5 fontes alternativas de energia

As marés também podem fornecer energia

Você conseguiria viver sem energia? Hoje não tem como pensar nossa vida sem essa comodidade, presente de todos os cômodos de casa e até na palma da mão, nos smartphones. E toda essa energia pode vir de lugares que você nem imagina. Reunimos algumas delas para você conhecer:

1 . Energia Geotérmica

Você sabia que é possível gerar energia do calor da terra? Esse é o conceito da energia geotérmica, usada na Islândia por exemplo. As usinas geotermais são construídas próximas a geisers, e convertem o vapor e calor que saem deles em energia elétrica.

2. Energia Maremotriz

Enquanto alguns usam o calor da terra para gerar energia, outros descobriram uma forma muito diferente de fazer a mesma coisa: usando as ondas do mar. Com a energia maremotriz, é possível gerar eletricidade de duas formas: com a movimentação das marés e pela altura entre maré alta e maré baixa. Alguns países da Europa, como França e Rússia já usam essa fonte de energia.

3 . Energia Eólica

Já não é mistério para grande parte das pessoas que o vento é uma ótima fonte de energia. Nossos antepassados já sabiam que era ótimo para mover embarcações pelo mar ou mover moinhos. E, agora, usamos para gerar energia elétrica. A energia eólica aproveita a força dos ventos para gerar eletricidade para cidades, fábricas e até áreas residenciais. Este é um método em crescimento no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Nosso país está no ranking das 10 nações que mais usam energia eólica.

4 . Energia Solar

Junto da energia eólica, outra fonte de energia que está ganhando escala é a energia solar. Utilizando placas de captação, normalmente colocadas em cima de telhados das construções ou em locais como desertos, os raios solares são captados e então convertidos em energia elétrica.

5 . Lixo

Quando vimos o cientista Doc Brown usar lixo como combustível para o sua máquina do tempo no filme De Volta para o Futuro, parecia impossível que algo como aquilo saísse da ficção científica e virasse realidade. Por incrível que pareça, quase 30 anos depois, foi descoberta uma forma de aproveitar o lixo para gerar energia. O método ainda está sendo estudado para ser usado em larga escala, mas o futuro é empolgante: grandes usinas podem ter impacto significativo na redução de lixo no ambiente.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.