Vídeo-case produzido durante o I Encontro de Afrodescendentes da Unipampa está no ar

Perguntas como “quem são suas referências?” e “como é ser negro?” foram feitas ao público negro presente no evento de abertura do semestre

Yasmin Ialuny
PET — Historia da Africa
2 min readMay 6, 2019

--

(Foto: Rafael Costa)

O vídeo-case Presença Negra traz a proposta de fazer algumas pessoas negras da Universidade Federal do Pampa (campus São Borja) responderem questões sobre si mesmos e sobre como enxergam o mundo, sendo convidados assim, a uma “reflexão surpresa”, já que não sabiam quais seriam as perguntas.

A captura das imagens foi feita durante o I Encontro de Afrodescendentes da Unipampa no dia 17 de Abril, e o lançamento do produto ocorreu através da página oficial do PET no Facebook. Como resultado do evento, a pergunta “Quando você se descobriu negro?” foi o norte das discussões e relatos.

Na publicação de lançamento, o convite aos espectadores é que descubram quais foram as perguntas feitas aos participantes do vídeo, pois as mesmas não foram expostas pela produção.

Alunos responderam às questões após evento realizado pelo PET — História da África na Unipampa (Fotos: Rafael Costa).

Outro aspecto importante a ser destacado é o estilo da produção. O vídeo foi produzido apenas com imagens em close (bem próximas do rosto) e sem a identificação nominal (GC) dos participantes. Esta decisão técnica é resultante da ideia de ressaltar os traços e expressões faciais — como muitas vezes mencionadas durante o evento, a aparência negra é uma questão a ser trabalhada para aceitação de si mesmo e do outro — e, ao mesmo tempo, problematizar o fato de “todos os negros serem apenas negros”: sem dados, sem informações e sem histórias.

Assistir o vídeo é uma oportunidade de responder as mesmas questões — caso você seja negro — ou de pensar sobre o que é respondido no vídeo e procurar alternativas que amenizem (até a completa extinção) a diferença racial que vivemos.

O vídeo teve a assistência de produção de Yasmin Ialuny e imagens e edição por Bernardo Collazzo.

--

--

Yasmin Ialuny
PET — Historia da Africa

Jornalista carioca, amante de histórias, culturas e caipirinha. Às vezes escrevo crônicas, outras vezes, legendas de Instagram (@yasminialuny)