O que é o PET?

PET é a sigla de Programa de Ensino Tutorial, que pode ser criado nas instituições de ensino superior brasileiras.

Rafael Costa
PET — Historia da Africa
3 min readApr 26, 2019

--

Por Yasmin Ialuny

Mais do que um grupo de pesquisa, um PET se comporta como uma pequena organização de ensino dentro de uma universidade. Através de atividades promovidas por eventos e oficinas, um Programa de Ensino Tutorial objetiva, entre os participantes, promover o trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança e compartilhamento de ideias. Os PETs podem ser ser quaisquer propostas de temas e abordagens.

A Unipampa de São Borja conta com o PET — História da África, o que inclui os desdobramentos como a negritude brasileira, políticas públicas e outras facetas da escravização da população negra do continente africano.

A identidade visual do grupo foi criada em 2016 ao retornar o seu núcleo para a unidade da Unipampa em São Borja

Em contribuição à Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as instâncias do ensino público e privado no Brasil, o PET — História da África se propõe, de maneira interdisciplinar e dinâmica a diminuir a ausência de informação que de fato ocorre tanto nas escolas da cidade onde está inserido (São Borja), na universidade, como também na esfera virtual, através das redes sociais (Facebook, Instagram e aqui).

Oficina de Pintura Étnica Facial é uma das atividades mais solicitadas pelas escolas de São Borja

Segundo o portal do MEC (Ministério da Educação): “ O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País” e foi sancionado em 2005, através da Lei 11.180.

De volta à Unipampa campus São Borja desde 2016, o PET — História da África contempla a maioria dos cursos da unidade (exceto Geografia EAD e Direito que é recente na unidade): jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, ciências humanas, ciências políticas e serviço social, seja através de alunos bolsistas ou dos voluntários. Além disso, o grupo ainda conta com um aluno de História do campus Jaguarão. Esta ocasionalidade é fruto da transferência do núcleo do PET, de Jaguarão para São Borja.

Além de bolsistas, o PET conta com alunos e alunas voluntários e parcerias dentro e fora da instituição. Estas relações tornam mais fortes as atividades realizadas, além de aumentar a visibilidade do grupo e do conteúdo produzido pelo mesmo.

Sob os conceitos da autonomia e multidisciplinaridade, os alunos e alunas do PET em São Borja são incentivados à pesquisa, ensino, extensão e gestão de acordo com as demandas do grupo e a habilidade do integrante. Desta forma, o grupo, como um todo, se desenvolve com múltiplas ofertas de eventos, oficinas, linhas de pesquisa e outras ações que oferece à comunidade externa e interna a universidade.

Professor Muriel Pinto, professor do curso de Ciências Políticas, tutor PET e coordenador acadêmico da Unipampa em São Borja.

Atualmente o grupo é tutorado pelo professor doutor Muriel Pinto que, em breve, será substituído por Edson Paniagua, também professor da Unipampa.

Fotos: Bernardo Collazzo

--

--

Rafael Costa
PET — Historia da Africa

Acadêmico de Jornalismo da Unipampa, redator do Blogando, comunicador, fotógrafo, leitor e criador de memes.