Comunicadores e a reinvenção no mercado de trabalho

Blog PETCOM
PETCOM UFAM
Published in
5 min readAug 24, 2020

Por Nayandra Oliveira

“Se a comunicação não estudar o contexto atual, não haverá respostas nem organização política para o momento que vivemos.” disse Roseli Figaro, coordenadora do Centro de Pesquisa Comunicação & trabalho, em entrevista concedida à DigiLabour newsletter.

Em tempos de pandemia, as dificuldades no mercado de trabalho aparentam aumentar cada vez mais e, na verdade, para alguns elas realmente triplicaram. A questão é: E para os comunicólogos? Como se reinventar e conseguir atuar pelas plataformas online?

Imagem: comunicologa a la ordem

Ao falar de comunicação é necessário saber diferenciar as áreas de atuação entre cada uma, como: o jornalismo, a relações públicas ou a publicidade e propaganda. Todo profissional possui uma descrição e uma aptidão distinta, porém todos devem transmitir a comunicação de forma clara e concisa.

Como caracteriza-se cada área?

  • Jornalismo: o jornalismo apresenta como principal função informar a sociedade sobre assuntos pertinentes, como: da política à economia, do clima aos setores produtivos e burocráticos ou, do entretenimento à legislação. O jornalista deve ter um compromisso ético, ser verdadeiro quanto aos fatos, admitir a diversidade de versões para o mesmo conjunto de acontecimentos e ter responsabilidade com a factualidade. Viabiliza-se a informação por meio de rádio, televisão, jornal impresso, blogs, agências de notícias e portais virtuais.
  • Relações Públicas: o profissional de relações públicas contribui para criar e fortalecer vínculos aproximando empresas, pessoas ou entidades a seus objetivos; podendo também ser um gerenciador de crises, cuidar da comunicação interna, aumentar a visibilidade de uma marca, organizar eventos e cerimônias, além de programar pesquisas de opiniões. RP é um processo que está de acordo com as estratégias comunicativas. É responsável pela elaboração e execução de um plano comunicacional envolvendo uma série de táticas voltadas para manter um relacionamento saudável e inteligente entre a empresa e seus públicos, que podem ser: outras empresas, funcionários, clientes, imprensa, governo e fornecedores.
  • Publicidade e Propaganda: publicidade é a técnica de marketing que envolve a compra de um espaço em um veículo de mídia para a promoção de um produto, marca, causa, serviço ou empresa. O publicitário além de trabalhar ofertando essa visibilidade, deve estudar o mercado e suas tendências culturais e comportamentais para que os anúncios gerem identificação com o consumidor. É perfeito para mentes criativas e para os que gostam de mensagens mais impactantes. A publicidade reflete e incentiva a reprodução de novos comportamos e valores vigentes na sociedade.
Imagem: jardín del 408

Covid-19: possíveis mercados de trabalho em meio à pandemia

Devido à pandemia do covid-19, ao isolamento social e às crises político- financeiras, o convencional não é mais procurado e muito menos requisitado. Hoje em dia, é necessário que o profissional esteja sempre em busca de aprimoramentos, além de estar apto a viver em readaptações. Com o comunicólogo não é diferente, muitos já possuem uma atuação multitarefas e são capazes de se reinventar na sua própria área de especialização ou em vertentes semelhantes. Vejamos aqui algumas opções de trabalho que ganharam forças nesse período:

  • Jornalista consultor: o jornalista consultor pode trabalhar em empresas de todas as modalidades atuando como coach e palestrante. Essas empresas buscam profissionais capacitados para orientá-las de forma sábia, planejada, e que as ajudem a se comunicarem com seus clientes de forma segura.
  • Copywriting: o redator publicitário precisa ser inteligente na escrita persuasiva. Seu objetivo é direcionar o pensamento da audiência para determinado conteúdo de maneira atrativa. Pode usar metáforas e frases de duplo sentido que despertem a curiosidade desenvolvendo uma história interessante para a sua campanha.
  • Gestor de Tráfego Digital: É a pessoa que trabalha direto com os diretores e presidentes para criação e gerenciamento dos engajamentos voltados ao marketing digital. Define o orçamento de campanhas, a validação quanto às projeções e análise de resultados, desenvolve relatórios semanais para atualização dos números das campanhas em andamento e busca consolidar um relacionamento estreito com o cliente certo, ou seja, aqueles que a chance de fechar negócio é maior.
  • Criador de Landing Page: o comunicador cria para uma e-commerce uma única página que tem como objetivo passar as informações mais importantes para divulgar e vender o produto ou o serviço anunciado. Essa “página de destino” é utilizada juntamente com links patrocinados e aumentam significativamente a conversão de visitantes no seu negócio.
  • Jornalista prestador de serviço: trabalha com os produtores de marketing digital criando artigos, landing pages (páginas de captura), produzindo e-books, gerenciando redes sociais e elaborando sequências automáticas de e-mails.
  • Social Media: o social media é o profissional estratégico na composição de técnicas que possam aproximar o negócio aos seguidores, consumidores e potenciais clientes. Os trabalhos nas redes sociais permitem a criação de empatia entre as pessoas ou entre as empresas e seus clientes.
  • Media training: conhecido como treinador de imprensa, trata-se de um processo para treinar porta-vozes de certas organizações, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de relacionamento com os jornalistas, em participações de eventos, encontros ou em horas de entrevistas.
  • Marketing Digital: é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Conhecido por ser um mercado que está crescendo cada vez mais, o marketing digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações e igrejas. Sendo também caracterizado por haver fatores culturais, psicológicos, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço. Segundo o Grupo Segs, os cursos online de marketing digital foram os mais procurados durante a pandemia, pelo motivo de proporcionarem oportunidades de home office.
Imagem: postdigital.cc

O comunicador precisa ser um agente de bom senso, criador de novas possibilidades de relacionamentos entre entidades, pessoas e empresas. A renovação é de suma importância, principalmente para manter o público conectado com o factual e engajado para novas perspectivas.

--

--

Blog PETCOM
PETCOM UFAM

Blog do Programa de Educação Tutorial de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.