Curso de Arquivologia da UFAM comemora 10 anos
Durante os dias 2 e 5 de abril, das 14h às 21h, o curso de Arquivologia da UFAM realiza uma programação recheada de atividades em comemoração aos seus 10 anos de existência.
O evento comemorativo é gratuito e contará com palestras e minicursos que visam a trocas de experiências e vivências adquiridas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão na área de arquivologia entre os estudantes do curso, profissionais da área e o público em geral.
Entre os convidados confirmados estarão presentes a diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ieda Bernardes, e o professor da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, Roberto Lopes.
Como destaque da programação do evento está a apresentação do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que pretende renovar o ensino da arquivologia na Universidade baseando-se nas novas demandas pedagógicas presentes no contexto atual. Por exemplo, a oferta de novas disciplinas obrigatórias que irão abranger as áreas de políticas arquivísticas e de acesso à informação, além da implementação de novas disciplinas optativas e a diminuição de disciplinas de estágios supervisionados.
A programação especial também celebra a contribuição do curso de arquivologia para a cidade de Manaus. Ao longo dos últimos dez anos, a criação de novas áreas de estágios na Região e a procura por profissionais de arquivologia pelas instituições públicas tiveram um grande salto a partir do surgimento do curso.
A evolução também se deu na área da pesquisa na Universidade, a participação dos estudantes em projetos de extensão e pesquisa fomentaram a produção científica no curso. Outro ponto importante foi a presença dos estudantes em congressos e eventos oficiais de arquivologia fora do Estado e que, por consequência, promoveu um maior reconhecimento dos profissionais arquivistas da região Norte.
Em entrevista ao blogue do PETCOM, a vice-coordenadora e presidente da comissão organizadora do evento, professora Eliane Gonçalves, reafirmou a importância do Grupo de Apoio, formado pelos próprios estudantes do curso, para a realização das atividades e expressou o desejo de que eles percebam a importância de se comemorar a evolução do curso nos 10 anos de sua formação:
“É importante para o curso, no sentido de os alunos verem que a arquivologia não está à margem dos cursos. Ele tem problemas como todos os outros, mas continua evoluindo, não está parada. E que eles possam absorver o máximo de conhecimento dos profissionais que participarão do evento e aproveitar toda a confraternização e troca de ideias entre eles”.
As inscrições e a programação completa do evento podem ser encontradas no site: https://arquivologia10ufam.wixsite.com/arq10
Sobre o curso de Arquivologia
Em atividade desde 2009, o curso de Arquivologia surgiu a partir da execução de um projeto de pesquisa, desenvolvido pelo Departamento de Biblioteconomia da UFAM, para estudar a viabilidade de criação do curso. Observou-se, então, uma ampla demanda por profissionais da área na sociedade amazonense. A partir dessa constatação, iniciaram-se discussões a respeito da criação do curso pelo referido departamento.
Em junho de 2007, por meio da Resolução nº 079/2007 — do Conselho Universitário da UFAM, foi aprovada, em bloco, a criação de todos os cursos incluídos no programa REUNI da UFAM, e o curso de Arquivologia foi um deles. Atualmente, é parte integrante da FIC, juntamento com os cursos de Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas.
O bacharel formado em Arquivologia, também chamado arquivista, é responsável pela gestão, preservação e restauração de documentos, fotos, filmes, textos históricos ou outros registros, como cadernos comerciais, microfilmes, mídias digitais ou mesmo bancos de dados online.
Fontes:
https://www.ficufam.com.br/cursos-de-graduacao/curso-de-arquivologia
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arquivologia/