bacharel em Filosofia, mestrando em Filosofia e Teoria Social pela UFBA